Produção de textos escritos nos anos iniciais do ensino fundamental: a ação docente no Brasil e em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Renata Maria Barros Lessa de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16775
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar práticas docentes em situações de produção de textos, buscando investigar saberes pedagógicos subjacentes ao ensino da escrita. A base teórica central do estudo foi o sociointeracionismo, sobretudo pautado no interacionismo instrumental e as reflexões sobre os gêneros discursivos. Participaram da pesquisa duas professoras e seus alunos, de duas turmas de escolas públicas, uma do último ano do Ensino Fundamental 1 (5° ano) do Recife e uma do último ano do 1° ciclo do Ensino Básico (4° ano) de Aveiro. A metodologia constou de entrevista com as duas professoras e observações de aulas nas duas turmas. Nas entrevistas, foi percebido que elas acreditavam que a formação inicial para o ensino de produção de textos tinha sido insuficiente, sobretudo porque reconheciam que as demandas escolares e concepções sobre o que seria ensinar a língua materna tinham mudado. Em contrapartida, foi percebido que elas valorizavam os conhecimentos produzidos nos cursos de formação continuada e em diferentes momentos da entrevista indicaram diferentes fontes de conhecimentos para a organização do trabalho pedagógico. As docentes também evidenciaram que os conhecimentos oriundos desses diferentes espaços e materiais de formação passavam por um processo de validação que ocorria na prática de ensino, que, segundo elas, também favorecia a construção de conhecimentos. Quanto às observações da prática das duas professoras, foi possível identificar algumas dimensões pedagógicas que estão presentes no dia a dia da sala de aula, que estão relacionadas aos saberes específicos relativos ao ensino de produção de textos, e dimensões que não estão restritas ao trabalho com o eixo de produção de textos, mas que influenciam tal trabalho: forma de agrupamento dos alunos; retomada de atividades anteriores para iniciar a escrita do texto; realização de atividades prévias para a escrita do texto; leitura de textos de apoio; discussão sobre o texto lido; exibição de vídeo; projeção de textos; escrita do texto com intervenção da professora (durante o processo); e retomada do que foi escrito a fim de refletir sobre a continuidade da escrita. Desse modo, foi possível concluir que o ensino de produção de textos demanda diferentes saberes que possibilitam o desenvolvimento de variadas estratégias didáticas de ensino de produção de textos. Foi possível também evidenciar que os diferentes saberes emergem das variadas concepções sobre o que é ensinar Língua Portuguesa. Os dados mostraram que as duas docentes proporcionaram boas condições de produção de textos aos seus alunos, entretanto apresentaram oscilações quanto à concepção de um ensino mais tradicional, em que as crianças escrevem textos a serem lidos apenas pela professora e colegas, sem delimitação de propósitos que extrapolam os objetivos didáticos, e ênfase em conteúdos gramaticais normativos, e um ensino mais voltado para as concepções do ensino a partir dos gêneros discursivos, em que as crianças escrevem para dar conta de propósitos de interação que extrapolam os objetivos didáticos, de modo a interagir por meio dos textos escritos, com leitores que não fazem parte do contexto da sala de aula. Essas oscilações na prática do professor decorrem de que os professores não buscam uma coerência teórica na construção e seleção dos saberes docentes que são mobilizados no desenvolvimento das atividades didáticas. Foi possível concluir que os saberes docentes norteiam os modos como os professores tecem suas práticas e as redes de ensino precisam levar em consideração esse movimento de profissionalização docente para subsidiarem o professor em seu trabalho.
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spelling ANDRADE, Renata Maria Barros Lessa deLEAL, Telma Ferraz2016-04-22T18:59:37Z2016-04-22T18:59:37Z2015-10-27https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16775Este estudo teve como objetivo analisar práticas docentes em situações de produção de textos, buscando investigar saberes pedagógicos subjacentes ao ensino da escrita. A base teórica central do estudo foi o sociointeracionismo, sobretudo pautado no interacionismo instrumental e as reflexões sobre os gêneros discursivos. Participaram da pesquisa duas professoras e seus alunos, de duas turmas de escolas públicas, uma do último ano do Ensino Fundamental 1 (5° ano) do Recife e uma do último ano do 1° ciclo do Ensino Básico (4° ano) de Aveiro. A metodologia constou de entrevista com as duas professoras e observações de aulas nas duas turmas. Nas entrevistas, foi percebido que elas acreditavam que a formação inicial para o ensino de produção de textos tinha sido insuficiente, sobretudo porque reconheciam que as demandas escolares e concepções sobre o que seria ensinar a língua materna tinham mudado. Em contrapartida, foi percebido que elas valorizavam os conhecimentos produzidos nos cursos de formação continuada e em diferentes momentos da entrevista indicaram diferentes fontes de conhecimentos para a organização do trabalho pedagógico. As docentes também evidenciaram que os conhecimentos oriundos desses diferentes espaços e materiais de formação passavam por um processo de validação que ocorria na prática de ensino, que, segundo elas, também favorecia a construção de conhecimentos. Quanto às observações da prática das duas professoras, foi possível identificar algumas dimensões pedagógicas que estão presentes no dia a dia da sala de aula, que estão relacionadas aos saberes específicos relativos ao ensino de produção de textos, e dimensões que não estão restritas ao trabalho com o eixo de produção de textos, mas que influenciam tal trabalho: forma de agrupamento dos alunos; retomada de atividades anteriores para iniciar a escrita do texto; realização de atividades prévias para a escrita do texto; leitura de textos de apoio; discussão sobre o texto lido; exibição de vídeo; projeção de textos; escrita do texto com intervenção da professora (durante o processo); e retomada do que foi escrito a fim de refletir sobre a continuidade da escrita. Desse modo, foi possível concluir que o ensino de produção de textos demanda diferentes saberes que possibilitam o desenvolvimento de variadas estratégias didáticas de ensino de produção de textos. Foi possível também evidenciar que os diferentes saberes emergem das variadas concepções sobre o que é ensinar Língua Portuguesa. Os dados mostraram que as duas docentes proporcionaram boas condições de produção de textos aos seus alunos, entretanto apresentaram oscilações quanto à concepção de um ensino mais tradicional, em que as crianças escrevem textos a serem lidos apenas pela professora e colegas, sem delimitação de propósitos que extrapolam os objetivos didáticos, e ênfase em conteúdos gramaticais normativos, e um ensino mais voltado para as concepções do ensino a partir dos gêneros discursivos, em que as crianças escrevem para dar conta de propósitos de interação que extrapolam os objetivos didáticos, de modo a interagir por meio dos textos escritos, com leitores que não fazem parte do contexto da sala de aula. Essas oscilações na prática do professor decorrem de que os professores não buscam uma coerência teórica na construção e seleção dos saberes docentes que são mobilizados no desenvolvimento das atividades didáticas. Foi possível concluir que os saberes docentes norteiam os modos como os professores tecem suas práticas e as redes de ensino precisam levar em consideração esse movimento de profissionalização docente para subsidiarem o professor em seu trabalho.CAPESThis study aims to analyze teachers’ practice in writing situations investigating pedagogical knowledge subjacent to teaching of writing. The central theoretical basis of the study was social interactionism, meanly in instrumental social interactionism and reflections about textual genres. Two teachers and students participated of this study. The students were from two classrooms of public schools: one last year of elementary school (5th year) from Recife and one last year from 1st cycle of Basic School (4th year) from Aveiro. The methodology was through interviews with the two teachers and class observations in both classrooms mentioned before. In interviews, it was observed that teachers believed that their initial formation about teaching of writing had been insufficient, meanly because they recognized that school demands and conceptions about what would be mother tongue teaching had changed. In the other side, it was observed they valued knowledge constructed in continual formations courses and, in different moments of the interviews, they indicated different sources of knowledge in order to organize pedagogic work. The teachers also evidenced that knowledge came from different spaces and material of formations were validated in a process that occurred in teaching practice and this favored knowledge construction as well. In relation to teachers’ practices observed, it was possible to identify some pedagogic dimensions that occur in classroom routine, which it is related to specific knowledge about writing (articulation among different curricular components; relation among axes of language teaching; articulation of classes; articulation of activities in classes; diversity of activities; utilization of didactic recourses; stimulus to collaboration among students; incentive to explicit knowledge by students; among others), and dimensions which are not restrict to the teaching of writing but influence this work: the way students are grouped; resumption of previous activities to initiate text writing; realization of previous activities to text writing; reading of support texts; discussion about text read; exhibition of video; projections of texts; writing with teacher’s intervention (during the process); and resumption of what was written in order to reflect about writing continuity. Thus, it was possible conclude that teaching of writing demands different knowledge which allows the development of several didactic strategies. It was also possible evidence that different knowledge emerges from several conceptions of what is teaching Portuguese language. Data pointed out that two teachers provide good writing conditions to their students, however they presented oscillations related to a more traditional conceptions of teaching, in which children write texts to be read only by teacher and classmates, without delimitation of purposes that extrapolate didactic objectives, and emphasis on normative grammar contents, and a teaching more related to teaching conceptions from textual genres, in which children write based on purposes of interaction that extrapolate didactic objectives, in way that they can interact through written texts, considering readers that do not belong to classroom context. This oscillations in teachers’ practice are due to the fact the teacher do not search a theoretic coherence in construction and selection of teaching knowledge mobilized in the development of didactic activities. It was possible to conclude that teachers’ knowledge guides the way they conduct their practices and teaching systems needs to consider this movement of teacher’s professionalization in order to support teacher in his work.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProdução de textosSaberes docentesPrática docenteEnsinoProdução de textos escritos nos anos iniciais do ensino fundamental: a ação docente no Brasil e em Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILRenata Lessa PPGE 2015.pdf.jpgRenata Lessa PPGE 2015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16775/5/Renata%20Lessa%20PPGE%202015.pdf.jpgd7a9c4e01a8d46d4fb03def93d47ce65MD55ORIGINALRenata Lessa PPGE 2015.pdfRenata Lessa PPGE 2015.pdfapplication/pdf7738965https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16775/1/Renata%20Lessa%20PPGE%202015.pdfd8764422c88bf719ef7c11864bd091d8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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