Intuições para uma pedagogia da intuição : a amizade enquanto uma experiência integral pela dinâmica das cartas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Alexsandro dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69943
Resumo: A partir de uma de uma atividade denominada “Dinâmica das Cartas”, o autor convidou seus estudantes do Ensino Médio a escreverem cartas para si mesmos a serem recebidas cinco anos depois. Após esse período, conforme o combinado, tais cartas foram remetidas de volta aos seus autores pelo correio e houve um reencontro com todos os participantes. Trinta e oito voluntários aceitaram o convite do autor e continuaram um processo de aprofundamento de reflexões sobre a Dinâmica das Cartas por meio de e-mails, cartas e encontros presenciais. O produto desse processo foi analisado pelo autor a partir da obra de Henri Bergson, de maneira especial, por meio dos conceitos de intuição, memória, duração e experiência integral. Constatou-se que, sustentada pela amizade, as experiências escolares podem envolver a inteligência e a intuição, mediante um misto de processos da mente e da memória, que podem se entrelaçar em experiências integrais. Por fim, ao verificarmos que a intuição é o fio metodológico capaz de, em complemento à inteligência, transformar as vivências educativas em experiências integrais, apontamos a necessidade de se organizar pressupostos mais consistentes para uma Pedagogia da Intuição.
id URGS_228b667f332dc5bc354684183472ae09
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69943
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Machado, Alexsandro dos SantosDorneles, Malvina do Amaral2013-04-03T01:42:50Z2012http://hdl.handle.net/10183/69943000875294A partir de uma de uma atividade denominada “Dinâmica das Cartas”, o autor convidou seus estudantes do Ensino Médio a escreverem cartas para si mesmos a serem recebidas cinco anos depois. Após esse período, conforme o combinado, tais cartas foram remetidas de volta aos seus autores pelo correio e houve um reencontro com todos os participantes. Trinta e oito voluntários aceitaram o convite do autor e continuaram um processo de aprofundamento de reflexões sobre a Dinâmica das Cartas por meio de e-mails, cartas e encontros presenciais. O produto desse processo foi analisado pelo autor a partir da obra de Henri Bergson, de maneira especial, por meio dos conceitos de intuição, memória, duração e experiência integral. Constatou-se que, sustentada pela amizade, as experiências escolares podem envolver a inteligência e a intuição, mediante um misto de processos da mente e da memória, que podem se entrelaçar em experiências integrais. Por fim, ao verificarmos que a intuição é o fio metodológico capaz de, em complemento à inteligência, transformar as vivências educativas em experiências integrais, apontamos a necessidade de se organizar pressupostos mais consistentes para uma Pedagogia da Intuição.From an activity called a "Dynamics of Letters", the author invited his high school students to write letters to themselves to be received five years later. After this period, as agreed, such letters were sent back to their authors by mail and there was a meeting with all participants. Thirty-eight volunteers accepted the invitation of the author and continued a process of deepening reflection on the dynamics of letters through e-mails, letters and meetings. The product of this process was analyzed by the author based on work of Henri Bergson, especially, through the concepts of intuition, memory, duration and integral experience. Thus, we conclude that through friendship, the dynamics of the Letters was formed as an integral experience. We see through this dynamic that the school experiences may involve intelligence and intuition, through a combination of processes of the mind and memory, which can be interwoven through the integral experiences. Finally, to verify that intuition is the thread methodological able to, in addition to intelligence, transform the educational experiences in integral experiences, highlighting the need to organize more consistent fundamentals for a Pedagogy of Intuition.application/pdfporPedagogiaIntuiçãoBergson, Henri, 1859-1941MemóriaJovemPedagogy of intuitionMemory and duration in BergsonIntegral experiences with youthIntuições para uma pedagogia da intuição : a amizade enquanto uma experiência integral pela dinâmica das cartasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875294.pdf000875294.pdfTexto completoapplication/pdf5630218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69943/1/000875294.pdf12025165be03a816df8fd5681f09f037MD51TEXT000875294.pdf.txt000875294.pdf.txtExtracted Texttext/plain310164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69943/2/000875294.pdf.txt531493edb396c9cfb40bbc503087810bMD52THUMBNAIL000875294.pdf.jpg000875294.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69943/3/000875294.pdf.jpg62fed529e894c087973d56b81147f5fcMD5310183/699432018-10-15 08:11:45.262oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69943Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:11:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Intuições para uma pedagogia da intuição : a amizade enquanto uma experiência integral pela dinâmica das cartas
title Intuições para uma pedagogia da intuição : a amizade enquanto uma experiência integral pela dinâmica das cartas
spellingShingle Intuições para uma pedagogia da intuição : a amizade enquanto uma experiência integral pela dinâmica das cartas
Machado, Alexsandro dos Santos
Pedagogia
Intuição
Bergson, Henri, 1859-1941
Memória
Jovem
Pedagogy of intuition
Memory and duration in Bergson
Integral experiences with youth
title_short Intuições para uma pedagogia da intuição : a amizade enquanto uma experiência integral pela dinâmica das cartas
title_full Intuições para uma pedagogia da intuição : a amizade enquanto uma experiência integral pela dinâmica das cartas
title_fullStr Intuições para uma pedagogia da intuição : a amizade enquanto uma experiência integral pela dinâmica das cartas
title_full_unstemmed Intuições para uma pedagogia da intuição : a amizade enquanto uma experiência integral pela dinâmica das cartas
title_sort Intuições para uma pedagogia da intuição : a amizade enquanto uma experiência integral pela dinâmica das cartas
author Machado, Alexsandro dos Santos
author_facet Machado, Alexsandro dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Alexsandro dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dorneles, Malvina do Amaral
contributor_str_mv Dorneles, Malvina do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Intuição
Bergson, Henri, 1859-1941
Memória
Jovem
topic Pedagogia
Intuição
Bergson, Henri, 1859-1941
Memória
Jovem
Pedagogy of intuition
Memory and duration in Bergson
Integral experiences with youth
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogy of intuition
Memory and duration in Bergson
Integral experiences with youth
description A partir de uma de uma atividade denominada “Dinâmica das Cartas”, o autor convidou seus estudantes do Ensino Médio a escreverem cartas para si mesmos a serem recebidas cinco anos depois. Após esse período, conforme o combinado, tais cartas foram remetidas de volta aos seus autores pelo correio e houve um reencontro com todos os participantes. Trinta e oito voluntários aceitaram o convite do autor e continuaram um processo de aprofundamento de reflexões sobre a Dinâmica das Cartas por meio de e-mails, cartas e encontros presenciais. O produto desse processo foi analisado pelo autor a partir da obra de Henri Bergson, de maneira especial, por meio dos conceitos de intuição, memória, duração e experiência integral. Constatou-se que, sustentada pela amizade, as experiências escolares podem envolver a inteligência e a intuição, mediante um misto de processos da mente e da memória, que podem se entrelaçar em experiências integrais. Por fim, ao verificarmos que a intuição é o fio metodológico capaz de, em complemento à inteligência, transformar as vivências educativas em experiências integrais, apontamos a necessidade de se organizar pressupostos mais consistentes para uma Pedagogia da Intuição.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-03T01:42:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69943
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000875294
url http://hdl.handle.net/10183/69943
identifier_str_mv 000875294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69943/1/000875294.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69943/2/000875294.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69943/3/000875294.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 12025165be03a816df8fd5681f09f037
531493edb396c9cfb40bbc503087810b
62fed529e894c087973d56b81147f5fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085252047044608