Sentimentos e percepções de graduandos em pedagogia sobre inclusão digital no tempo da pandemia do COVID-19 no Brasil
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49476 |
Resumo: | A presente pesquisa foi realizada durante o início da Pandemia do Covid-19 no Brasil. Nesse período, foi determinado pelo poder público estadual isolamento social, tendo em vista os altos índices de contágio do vírus. Uma das consequências desse isolamento repercutiu na Educação, com a mudança no modelo de ensino, passando do presencial para ensino emergencial remoto (ERE). Assim, este trabalho teve como objetivo investigar os sentimentos e percepções de graduandos do curso de licenciatura em Pedagogia, em uma IES privada, sobre a inclusão digital dos discentes no período da Pandemia do Covid-19. A base teórica foi estabelecida a partir dos estudos de Lévy (1998), Costa (2011), Kenski (2011) e Dudziak (2003) sobre as tecnologias digitais e inclusão digital; e as pesquisas de Damásio (2004), Júnior (2015), Merleau-Ponty (1994) e Mora (1996) para discutir os sentimentos e as percepções. Para atingir os objetivos propostos, foi utilizada a técnica de tratamento de dados Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Foram aplicados dois instrumentos de coleta de dados; o primeiro foi uma entrevista aberta com 269 graduandos; o segundo um questionário digital com 259 alunos para investigar o objetivo do trabalho. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva, com o suporte do software Atlas.ti (versão 22). Foi possível identificar que o sentimento mais citado nas falas dos graduandos em relação ao período da Pandemia do Covid-19 foi o sentimento de medo, com 113 relatos. Em relação à percepção dos estudantes sobre sua realidade acadêmica durante esse período pandêmico, a dificuldade de aprendizagem foi a mais registrada, com 51% dos relatos. Um dos principais motivos para esse resultado foi a mudança do modelo de ensino presencial para o ERE. Sobre a inclusão digital, a dimensão técnica foi a mais citada pelos alunos, com 41,67%, em relação às dimensões de economia, 39,28%, e cognitiva, 19,05%. O principal aspecto nas respostas dos alunos é o não domínio do uso das ferramentas digitais durante as aulas remotas, sendo a interface digital mais utilizada pelos professores nesse período o Google Classroom (Google sala de aula). No que se refere à adaptação às aulas remotas, a maioria dos graduandos marcaram a alternativa “pouco adaptado” ou “adaptado intermediário” para o seu desenvolvimento na participação das aulas a distância, na realização de atividades e estudos dos conteúdos no modelo ERE. Um total de 96,14%, ou 249 estudantes, afirmaram mudanças no seu processo de aprendizagem durante o período das aulas a distância. O recurso mais utilizado pelos graduandos para acompanhar as aulas das disciplinas foi o celular / smartphone, sendo a internet residencial a rede de conexão mais usada por eles. Em relação às estruturas necessárias para o uso das tecnologias digitais no curso de Pedagogia, foi escolhida com 26,16% dos votos a formação para os estudantes sobre o uso das ferramentas digitais. No que diz respeito ao uso das TDICs no curso de Pedagogia, os graduandos apontam que é importante a formação em ferramentas digitais tanto para eles quanto para os seus professores. Sobre a sua formação docente, os graduandos apontaram a profissionalização como a maior contribuição que a experiência das aulas a distância proporcionou em relação à futura prática em sala de aula. A partir dos resultados, é possível concluir que a inclusão digital deve ser explorada em todas suas dimensões nos currículos e planejamentos das disciplinas, principalmente nos cursos de formação de professores. Os graduandos sentem a necessidade de uma formação específica sobre uso das tecnologias digitais para ajudar na sua futura prática docente. |
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ARAÚJO, Julia Calheiros Cartela dehttp://lattes.cnpq.br/5043277989875688http://lattes.cnpq.br/1120580802653357PADILHA, Maria Auxiliadora Soares2023-03-24T12:43:42Z2023-03-24T12:43:42Z2022-03-25ARAÚJO, Julia Calheiros Cartela de. Sentimentos e percepções de graduandos em pedagogia sobre inclusão digital no tempo da pandemia do COVID-19 no Brasil. 2022. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49476A presente pesquisa foi realizada durante o início da Pandemia do Covid-19 no Brasil. Nesse período, foi determinado pelo poder público estadual isolamento social, tendo em vista os altos índices de contágio do vírus. Uma das consequências desse isolamento repercutiu na Educação, com a mudança no modelo de ensino, passando do presencial para ensino emergencial remoto (ERE). Assim, este trabalho teve como objetivo investigar os sentimentos e percepções de graduandos do curso de licenciatura em Pedagogia, em uma IES privada, sobre a inclusão digital dos discentes no período da Pandemia do Covid-19. A base teórica foi estabelecida a partir dos estudos de Lévy (1998), Costa (2011), Kenski (2011) e Dudziak (2003) sobre as tecnologias digitais e inclusão digital; e as pesquisas de Damásio (2004), Júnior (2015), Merleau-Ponty (1994) e Mora (1996) para discutir os sentimentos e as percepções. Para atingir os objetivos propostos, foi utilizada a técnica de tratamento de dados Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Foram aplicados dois instrumentos de coleta de dados; o primeiro foi uma entrevista aberta com 269 graduandos; o segundo um questionário digital com 259 alunos para investigar o objetivo do trabalho. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva, com o suporte do software Atlas.ti (versão 22). Foi possível identificar que o sentimento mais citado nas falas dos graduandos em relação ao período da Pandemia do Covid-19 foi o sentimento de medo, com 113 relatos. Em relação à percepção dos estudantes sobre sua realidade acadêmica durante esse período pandêmico, a dificuldade de aprendizagem foi a mais registrada, com 51% dos relatos. Um dos principais motivos para esse resultado foi a mudança do modelo de ensino presencial para o ERE. Sobre a inclusão digital, a dimensão técnica foi a mais citada pelos alunos, com 41,67%, em relação às dimensões de economia, 39,28%, e cognitiva, 19,05%. O principal aspecto nas respostas dos alunos é o não domínio do uso das ferramentas digitais durante as aulas remotas, sendo a interface digital mais utilizada pelos professores nesse período o Google Classroom (Google sala de aula). No que se refere à adaptação às aulas remotas, a maioria dos graduandos marcaram a alternativa “pouco adaptado” ou “adaptado intermediário” para o seu desenvolvimento na participação das aulas a distância, na realização de atividades e estudos dos conteúdos no modelo ERE. Um total de 96,14%, ou 249 estudantes, afirmaram mudanças no seu processo de aprendizagem durante o período das aulas a distância. O recurso mais utilizado pelos graduandos para acompanhar as aulas das disciplinas foi o celular / smartphone, sendo a internet residencial a rede de conexão mais usada por eles. Em relação às estruturas necessárias para o uso das tecnologias digitais no curso de Pedagogia, foi escolhida com 26,16% dos votos a formação para os estudantes sobre o uso das ferramentas digitais. No que diz respeito ao uso das TDICs no curso de Pedagogia, os graduandos apontam que é importante a formação em ferramentas digitais tanto para eles quanto para os seus professores. Sobre a sua formação docente, os graduandos apontaram a profissionalização como a maior contribuição que a experiência das aulas a distância proporcionou em relação à futura prática em sala de aula. A partir dos resultados, é possível concluir que a inclusão digital deve ser explorada em todas suas dimensões nos currículos e planejamentos das disciplinas, principalmente nos cursos de formação de professores. Os graduandos sentem a necessidade de uma formação específica sobre uso das tecnologias digitais para ajudar na sua futura prática docente.This research was carried out during the beginning of the Covid-19 Pandemic in Brazil. During this period, social isolation was determined by the state government, in view of the high rates of infection of the virus. One of the consequences of this isolation repercuted on Education, making changes in teaching model, from face-to-face to remote emergency teaching (ERE). Thus, this work aimed to investigate the feelings and perceptions of undergraduates in Pedagogy, in a private university, about the digital inclusion of students in the period of the Covid-19 Pandemic. The theoretical basis was established from studies by Lévy (1998), Costa (2011), Kenski (2011) and Dudziak (2003) on digital technologies and digital inclusion; and research by Damásio (2004), Júnior (2015), Merleau-Ponty (1994) and Mora (1996) to discuss feelings and perceptions. To achieve the proposed objectives, the data treatment technique Content Analysis by Bardin (2011) was used. Two data collection instruments were applied; the first was an open interview with 269 undergraduates; the second a digital questionnaire with 259 students to investigate the objective of the work. Data were analyzed using Discursive Textual Analysis, supported by Atlas.ti software (version 22). It was possible to identify that the feeling most cited in the speeches of the undergraduates in relation to the period of the Covid-19 Pandemic was the feeling of fear, with 113 reports. Regarding students' perception of their academic reality during this pandemic period, learning difficulties were the most recorded, with 51% of the reports. One of the main reasons for this result was the change from the face-to-face teaching model to the ERE. Regarding digital inclusion, the technical dimension was the most cited by students, with 41.67%, in relation to the dimensions of economy, 39.28%, and cognitive, 19.05%. The main aspect in the students' responses is the lack of mastery using digital tools during remote classes; the most used digital interface by teachers in this period being Google Classroom (Google classroom). With regard to adaptation to remote classes, most undergraduates marked the alternative "little adapted" or "intermediate adapted" for their development in participating in distance classes, in carrying out activities and studies of content in the ERE model. A total of 96.14%, or 249 students, stated changes in their learning process during the period of distance classes. The most used resource by the undergraduates to follow the classes of the disciplines was the cell phone / smartphone, with the residential internet being the connection network most used by them. Regarding the necessary structures for the use of digital technologies in the Pedagogy course, training for students on the use of digital tools was chosen with 26.16% of the options. With regard to the use of TDICs in the Pedagogy course, the undergraduates pointed out that training in digital tools is important both for them and for their teachers. Regarding their teaching formation, the undergraduates pointed to professionalization as the greatest contribution that the experience of distance classes provided in relation to future practice in the classroom. Based on the results, it is possible to conclude that digital inclusion should be explored in all its dimensions in the curricula and planning of disciplines, especially in teacher training courses. Undergraduates feel the need for specific training on the use of digital technologies to help in their future teaching practice.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInclusão digitalFormação docenteSentimentosPercepçõesSentimentos e percepções de graduandos em pedagogia sobre inclusão digital no tempo da pandemia do COVID-19 no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49476/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALTESE Julia Calheiros Cartela de Araújo.pdfTESE Julia Calheiros Cartela de Araújo.pdfapplication/pdf3694272https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49476/1/TESE%20Julia%20Calheiros%20Cartela%20de%20Ara%c3%bajo.pdf46b933577855d3770cc103074b41d87eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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