Aprendizagem no contexto organizacional decorrente de parcerias entre organizações não governamentais e empresas privadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vanessa Cristina da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000z267
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11020
Resumo: O objetivo da presente dissertação é descrever os aprendizados construídos por integrantes de empresas privadas e organizações não governamentais (ONGs) parceiras, a fim de traçar um panorama recente dos frutos advindos desse relacionamento. Para tanto, foram realizadas pesquisas com indivíduos de ONGs e empresas privadas com escritório na cidade do Recife, selecionadas com base nos critérios de localização, disponibilidade, acesso da autora à coleta de dados e adequação ao conceito de parceria de Austin (2001), compondo uma amostra nãoprobabilística por conveniência. O estudo foi fundamentado na abordagem qualitativa e utilizou como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Para tratamento dos dados empregou-se o método da análise pragmática da linguagem, o qual busca identificar um significado de ação por trás do diálogo. A pesquisa mostrou que as parcerias entre ONGs e empresas são realizadas com base em inúmeras motivações. Entre as principais estão, por parte das ONGs: necessidade de recurso financeiro, existência de objetivos comuns e possibilidade de cumprimento da missão institucional; por parte das empresas: a expertise das ONGs, a realização de ações voltadas à responsabilidade social e a possibilidade de obter maior visibilidade perante a sociedade. Através das parcerias com empresas as ONGs aprenderam sobre planejamento estratégico, avaliação das ações, mensuração de resultados, entre outros. Já entre os integrantes das empresas destacam-se os aprendizados sobre responsabilidade social e execução das atividades relativas aos projetos sociais. Portanto, as parcerias entre ONGs e empresas renderam frutos para os integrantes de ambas as organizações, apesar de que dificuldades também foram encontradas, principalmente entre as ONGs, que tem como principal desafio o maior investimento em profissionalização.
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Para tanto, foram realizadas pesquisas com indivíduos de ONGs e empresas privadas com escritório na cidade do Recife, selecionadas com base nos critérios de localização, disponibilidade, acesso da autora à coleta de dados e adequação ao conceito de parceria de Austin (2001), compondo uma amostra nãoprobabilística por conveniência. O estudo foi fundamentado na abordagem qualitativa e utilizou como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Para tratamento dos dados empregou-se o método da análise pragmática da linguagem, o qual busca identificar um significado de ação por trás do diálogo. A pesquisa mostrou que as parcerias entre ONGs e empresas são realizadas com base em inúmeras motivações. Entre as principais estão, por parte das ONGs: necessidade de recurso financeiro, existência de objetivos comuns e possibilidade de cumprimento da missão institucional; por parte das empresas: a expertise das ONGs, a realização de ações voltadas à responsabilidade social e a possibilidade de obter maior visibilidade perante a sociedade. Através das parcerias com empresas as ONGs aprenderam sobre planejamento estratégico, avaliação das ações, mensuração de resultados, entre outros. Já entre os integrantes das empresas destacam-se os aprendizados sobre responsabilidade social e execução das atividades relativas aos projetos sociais. 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