Forjando-se diva pop: virtuosismo, gestos inventivos e empreendimentos autobiográficos na performance de Lady Gaga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Daniel Magalhães de Andrade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000002tw6
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34519
Resumo: Inscrita em um regime de alta visibilidade, Lady Gaga tem tido seu corpo marcado, desde seu surgimento em 2008, pela instabilidade e mutabilidade. Na pluralidade de coisas que a cantora pode ser, afinal, ela atravessa diversas personas midiáticas e constrói variados roteiros biográficos, reivindicando recorrentemente sua autenticidade enquanto artista. Nesta pesquisa, dedico-me a avaliar o caráter reiterativo de suas performances e compreender como a reafirmação de seus roteiros singulares, mas também de narrativas que atravessam a cultura pop de maneira ampla, joga com as formas pelas quais valoramos a cantora. Para tal, construo uma revisão teórica crítica sobre cultura e música pop, abordando a importância de pensar a performance enquanto uma epistemologia de estudo destes meios e investigando teorias de sujeição que podem ser operacionalizadas neste processo. Analiticamente, construo três eixos epistemológicos que dão conta, cada um, de diferentes instâncias da performance de Lady Gaga. Em um primeiro eixo, investigo a vinculação da cantora a práticas virtuosas, dedicando-me a estudos de voz. No segundo eixo, exploro suas reivindicações de inventividade, arguindo sobre como, ao se vincular a ideais de arte institucional, a cantora se produz distintivamente. No último eixo, estudo o potencial da performance de atuar como instrumento autobiográfico, problematizando as maneiras como a artista reformula sua biografia a partir de seus produtos estéticos. Por fim, traço considerações sobre a possibilidade da performance de Lady Gaga evidenciar artifícios pelos quais os artistas e sujeitos se produzem e constroem coerência expressiva, ponderando sobre as ferramentas metodológicas construídas e operacionalizadas no processo da pesquisa.
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Para tal, construo uma revisão teórica crítica sobre cultura e música pop, abordando a importância de pensar a performance enquanto uma epistemologia de estudo destes meios e investigando teorias de sujeição que podem ser operacionalizadas neste processo. Analiticamente, construo três eixos epistemológicos que dão conta, cada um, de diferentes instâncias da performance de Lady Gaga. Em um primeiro eixo, investigo a vinculação da cantora a práticas virtuosas, dedicando-me a estudos de voz. No segundo eixo, exploro suas reivindicações de inventividade, arguindo sobre como, ao se vincular a ideais de arte institucional, a cantora se produz distintivamente. No último eixo, estudo o potencial da performance de atuar como instrumento autobiográfico, problematizando as maneiras como a artista reformula sua biografia a partir de seus produtos estéticos. Por fim, traço considerações sobre a possibilidade da performance de Lady Gaga evidenciar artifícios pelos quais os artistas e sujeitos se produzem e constroem coerência expressiva, ponderando sobre as ferramentas metodológicas construídas e operacionalizadas no processo da pesquisa.CAPESInscribed on a high visibility regimen, Lady Gaga has had her body marked, since her emergence in 2008, by instability and mutability. After all, in the plurality of things that the singer can be, she creates several mediatic personas and builds various biographical scripts, claiming recurrently her authenticity as an artist. In this research, I engage myself with evaluating the repetitive nature of Lady Gaga‟s performances and with understanding how the reassertion of her singular scripts plays with the ways in which we value her. While doing this, I also investigate some narratives that cross pop culture broadly. To this end, I construct a critical theoretical revision on pop culture and music, addressing the importance of thinking about performance as an epistemology to study these medias and investigating subjection theories that can be operationalized in this process. Analytically, I construct three epistemological axes that account for different instances of Lady Gaga's performance. In a first investigation line, I research the connection of Gaga to virtuous practices, dedicating myself to voice studies. In the second axis, I explore her claims of inventiveness, arguing about how, by linking herself to institutional art ideals, she produces herself distinctly. In the last axis, I study performance‟s potential of acting as an autobiographical instrument, problematizing the ways in which Lady Gaga reshapes her biography through her aesthetic products. Finally, I consider the possibility of Lady Gaga's performance being one that exposes artifices by which artists and subjects are not only produced, but also by which they create expressive coherence. While doing this, I ponder about the methodological tools created and operationalized in this research process.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCorpoCultura PopMúsica popular massivaPerformanceRegimes de valor estéticoForjando-se diva pop: virtuosismo, gestos inventivos e empreendimentos autobiográficos na performance de Lady Gagainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Daniel Magalhães de Andrade Lima.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Daniel Magalhães de Andrade Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1161https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34519/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Daniel%20Magalh%c3%a3es%20de%20Andrade%20Lima.pdf.jpg021dcd6c94bc415b8ddb0efa5e686fcdMD56ORIGINALDISSERTAÇÃO Daniel Magalhães de Andrade Lima.pdfDISSERTAÇÃO Daniel Magalhães de Andrade Lima.pdfapplication/pdf5181991https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34519/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Daniel%20Magalh%c3%a3es%20de%20Andrade%20Lima.pdf6061a25758d5edbaa690d71a437a3491MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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