Transitoriedades no Atlântico yorubano : Bàbálórisà Claudionor Antonio de Oliveira e o peculiar rito de Ògún dançar com a serpente
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Data de Publicação: | 2020 |
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Resumo: | A presente dissertação tem como proposta analisar e compreender as narrativas e representações acerca do culto ao òrìÿà Ògún, em sua cerimônia religiosa mais singular quando essa divindade yorubana dança com a cobra (ejò), em território dos grupos étnico-linguístico Yorùbá, que são os estados de Õÿún, Õyö, Ògún, Ondo, Kwara, Kogi, Lagos (Èkó), Edo e em Pernambuco – único Estado brasileiro que conseguimos encontrar terreiros que praticavam essa liturgia. O Ilé Aÿé Ògún Màátá, localizado no bairro de Tejipió na cidade do Recife, é o único ainda a manter essa tradição religiosa. Por esse motivo, através da trajetória de vida do bàbálóòriÿà Claudionor Antonio de Oliveira, é possível analisar categoricamente esse culto específico. Nessa perspectiva, através das narrativas orais das testemunhas oculares como Pai Amauri, Pai Kleiton, a senhora Maria Ferreira, entre outros(as), podemos refletir sobre a vida desse sacerdote e sua dedicação em manter essa prática consagrada por tradições que lhe foi passado por seu primeiro zelador, Pai Duda – Dionísio Gentil da Soledade. Para a elaboração do arcabouço teórico, autores(as) como Ayoh’Omidire (2005, 2006, 2016), Abimbôla (1971), Asiwaju (1976), Salami (1997), e demais estudos, auxiliaram no embasamento dessa leitura histórica, cultural e religiosa. Partindo da história de vida de Claudionor Antonio de Oliveira, refletimos sobre a espacialidade construída historicamente do/no bairro de Tejipió, das relações de poder entre os agentes do Estado e o povo pobre, negro e praticante das religiões de matriz africana, sem perder de vista, a importância da tradição oral dos grupos yorubanos na construção de suas memórias. |
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Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38598ark:/64986/0013000007jq5A presente dissertação tem como proposta analisar e compreender as narrativas e representações acerca do culto ao òrìÿà Ògún, em sua cerimônia religiosa mais singular quando essa divindade yorubana dança com a cobra (ejò), em território dos grupos étnico-linguístico Yorùbá, que são os estados de Õÿún, Õyö, Ògún, Ondo, Kwara, Kogi, Lagos (Èkó), Edo e em Pernambuco – único Estado brasileiro que conseguimos encontrar terreiros que praticavam essa liturgia. O Ilé Aÿé Ògún Màátá, localizado no bairro de Tejipió na cidade do Recife, é o único ainda a manter essa tradição religiosa. Por esse motivo, através da trajetória de vida do bàbálóòriÿà Claudionor Antonio de Oliveira, é possível analisar categoricamente esse culto específico. Nessa perspectiva, através das narrativas orais das testemunhas oculares como Pai Amauri, Pai Kleiton, a senhora Maria Ferreira, entre outros(as), podemos refletir sobre a vida desse sacerdote e sua dedicação em manter essa prática consagrada por tradições que lhe foi passado por seu primeiro zelador, Pai Duda – Dionísio Gentil da Soledade. Para a elaboração do arcabouço teórico, autores(as) como Ayoh’Omidire (2005, 2006, 2016), Abimbôla (1971), Asiwaju (1976), Salami (1997), e demais estudos, auxiliaram no embasamento dessa leitura histórica, cultural e religiosa. Partindo da história de vida de Claudionor Antonio de Oliveira, refletimos sobre a espacialidade construída historicamente do/no bairro de Tejipió, das relações de poder entre os agentes do Estado e o povo pobre, negro e praticante das religiões de matriz africana, sem perder de vista, a importância da tradição oral dos grupos yorubanos na construção de suas memórias.This dissertation aims to analyze and understand the narratives and representations about the cult of òrìÿà Ògún, in its most singular religious ceremony when this Yorùbá divinity dances with the snake (ejò), in Yorubaland, which are the states of Õÿún, Õyö, Ògún, Ondo, Kwara, Kogi, Lagos (Èkó), Edo, and in Pernambuco – the only Brazilian state where we could find terraces (of the that practice of) this rite. The Ilé Aÿé Ògún Màátá, located in the Tejipió district in the city of Recife, is the only one yet to maintain this religious tradition. For this reason, through the life trajectory of the bàbáòriÿà Claudionor Antonio de Oliveira, it is possible to categorically analyze this specific cult. From this perspective, through the oral narratives of eyewitnesses such as Bàbálóòrìÿà Amauri, Bàbálóòrìÿà Kleiton, Mrs. Maria Ferreira, among others, we can reflect on the life of this priest and his dedication to maintaining this practice consecrated by traditions that was passed to him by his first high priest, Bàbálóòrìÿà Duda – Dionisio Gentil da Soledade. For the elaboration of the theoretical framework, authors such as Ayoh'Omidire (2005, 2006, 2016), Abimbôla (1971), Asiwaju (1976), Salami (1997), and other studies, formed the theoretical base of this historical, cultural and religious analysis. Starting from the life story of Claudionor Antonio de Oliveira, we reflect on the spatiality historically constructed of/on the Tejipió district, from the power relations between state agents and the poor, black and practicing people of African religious traditions, without losing sight of, the importance of the oral tradition of Yoràbá groups in the construction of their memories.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHistóriaCultos afro-brasileiros - PernambucoOrixásBabalorixásHistória oralTransitoriedades no Atlântico yorubano : Bàbálórisà Claudionor Antonio de Oliveira e o peculiar rito de Ògún dançar com a serpenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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