A formação da imagem de destinações turísticas na Web : o estudo do Portal visiteportodegalinhas.com

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOURA, Francisco Tigre
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/00130000056bc
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/640
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo principal investigar de que modo o gerenciamento dos elementos de um website oficial de uma destinação turística se relaciona com a formação de uma imagem positiva da localidade, na perspectiva do consumidor. Primeiramente foi elaborada uma revisão teórica envolvendo a imagem em marketing, o estudo da imagem na internet, a imagem no turismo e o desenvolvimento de websites para a formação da imagem. A metodologia, de caráter exploratório-descritivo, realizou-se em duas fases, sendo a primeira qualitativa e a segunda quantitativa, onde se investigou o portal www.visiteportodegalinhas.com. Na primeira fase, foram desenvolvidas pesquisas bibliográficas e entrevistas pessoais semi-estruturadas. A segunda fase caracterizou-se pelo desenvolvimento de um survey com estudantes de graduação. Utilizou-se a escala de mensuração da imagem de destinações turísticas proposta por Echtner e Ricthie (1991) na elaboração do instrumento de coleta de dados. Nas análises, foram empregadas técnicas estatísticas descritivas e teste de hipóteses (MALHOTRA, 2006). Os resultados indicaram que a visitação a sites oficiais de turismo previamente a ida ao local, se relaciona positivamente com a formação da imagem que os consumidores possuem destas localidades, e que é possível transmitir uma imagem desejada de um destino turístico através do gerenciamento dos elementos do website da destinação turística. De modo geral, pode-se afirmar que os websites de destinações turísticas devem ser tratados como elementos estratégicos por parte dos gestores
id UFPE_9372182d391acdddb74e5427005ced96
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/640
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling MOURA, Francisco TigreFARIAS, Salomão Alencar de2014-06-12T15:04:24Z2014-06-12T15:04:24Z2008-01-31Tigre Moura, Francisco; Alencar de Farias, Salomão. A formação da imagem de destinações turísticas na Web : o estudo do Portal visiteportodegalinhas.com. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/640ark:/64986/00130000056bcEsta dissertação teve como objetivo principal investigar de que modo o gerenciamento dos elementos de um website oficial de uma destinação turística se relaciona com a formação de uma imagem positiva da localidade, na perspectiva do consumidor. Primeiramente foi elaborada uma revisão teórica envolvendo a imagem em marketing, o estudo da imagem na internet, a imagem no turismo e o desenvolvimento de websites para a formação da imagem. A metodologia, de caráter exploratório-descritivo, realizou-se em duas fases, sendo a primeira qualitativa e a segunda quantitativa, onde se investigou o portal www.visiteportodegalinhas.com. Na primeira fase, foram desenvolvidas pesquisas bibliográficas e entrevistas pessoais semi-estruturadas. A segunda fase caracterizou-se pelo desenvolvimento de um survey com estudantes de graduação. Utilizou-se a escala de mensuração da imagem de destinações turísticas proposta por Echtner e Ricthie (1991) na elaboração do instrumento de coleta de dados. Nas análises, foram empregadas técnicas estatísticas descritivas e teste de hipóteses (MALHOTRA, 2006). Os resultados indicaram que a visitação a sites oficiais de turismo previamente a ida ao local, se relaciona positivamente com a formação da imagem que os consumidores possuem destas localidades, e que é possível transmitir uma imagem desejada de um destino turístico através do gerenciamento dos elementos do website da destinação turística. De modo geral, pode-se afirmar que os websites de destinações turísticas devem ser tratados como elementos estratégicos por parte dos gestoresUniversidade Federal de PernambucoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessImagemFormação da imagemDestinações turísticasWebsitePorto de GalinhasA formação da imagem de destinações turísticas na Web : o estudo do Portal visiteportodegalinhas.cominfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo1113_1.pdf.jpgarquivo1113_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1449https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/640/4/arquivo1113_1.pdf.jpge2287fe2001b09734df3f915c30d5003MD54ORIGINALarquivo1113_1.pdfapplication/pdf2151996https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/640/1/arquivo1113_1.pdf8e0f88efc65b2753c02735ee5c84f8d8MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/640/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo1113_1.pdf.txtarquivo1113_1.pdf.txtExtracted texttext/plain221524https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/640/3/arquivo1113_1.pdf.txtfa5617e6e156f397659bf10af053d05fMD53123456789/6402019-10-25 06:11:37.948oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T09:11:37Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação da imagem de destinações turísticas na Web : o estudo do Portal visiteportodegalinhas.com
title A formação da imagem de destinações turísticas na Web : o estudo do Portal visiteportodegalinhas.com
spellingShingle A formação da imagem de destinações turísticas na Web : o estudo do Portal visiteportodegalinhas.com
MOURA, Francisco Tigre
Imagem
Formação da imagem
Destinações turísticas
Website
Porto de Galinhas
title_short A formação da imagem de destinações turísticas na Web : o estudo do Portal visiteportodegalinhas.com
title_full A formação da imagem de destinações turísticas na Web : o estudo do Portal visiteportodegalinhas.com
title_fullStr A formação da imagem de destinações turísticas na Web : o estudo do Portal visiteportodegalinhas.com
title_full_unstemmed A formação da imagem de destinações turísticas na Web : o estudo do Portal visiteportodegalinhas.com
title_sort A formação da imagem de destinações turísticas na Web : o estudo do Portal visiteportodegalinhas.com
author MOURA, Francisco Tigre
author_facet MOURA, Francisco Tigre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOURA, Francisco Tigre
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FARIAS, Salomão Alencar de
contributor_str_mv FARIAS, Salomão Alencar de
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Formação da imagem
Destinações turísticas
Website
Porto de Galinhas
topic Imagem
Formação da imagem
Destinações turísticas
Website
Porto de Galinhas
description Esta dissertação teve como objetivo principal investigar de que modo o gerenciamento dos elementos de um website oficial de uma destinação turística se relaciona com a formação de uma imagem positiva da localidade, na perspectiva do consumidor. Primeiramente foi elaborada uma revisão teórica envolvendo a imagem em marketing, o estudo da imagem na internet, a imagem no turismo e o desenvolvimento de websites para a formação da imagem. A metodologia, de caráter exploratório-descritivo, realizou-se em duas fases, sendo a primeira qualitativa e a segunda quantitativa, onde se investigou o portal www.visiteportodegalinhas.com. Na primeira fase, foram desenvolvidas pesquisas bibliográficas e entrevistas pessoais semi-estruturadas. A segunda fase caracterizou-se pelo desenvolvimento de um survey com estudantes de graduação. Utilizou-se a escala de mensuração da imagem de destinações turísticas proposta por Echtner e Ricthie (1991) na elaboração do instrumento de coleta de dados. Nas análises, foram empregadas técnicas estatísticas descritivas e teste de hipóteses (MALHOTRA, 2006). Os resultados indicaram que a visitação a sites oficiais de turismo previamente a ida ao local, se relaciona positivamente com a formação da imagem que os consumidores possuem destas localidades, e que é possível transmitir uma imagem desejada de um destino turístico através do gerenciamento dos elementos do website da destinação turística. De modo geral, pode-se afirmar que os websites de destinações turísticas devem ser tratados como elementos estratégicos por parte dos gestores
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T15:04:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T15:04:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Tigre Moura, Francisco; Alencar de Farias, Salomão. A formação da imagem de destinações turísticas na Web : o estudo do Portal visiteportodegalinhas.com. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/640
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/00130000056bc
identifier_str_mv Tigre Moura, Francisco; Alencar de Farias, Salomão. A formação da imagem de destinações turísticas na Web : o estudo do Portal visiteportodegalinhas.com. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
ark:/64986/00130000056bc
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/640/4/arquivo1113_1.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/640/1/arquivo1113_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/640/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/640/3/arquivo1113_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e2287fe2001b09734df3f915c30d5003
8e0f88efc65b2753c02735ee5c84f8d8
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
fa5617e6e156f397659bf10af053d05f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172727143661568