“O que se vê pode não ser... Será?” : a figura de Mário Miranda no xangô pernambucano (1960-1979)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53698 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a narrar a trajetória de vida de Amaro José Martins, conhecido popularmente como Mário Miranda e/ou Maria Aparecida. Mário Miranda nasceu em 1929 e faleceu no ano de 1991, obtendo visibilidade no meio social durante a década de 1970, em virtude da religiosidade e participação nas agremiações carnavalescas. Em vida exerceu o ofício de babalorixá no culto aos orixás, como também tornou-se conhecido pela sua performatividade de gênero ao assumir a personalidade feminina Maria Aparecida. Assim, o objetivo deste trabalho, ao construir a trajetória de Mário Miranda, é compreender como sua presença atuante foi percebida pela imprensa, por produções literárias, fotográficas, áudios- visuais e pela memória de quem o conheceu. O período em destaque compreende a fase em que Mário Miranda recebeu notoriedade na cidade de Recife, mas não se limita a essa temporalidade, abrangendo acontecimentos da infância à morte. Para tanto, nos servimos de bibliografia considerável acerca do objeto, periódicos locais, fotografias, vídeos e entrevistas. |
id |
UFPE_378f74478df724bbb60f8a8e78e03a95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/53698 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
CUNHA, Nairam Santana dahttp://lattes.cnpq.br/5851482934828713http://lattes.cnpq.br/8822901286294537GUILLEN, Isabel Cristina Martins2023-11-22T19:59:32Z2023-11-22T19:59:32Z2023-08-25CUNHA, Nairam Santana da. “O que se vê pode não ser... Será?”: a figura de Mário Miranda no xangô pernambucano (1960-1979). 2023. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53698Este trabalho se propõe a narrar a trajetória de vida de Amaro José Martins, conhecido popularmente como Mário Miranda e/ou Maria Aparecida. Mário Miranda nasceu em 1929 e faleceu no ano de 1991, obtendo visibilidade no meio social durante a década de 1970, em virtude da religiosidade e participação nas agremiações carnavalescas. Em vida exerceu o ofício de babalorixá no culto aos orixás, como também tornou-se conhecido pela sua performatividade de gênero ao assumir a personalidade feminina Maria Aparecida. Assim, o objetivo deste trabalho, ao construir a trajetória de Mário Miranda, é compreender como sua presença atuante foi percebida pela imprensa, por produções literárias, fotográficas, áudios- visuais e pela memória de quem o conheceu. O período em destaque compreende a fase em que Mário Miranda recebeu notoriedade na cidade de Recife, mas não se limita a essa temporalidade, abrangendo acontecimentos da infância à morte. Para tanto, nos servimos de bibliografia considerável acerca do objeto, periódicos locais, fotografias, vídeos e entrevistas.CNPqThis work proposes to narrate the life trajectory of Amaro José Martins, popularly known as Mário Miranda and/or Maria Aparecida. Mário Miranda was born in 1929 and died in 1991, gaining visibility in the social environment during the 1970s, due to his religiosity and participation in carnival associations. In life, he exercised the office of babalorixá in the cult of the orixás, as well as becoming known for his gender performativity when he assumed the female personality Maria Aparecida. Thus, the objective of this work, in building the trajectory of Mário Miranda, is to understand how his active presence was perceived by the press, by literary, photographic, audio-visual productions and by the memory of those who knew him. The highlighted period comprises the phase in which Mário Miranda received notoriety in the city of Recife, but it is not limited to this temporality, covering events from childhood to death. For that, we used a considerable bibliography about the object, local journals, photographs, videos and interviews.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPernambuco - HistóriaXangô (Culto)Babalorixás - PernambucoMiranda, Mário, 1929-1991TravestisIdentidade de gênero“O que se vê pode não ser... Será?” : a figura de Mário Miranda no xangô pernambucano (1960-1979)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Nairam Santana da Cunha.pdfDISSERTAÇÃO Nairam Santana da Cunha.pdfapplication/pdf2898419https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53698/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Nairam%20Santana%20da%20Cunha.pdfb2e146cde7dc06e6f3eda63308a972c0MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53698/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53698/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTDISSERTAÇÃO Nairam Santana da Cunha.pdf.txtDISSERTAÇÃO Nairam Santana da Cunha.pdf.txtExtracted texttext/plain263727https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53698/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Nairam%20Santana%20da%20Cunha.pdf.txt11c21ba71461f4c94e2a3c8eaf1901e5MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Nairam Santana da Cunha.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Nairam Santana da Cunha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1212https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53698/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Nairam%20Santana%20da%20Cunha.pdf.jpg2730520b6801dc5a80be1abaf1435bf1MD55123456789/536982024-01-05 02:22:29.435oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212024-01-05T05:22:29Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“O que se vê pode não ser... Será?” : a figura de Mário Miranda no xangô pernambucano (1960-1979) |
title |
“O que se vê pode não ser... Será?” : a figura de Mário Miranda no xangô pernambucano (1960-1979) |
spellingShingle |
“O que se vê pode não ser... Será?” : a figura de Mário Miranda no xangô pernambucano (1960-1979) CUNHA, Nairam Santana da Pernambuco - História Xangô (Culto) Babalorixás - Pernambuco Miranda, Mário, 1929-1991 Travestis Identidade de gênero |
title_short |
“O que se vê pode não ser... Será?” : a figura de Mário Miranda no xangô pernambucano (1960-1979) |
title_full |
“O que se vê pode não ser... Será?” : a figura de Mário Miranda no xangô pernambucano (1960-1979) |
title_fullStr |
“O que se vê pode não ser... Será?” : a figura de Mário Miranda no xangô pernambucano (1960-1979) |
title_full_unstemmed |
“O que se vê pode não ser... Será?” : a figura de Mário Miranda no xangô pernambucano (1960-1979) |
title_sort |
“O que se vê pode não ser... Será?” : a figura de Mário Miranda no xangô pernambucano (1960-1979) |
author |
CUNHA, Nairam Santana da |
author_facet |
CUNHA, Nairam Santana da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5851482934828713 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8822901286294537 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CUNHA, Nairam Santana da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
GUILLEN, Isabel Cristina Martins |
contributor_str_mv |
GUILLEN, Isabel Cristina Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pernambuco - História Xangô (Culto) Babalorixás - Pernambuco Miranda, Mário, 1929-1991 Travestis Identidade de gênero |
topic |
Pernambuco - História Xangô (Culto) Babalorixás - Pernambuco Miranda, Mário, 1929-1991 Travestis Identidade de gênero |
description |
Este trabalho se propõe a narrar a trajetória de vida de Amaro José Martins, conhecido popularmente como Mário Miranda e/ou Maria Aparecida. Mário Miranda nasceu em 1929 e faleceu no ano de 1991, obtendo visibilidade no meio social durante a década de 1970, em virtude da religiosidade e participação nas agremiações carnavalescas. Em vida exerceu o ofício de babalorixá no culto aos orixás, como também tornou-se conhecido pela sua performatividade de gênero ao assumir a personalidade feminina Maria Aparecida. Assim, o objetivo deste trabalho, ao construir a trajetória de Mário Miranda, é compreender como sua presença atuante foi percebida pela imprensa, por produções literárias, fotográficas, áudios- visuais e pela memória de quem o conheceu. O período em destaque compreende a fase em que Mário Miranda recebeu notoriedade na cidade de Recife, mas não se limita a essa temporalidade, abrangendo acontecimentos da infância à morte. Para tanto, nos servimos de bibliografia considerável acerca do objeto, periódicos locais, fotografias, vídeos e entrevistas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-22T19:59:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-22T19:59:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-08-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CUNHA, Nairam Santana da. “O que se vê pode não ser... Será?”: a figura de Mário Miranda no xangô pernambucano (1960-1979). 2023. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53698 |
identifier_str_mv |
CUNHA, Nairam Santana da. “O que se vê pode não ser... Será?”: a figura de Mário Miranda no xangô pernambucano (1960-1979). 2023. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Historia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53698/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Nairam%20Santana%20da%20Cunha.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53698/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53698/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53698/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Nairam%20Santana%20da%20Cunha.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53698/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Nairam%20Santana%20da%20Cunha.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b2e146cde7dc06e6f3eda63308a972c0 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973 11c21ba71461f4c94e2a3c8eaf1901e5 2730520b6801dc5a80be1abaf1435bf1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310737383653376 |