Transitoriedades no Atlântico yorubano : Bàbálórisà Claudionor Antonio de Oliveira e o peculiar rito de Ògún dançar com a serpente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Ronnei Prado
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38598
Resumo: A presente dissertação tem como proposta analisar e compreender as narrativas e representações acerca do culto ao òrìÿà Ògún, em sua cerimônia religiosa mais singular quando essa divindade yorubana dança com a cobra (ejò), em território dos grupos étnico-linguístico Yorùbá, que são os estados de Õÿún, Õyö, Ògún, Ondo, Kwara, Kogi, Lagos (Èkó), Edo e em Pernambuco – único Estado brasileiro que conseguimos encontrar terreiros que praticavam essa liturgia. O Ilé Aÿé Ògún Màátá, localizado no bairro de Tejipió na cidade do Recife, é o único ainda a manter essa tradição religiosa. Por esse motivo, através da trajetória de vida do bàbálóòriÿà Claudionor Antonio de Oliveira, é possível analisar categoricamente esse culto específico. Nessa perspectiva, através das narrativas orais das testemunhas oculares como Pai Amauri, Pai Kleiton, a senhora Maria Ferreira, entre outros(as), podemos refletir sobre a vida desse sacerdote e sua dedicação em manter essa prática consagrada por tradições que lhe foi passado por seu primeiro zelador, Pai Duda – Dionísio Gentil da Soledade. Para a elaboração do arcabouço teórico, autores(as) como Ayoh’Omidire (2005, 2006, 2016), Abimbôla (1971), Asiwaju (1976), Salami (1997), e demais estudos, auxiliaram no embasamento dessa leitura histórica, cultural e religiosa. Partindo da história de vida de Claudionor Antonio de Oliveira, refletimos sobre a espacialidade construída historicamente do/no bairro de Tejipió, das relações de poder entre os agentes do Estado e o povo pobre, negro e praticante das religiões de matriz africana, sem perder de vista, a importância da tradição oral dos grupos yorubanos na construção de suas memórias.
id UFPE_9747e3542aa54132b3d40ba0ae6143aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/38598
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling LIMA, Ronnei Pradohttp://lattes.cnpq.br/4709297499856061http://lattes.cnpq.br/2061265340914904http://lattes.cnpq.br/8231009360489795SILVA, José Bento Rosa daAYOH'OMIDIRE, Félix2020-11-10T20:50:37Z2020-11-10T20:50:37Z2020-03-16LIMA, Ronnei Prado. Transitoriedades no Atlântico yorubano: Bàbálórisà Claudionor Antonio de Oliveira e o peculiar rito de Ògún dançar com a serpente. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38598A presente dissertação tem como proposta analisar e compreender as narrativas e representações acerca do culto ao òrìÿà Ògún, em sua cerimônia religiosa mais singular quando essa divindade yorubana dança com a cobra (ejò), em território dos grupos étnico-linguístico Yorùbá, que são os estados de Õÿún, Õyö, Ògún, Ondo, Kwara, Kogi, Lagos (Èkó), Edo e em Pernambuco – único Estado brasileiro que conseguimos encontrar terreiros que praticavam essa liturgia. O Ilé Aÿé Ògún Màátá, localizado no bairro de Tejipió na cidade do Recife, é o único ainda a manter essa tradição religiosa. Por esse motivo, através da trajetória de vida do bàbálóòriÿà Claudionor Antonio de Oliveira, é possível analisar categoricamente esse culto específico. Nessa perspectiva, através das narrativas orais das testemunhas oculares como Pai Amauri, Pai Kleiton, a senhora Maria Ferreira, entre outros(as), podemos refletir sobre a vida desse sacerdote e sua dedicação em manter essa prática consagrada por tradições que lhe foi passado por seu primeiro zelador, Pai Duda – Dionísio Gentil da Soledade. Para a elaboração do arcabouço teórico, autores(as) como Ayoh’Omidire (2005, 2006, 2016), Abimbôla (1971), Asiwaju (1976), Salami (1997), e demais estudos, auxiliaram no embasamento dessa leitura histórica, cultural e religiosa. Partindo da história de vida de Claudionor Antonio de Oliveira, refletimos sobre a espacialidade construída historicamente do/no bairro de Tejipió, das relações de poder entre os agentes do Estado e o povo pobre, negro e praticante das religiões de matriz africana, sem perder de vista, a importância da tradição oral dos grupos yorubanos na construção de suas memórias.This dissertation aims to analyze and understand the narratives and representations about the cult of òrìÿà Ògún, in its most singular religious ceremony when this Yorùbá divinity dances with the snake (ejò), in Yorubaland, which are the states of Õÿún, Õyö, Ògún, Ondo, Kwara, Kogi, Lagos (Èkó), Edo, and in Pernambuco – the only Brazilian state where we could find terraces (of the that practice of) this rite. The Ilé Aÿé Ògún Màátá, located in the Tejipió district in the city of Recife, is the only one yet to maintain this religious tradition. For this reason, through the life trajectory of the bàbáòriÿà Claudionor Antonio de Oliveira, it is possible to categorically analyze this specific cult. From this perspective, through the oral narratives of eyewitnesses such as Bàbálóòrìÿà Amauri, Bàbálóòrìÿà Kleiton, Mrs. Maria Ferreira, among others, we can reflect on the life of this priest and his dedication to maintaining this practice consecrated by traditions that was passed to him by his first high priest, Bàbálóòrìÿà Duda – Dionisio Gentil da Soledade. For the elaboration of the theoretical framework, authors such as Ayoh'Omidire (2005, 2006, 2016), Abimbôla (1971), Asiwaju (1976), Salami (1997), and other studies, formed the theoretical base of this historical, cultural and religious analysis. Starting from the life story of Claudionor Antonio de Oliveira, we reflect on the spatiality historically constructed of/on the Tejipió district, from the power relations between state agents and the poor, black and practicing people of African religious traditions, without losing sight of, the importance of the oral tradition of Yoràbá groups in the construction of their memories.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHistóriaCultos afro-brasileiros - PernambucoOrixásBabalorixásHistória oralTransitoriedades no Atlântico yorubano : Bàbálórisà Claudionor Antonio de Oliveira e o peculiar rito de Ògún dançar com a serpenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38598/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO Ronnei Prado Lima.pdfDISSERTAÇÃO Ronnei Prado Lima.pdfapplication/pdf3241764https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38598/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ronnei%20Prado%20Lima.pdf1f4db0c36c9c39faee4fcc46d0cc7944MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38598/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Ronnei Prado Lima.pdf.txtDISSERTAÇÃO Ronnei Prado Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain481493https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38598/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ronnei%20Prado%20Lima.pdf.txt473d9f8b8ffd47f288df3133f00665feMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Ronnei Prado Lima.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Ronnei Prado Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38598/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ronnei%20Prado%20Lima.pdf.jpgf1c2b3c26eea20b8f91f3653b3166033MD55123456789/385982020-11-11 02:16:26.738oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212020-11-11T05:16:26Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transitoriedades no Atlântico yorubano : Bàbálórisà Claudionor Antonio de Oliveira e o peculiar rito de Ògún dançar com a serpente
title Transitoriedades no Atlântico yorubano : Bàbálórisà Claudionor Antonio de Oliveira e o peculiar rito de Ògún dançar com a serpente
spellingShingle Transitoriedades no Atlântico yorubano : Bàbálórisà Claudionor Antonio de Oliveira e o peculiar rito de Ògún dançar com a serpente
LIMA, Ronnei Prado
História
Cultos afro-brasileiros - Pernambuco
Orixás
Babalorixás
História oral
title_short Transitoriedades no Atlântico yorubano : Bàbálórisà Claudionor Antonio de Oliveira e o peculiar rito de Ògún dançar com a serpente
title_full Transitoriedades no Atlântico yorubano : Bàbálórisà Claudionor Antonio de Oliveira e o peculiar rito de Ògún dançar com a serpente
title_fullStr Transitoriedades no Atlântico yorubano : Bàbálórisà Claudionor Antonio de Oliveira e o peculiar rito de Ògún dançar com a serpente
title_full_unstemmed Transitoriedades no Atlântico yorubano : Bàbálórisà Claudionor Antonio de Oliveira e o peculiar rito de Ògún dançar com a serpente
title_sort Transitoriedades no Atlântico yorubano : Bàbálórisà Claudionor Antonio de Oliveira e o peculiar rito de Ògún dançar com a serpente
author LIMA, Ronnei Prado
author_facet LIMA, Ronnei Prado
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4709297499856061
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2061265340914904
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8231009360489795
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Ronnei Prado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVA, José Bento Rosa da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv AYOH'OMIDIRE, Félix
contributor_str_mv SILVA, José Bento Rosa da
AYOH'OMIDIRE, Félix
dc.subject.por.fl_str_mv História
Cultos afro-brasileiros - Pernambuco
Orixás
Babalorixás
História oral
topic História
Cultos afro-brasileiros - Pernambuco
Orixás
Babalorixás
História oral
description A presente dissertação tem como proposta analisar e compreender as narrativas e representações acerca do culto ao òrìÿà Ògún, em sua cerimônia religiosa mais singular quando essa divindade yorubana dança com a cobra (ejò), em território dos grupos étnico-linguístico Yorùbá, que são os estados de Õÿún, Õyö, Ògún, Ondo, Kwara, Kogi, Lagos (Èkó), Edo e em Pernambuco – único Estado brasileiro que conseguimos encontrar terreiros que praticavam essa liturgia. O Ilé Aÿé Ògún Màátá, localizado no bairro de Tejipió na cidade do Recife, é o único ainda a manter essa tradição religiosa. Por esse motivo, através da trajetória de vida do bàbálóòriÿà Claudionor Antonio de Oliveira, é possível analisar categoricamente esse culto específico. Nessa perspectiva, através das narrativas orais das testemunhas oculares como Pai Amauri, Pai Kleiton, a senhora Maria Ferreira, entre outros(as), podemos refletir sobre a vida desse sacerdote e sua dedicação em manter essa prática consagrada por tradições que lhe foi passado por seu primeiro zelador, Pai Duda – Dionísio Gentil da Soledade. Para a elaboração do arcabouço teórico, autores(as) como Ayoh’Omidire (2005, 2006, 2016), Abimbôla (1971), Asiwaju (1976), Salami (1997), e demais estudos, auxiliaram no embasamento dessa leitura histórica, cultural e religiosa. Partindo da história de vida de Claudionor Antonio de Oliveira, refletimos sobre a espacialidade construída historicamente do/no bairro de Tejipió, das relações de poder entre os agentes do Estado e o povo pobre, negro e praticante das religiões de matriz africana, sem perder de vista, a importância da tradição oral dos grupos yorubanos na construção de suas memórias.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-10T20:50:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-10T20:50:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Ronnei Prado. Transitoriedades no Atlântico yorubano: Bàbálórisà Claudionor Antonio de Oliveira e o peculiar rito de Ògún dançar com a serpente. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38598
identifier_str_mv LIMA, Ronnei Prado. Transitoriedades no Atlântico yorubano: Bàbálórisà Claudionor Antonio de Oliveira e o peculiar rito de Ògún dançar com a serpente. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Historia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38598/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38598/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ronnei%20Prado%20Lima.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38598/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38598/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ronnei%20Prado%20Lima.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38598/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ronnei%20Prado%20Lima.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
1f4db0c36c9c39faee4fcc46d0cc7944
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
473d9f8b8ffd47f288df3133f00665fe
f1c2b3c26eea20b8f91f3653b3166033
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310656734527488