Imagens de destinações turísticas: uma análise crítica do material promocional da Prefeitura da cidade do Recife
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63755 |
Resumo: | A relevância das imagens para o processo de escolha das destinações é, há décadas, reconhecida pelos estudiosos do turismo. No Brasil, entretanto, ainda são incipientes os estudos nesta área. A escolha das imagens que compõem o material promocional de uma destinação deve ser feita com um embasamento teórico, fundamentado em um modelo de mensuração da imagem de destinações. Para a realização deste trabalho foi escolhido o modelo de Echtner e Ritchie (1991), a fim de se analisarem as imagens utilizadas nas campanhas promocionais oficiais da cidade do Recife nos anos de 2001, 2002 e 2003. Verifica-se que as imagens sele cio nadas pela prefeitura não englobam todas as dimensões do modelo usado como referencial para este estudo; poucas fotos apresentam o astral, a áurea do Recife, especialmente quando se trata de imagens peculiares, singulares, da capital pernambucana. |
id |
USP - 65_e3aea6b716dd50d628b690adf382fce4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/63755 |
network_acronym_str |
USP - 65 |
network_name_str |
Revista Turismo em Análise |
repository_id_str |
|
spelling |
Imagens de destinações turísticas: uma análise crítica do material promocional da Prefeitura da cidade do RecifeTourist destinations images: a criticai analysis of the promotional campaign made by the City Council of Recifedestination imagetourismRecife.imagem de destinaçõesturismocidade do Recife.A relevância das imagens para o processo de escolha das destinações é, há décadas, reconhecida pelos estudiosos do turismo. No Brasil, entretanto, ainda são incipientes os estudos nesta área. A escolha das imagens que compõem o material promocional de uma destinação deve ser feita com um embasamento teórico, fundamentado em um modelo de mensuração da imagem de destinações. Para a realização deste trabalho foi escolhido o modelo de Echtner e Ritchie (1991), a fim de se analisarem as imagens utilizadas nas campanhas promocionais oficiais da cidade do Recife nos anos de 2001, 2002 e 2003. Verifica-se que as imagens sele cio nadas pela prefeitura não englobam todas as dimensões do modelo usado como referencial para este estudo; poucas fotos apresentam o astral, a áurea do Recife, especialmente quando se trata de imagens peculiares, singulares, da capital pernambucana.The importance of images for the destination choice process has long been recognised by tourism researchers. ln Brazil, however, the studies in this area are very incipient. The selection of images to compose the promotion campaign of a destination is to be based on a theoretical model of destination image measurement. For this study, the framework proposed by Echtner e Ritchie (1991) was chosen to help the analysis of the images used in the promotion campaigns of Recife in 2001, 2002 and 2003. It is possible to Gotice that the images selected by the city's oficial body do not encompass all the dimensions presented in the framework used in this study, few photographs show Recife's atmosphere, especially when it comes to unique, peculiar, images of the city.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2006-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/6375510.11606/issn.1984-4867.v17i3p36-55Revista Turismo em Análise; Vol. 17 No. 3 (2006); 36-55Revista Turismo em Análise; Vol. 17 Núm. 3 (2006); 36-55Revista Turismo em Análise; v. 17 n. 3 (2006); 36-551984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63755/66520Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Sérgio Rodrigues2014-04-04T12:21:19Zoai:revistas.usp.br:article/63755Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2014-04-04T12:21:19Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagens de destinações turísticas: uma análise crítica do material promocional da Prefeitura da cidade do Recife Tourist destinations images: a criticai analysis of the promotional campaign made by the City Council of Recife |
title |
Imagens de destinações turísticas: uma análise crítica do material promocional da Prefeitura da cidade do Recife |
spellingShingle |
Imagens de destinações turísticas: uma análise crítica do material promocional da Prefeitura da cidade do Recife Leal, Sérgio Rodrigues destination image tourism Recife. imagem de destinações turismo cidade do Recife. |
title_short |
Imagens de destinações turísticas: uma análise crítica do material promocional da Prefeitura da cidade do Recife |
title_full |
Imagens de destinações turísticas: uma análise crítica do material promocional da Prefeitura da cidade do Recife |
title_fullStr |
Imagens de destinações turísticas: uma análise crítica do material promocional da Prefeitura da cidade do Recife |
title_full_unstemmed |
Imagens de destinações turísticas: uma análise crítica do material promocional da Prefeitura da cidade do Recife |
title_sort |
Imagens de destinações turísticas: uma análise crítica do material promocional da Prefeitura da cidade do Recife |
author |
Leal, Sérgio Rodrigues |
author_facet |
Leal, Sérgio Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Sérgio Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
destination image tourism Recife. imagem de destinações turismo cidade do Recife. |
topic |
destination image tourism Recife. imagem de destinações turismo cidade do Recife. |
description |
A relevância das imagens para o processo de escolha das destinações é, há décadas, reconhecida pelos estudiosos do turismo. No Brasil, entretanto, ainda são incipientes os estudos nesta área. A escolha das imagens que compõem o material promocional de uma destinação deve ser feita com um embasamento teórico, fundamentado em um modelo de mensuração da imagem de destinações. Para a realização deste trabalho foi escolhido o modelo de Echtner e Ritchie (1991), a fim de se analisarem as imagens utilizadas nas campanhas promocionais oficiais da cidade do Recife nos anos de 2001, 2002 e 2003. Verifica-se que as imagens sele cio nadas pela prefeitura não englobam todas as dimensões do modelo usado como referencial para este estudo; poucas fotos apresentam o astral, a áurea do Recife, especialmente quando se trata de imagens peculiares, singulares, da capital pernambucana. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Revisado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63755 10.11606/issn.1984-4867.v17i3p36-55 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63755 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v17i3p36-55 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63755/66520 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise; Vol. 17 No. 3 (2006); 36-55 Revista Turismo em Análise; Vol. 17 Núm. 3 (2006); 36-55 Revista Turismo em Análise; v. 17 n. 3 (2006); 36-55 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Turismo em Análise |
collection |
Revista Turismo em Análise |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tanalise@usp.br || bragadc@usp.br |
_version_ |
1797054167073685504 |