Intuições para uma pedagogia da intuição : a amizade enquanto uma experiência integral pela dinâmica das cartas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69943 |
Resumo: | A partir de uma de uma atividade denominada “Dinâmica das Cartas”, o autor convidou seus estudantes do Ensino Médio a escreverem cartas para si mesmos a serem recebidas cinco anos depois. Após esse período, conforme o combinado, tais cartas foram remetidas de volta aos seus autores pelo correio e houve um reencontro com todos os participantes. Trinta e oito voluntários aceitaram o convite do autor e continuaram um processo de aprofundamento de reflexões sobre a Dinâmica das Cartas por meio de e-mails, cartas e encontros presenciais. O produto desse processo foi analisado pelo autor a partir da obra de Henri Bergson, de maneira especial, por meio dos conceitos de intuição, memória, duração e experiência integral. Constatou-se que, sustentada pela amizade, as experiências escolares podem envolver a inteligência e a intuição, mediante um misto de processos da mente e da memória, que podem se entrelaçar em experiências integrais. Por fim, ao verificarmos que a intuição é o fio metodológico capaz de, em complemento à inteligência, transformar as vivências educativas em experiências integrais, apontamos a necessidade de se organizar pressupostos mais consistentes para uma Pedagogia da Intuição. |
id |
URGS_228b667f332dc5bc354684183472ae09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69943 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Machado, Alexsandro dos SantosDorneles, Malvina do Amaral2013-04-03T01:42:50Z2012http://hdl.handle.net/10183/69943000875294A partir de uma de uma atividade denominada “Dinâmica das Cartas”, o autor convidou seus estudantes do Ensino Médio a escreverem cartas para si mesmos a serem recebidas cinco anos depois. Após esse período, conforme o combinado, tais cartas foram remetidas de volta aos seus autores pelo correio e houve um reencontro com todos os participantes. Trinta e oito voluntários aceitaram o convite do autor e continuaram um processo de aprofundamento de reflexões sobre a Dinâmica das Cartas por meio de e-mails, cartas e encontros presenciais. O produto desse processo foi analisado pelo autor a partir da obra de Henri Bergson, de maneira especial, por meio dos conceitos de intuição, memória, duração e experiência integral. Constatou-se que, sustentada pela amizade, as experiências escolares podem envolver a inteligência e a intuição, mediante um misto de processos da mente e da memória, que podem se entrelaçar em experiências integrais. Por fim, ao verificarmos que a intuição é o fio metodológico capaz de, em complemento à inteligência, transformar as vivências educativas em experiências integrais, apontamos a necessidade de se organizar pressupostos mais consistentes para uma Pedagogia da Intuição.From an activity called a "Dynamics of Letters", the author invited his high school students to write letters to themselves to be received five years later. After this period, as agreed, such letters were sent back to their authors by mail and there was a meeting with all participants. Thirty-eight volunteers accepted the invitation of the author and continued a process of deepening reflection on the dynamics of letters through e-mails, letters and meetings. The product of this process was analyzed by the author based on work of Henri Bergson, especially, through the concepts of intuition, memory, duration and integral experience. Thus, we conclude that through friendship, the dynamics of the Letters was formed as an integral experience. We see through this dynamic that the school experiences may involve intelligence and intuition, through a combination of processes of the mind and memory, which can be interwoven through the integral experiences. Finally, to verify that intuition is the thread methodological able to, in addition to intelligence, transform the educational experiences in integral experiences, highlighting the need to organize more consistent fundamentals for a Pedagogy of Intuition.application/pdfporPedagogiaIntuiçãoBergson, Henri, 1859-1941MemóriaJovemPedagogy of intuitionMemory and duration in BergsonIntegral experiences with youthIntuições para uma pedagogia da intuição : a amizade enquanto uma experiência integral pela dinâmica das cartasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875294.pdf000875294.pdfTexto completoapplication/pdf5630218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69943/1/000875294.pdf12025165be03a816df8fd5681f09f037MD51TEXT000875294.pdf.txt000875294.pdf.txtExtracted Texttext/plain310164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69943/2/000875294.pdf.txt531493edb396c9cfb40bbc503087810bMD52THUMBNAIL000875294.pdf.jpg000875294.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69943/3/000875294.pdf.jpg62fed529e894c087973d56b81147f5fcMD5310183/699432018-10-15 08:11:45.262oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69943Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:11:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Intuições para uma pedagogia da intuição : a amizade enquanto uma experiência integral pela dinâmica das cartas |
title |
Intuições para uma pedagogia da intuição : a amizade enquanto uma experiência integral pela dinâmica das cartas |
spellingShingle |
Intuições para uma pedagogia da intuição : a amizade enquanto uma experiência integral pela dinâmica das cartas Machado, Alexsandro dos Santos Pedagogia Intuição Bergson, Henri, 1859-1941 Memória Jovem Pedagogy of intuition Memory and duration in Bergson Integral experiences with youth |
title_short |
Intuições para uma pedagogia da intuição : a amizade enquanto uma experiência integral pela dinâmica das cartas |
title_full |
Intuições para uma pedagogia da intuição : a amizade enquanto uma experiência integral pela dinâmica das cartas |
title_fullStr |
Intuições para uma pedagogia da intuição : a amizade enquanto uma experiência integral pela dinâmica das cartas |
title_full_unstemmed |
Intuições para uma pedagogia da intuição : a amizade enquanto uma experiência integral pela dinâmica das cartas |
title_sort |
Intuições para uma pedagogia da intuição : a amizade enquanto uma experiência integral pela dinâmica das cartas |
author |
Machado, Alexsandro dos Santos |
author_facet |
Machado, Alexsandro dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Alexsandro dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dorneles, Malvina do Amaral |
contributor_str_mv |
Dorneles, Malvina do Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Intuição Bergson, Henri, 1859-1941 Memória Jovem |
topic |
Pedagogia Intuição Bergson, Henri, 1859-1941 Memória Jovem Pedagogy of intuition Memory and duration in Bergson Integral experiences with youth |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogy of intuition Memory and duration in Bergson Integral experiences with youth |
description |
A partir de uma de uma atividade denominada “Dinâmica das Cartas”, o autor convidou seus estudantes do Ensino Médio a escreverem cartas para si mesmos a serem recebidas cinco anos depois. Após esse período, conforme o combinado, tais cartas foram remetidas de volta aos seus autores pelo correio e houve um reencontro com todos os participantes. Trinta e oito voluntários aceitaram o convite do autor e continuaram um processo de aprofundamento de reflexões sobre a Dinâmica das Cartas por meio de e-mails, cartas e encontros presenciais. O produto desse processo foi analisado pelo autor a partir da obra de Henri Bergson, de maneira especial, por meio dos conceitos de intuição, memória, duração e experiência integral. Constatou-se que, sustentada pela amizade, as experiências escolares podem envolver a inteligência e a intuição, mediante um misto de processos da mente e da memória, que podem se entrelaçar em experiências integrais. Por fim, ao verificarmos que a intuição é o fio metodológico capaz de, em complemento à inteligência, transformar as vivências educativas em experiências integrais, apontamos a necessidade de se organizar pressupostos mais consistentes para uma Pedagogia da Intuição. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-03T01:42:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/69943 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000875294 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/69943 |
identifier_str_mv |
000875294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69943/1/000875294.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69943/2/000875294.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69943/3/000875294.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
12025165be03a816df8fd5681f09f037 531493edb396c9cfb40bbc503087810b 62fed529e894c087973d56b81147f5fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085252047044608 |