Imagens de destinações turísticas: uma análise crítica do material promocional da Prefeitura da cidade do Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Sérgio Rodrigues
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63755
Resumo: A relevância das imagens para o processo de escolha das destinações é, há décadas, reconhecida pelos estudiosos do turismo. No Brasil, entretanto, ainda são incipientes os estudos nesta área. A escolha das imagens que compõem o material promocional de uma destinação deve ser feita com um embasamento teórico, fundamentado em um modelo de mensuração da imagem de destinações. Para a realização deste trabalho foi escolhido o modelo de Echtner e Ritchie (1991), a fim de se analisarem as imagens utilizadas nas campanhas promocionais oficiais da cidade do Recife nos anos de 2001, 2002 e 2003. Verifica-se que as imagens sele cio nadas pela prefeitura não englobam todas as dimensões do modelo usado como referencial para este estudo; poucas fotos apresentam o astral, a áurea do Recife, especialmente quando se trata de imagens peculiares, singulares, da capital pernambucana.
id USP - 65_e3aea6b716dd50d628b690adf382fce4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/63755
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Imagens de destinações turísticas: uma análise crítica do material promocional da Prefeitura da cidade do RecifeTourist destinations images: a criticai analysis of the promotional campaign made by the City Council of Recifedestination imagetourismRecife.imagem de destinaçõesturismocidade do Recife.A relevância das imagens para o processo de escolha das destinações é, há décadas, reconhecida pelos estudiosos do turismo. No Brasil, entretanto, ainda são incipientes os estudos nesta área. A escolha das imagens que compõem o material promocional de uma destinação deve ser feita com um embasamento teórico, fundamentado em um modelo de mensuração da imagem de destinações. Para a realização deste trabalho foi escolhido o modelo de Echtner e Ritchie (1991), a fim de se analisarem as imagens utilizadas nas campanhas promocionais oficiais da cidade do Recife nos anos de 2001, 2002 e 2003. Verifica-se que as imagens sele cio nadas pela prefeitura não englobam todas as dimensões do modelo usado como referencial para este estudo; poucas fotos apresentam o astral, a áurea do Recife, especialmente quando se trata de imagens peculiares, singulares, da capital pernambucana.The importance of images for the destination choice process has long been recognised by tourism researchers. ln Brazil, however, the studies in this area are very incipient. The selection of images to compose the promotion campaign of a destination is to be based on a theoretical model of destination image measurement. For this study, the framework proposed by Echtner e Ritchie (1991) was chosen to help the analysis of the images used in the promotion campaigns of Recife in 2001, 2002 and 2003. It is possible to Gotice that the images selected by the city's oficial body do not encompass all the dimensions presented in the framework used in this study, few photographs show Recife's atmosphere, especially when it comes to unique, peculiar, images of the city.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2006-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/6375510.11606/issn.1984-4867.v17i3p36-55Revista Turismo em Análise; Vol. 17 No. 3 (2006); 36-55Revista Turismo em Análise; Vol. 17 Núm. 3 (2006); 36-55Revista Turismo em Análise; v. 17 n. 3 (2006); 36-551984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63755/66520Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Sérgio Rodrigues2014-04-04T12:21:19Zoai:revistas.usp.br:article/63755Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2014-04-04T12:21:19Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens de destinações turísticas: uma análise crítica do material promocional da Prefeitura da cidade do Recife
Tourist destinations images: a criticai analysis of the promotional campaign made by the City Council of Recife
title Imagens de destinações turísticas: uma análise crítica do material promocional da Prefeitura da cidade do Recife
spellingShingle Imagens de destinações turísticas: uma análise crítica do material promocional da Prefeitura da cidade do Recife
Leal, Sérgio Rodrigues
destination image
tourism
Recife.
imagem de destinações
turismo
cidade do Recife.
title_short Imagens de destinações turísticas: uma análise crítica do material promocional da Prefeitura da cidade do Recife
title_full Imagens de destinações turísticas: uma análise crítica do material promocional da Prefeitura da cidade do Recife
title_fullStr Imagens de destinações turísticas: uma análise crítica do material promocional da Prefeitura da cidade do Recife
title_full_unstemmed Imagens de destinações turísticas: uma análise crítica do material promocional da Prefeitura da cidade do Recife
title_sort Imagens de destinações turísticas: uma análise crítica do material promocional da Prefeitura da cidade do Recife
author Leal, Sérgio Rodrigues
author_facet Leal, Sérgio Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Sérgio Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv destination image
tourism
Recife.
imagem de destinações
turismo
cidade do Recife.
topic destination image
tourism
Recife.
imagem de destinações
turismo
cidade do Recife.
description A relevância das imagens para o processo de escolha das destinações é, há décadas, reconhecida pelos estudiosos do turismo. No Brasil, entretanto, ainda são incipientes os estudos nesta área. A escolha das imagens que compõem o material promocional de uma destinação deve ser feita com um embasamento teórico, fundamentado em um modelo de mensuração da imagem de destinações. Para a realização deste trabalho foi escolhido o modelo de Echtner e Ritchie (1991), a fim de se analisarem as imagens utilizadas nas campanhas promocionais oficiais da cidade do Recife nos anos de 2001, 2002 e 2003. Verifica-se que as imagens sele cio nadas pela prefeitura não englobam todas as dimensões do modelo usado como referencial para este estudo; poucas fotos apresentam o astral, a áurea do Recife, especialmente quando se trata de imagens peculiares, singulares, da capital pernambucana.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63755
10.11606/issn.1984-4867.v17i3p36-55
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63755
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v17i3p36-55
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63755/66520
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 17 No. 3 (2006); 36-55
Revista Turismo em Análise; Vol. 17 Núm. 3 (2006); 36-55
Revista Turismo em Análise; v. 17 n. 3 (2006); 36-55
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054167073685504