Atlas de figuras baldias : a produção cultural de imagens-ruína e a estética do luto pela cidade no recife contemporâneo
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Resumo: | O objeto desta tese incide nas relações sociais entre produtores culturais ativistas pela agenda do direito à cidade, mediadas pelas imagens técnicas (a fotográfica, a audiovisual e suas representações digitais) ou pelas imagens textuais presentes em manifestos escritos, que refletem formas específicas de usar e encarar o espaço urbano, proporcionando respostas culturais para os processos de modernização. A pesquisa teve como objetivo principal compreender os contextos diferenciados em forma de tradução imagética das práticas socioespaciais específicas, desdobrando-se, nesse sentido, em delimitar um recorte da produção cultural, priorizando a dimensão visual das imagens, o que sucedeu-se pela aproximação etnográfica do pesquisador com os interlocutores, elegendo linguagens e suas formas de encarar a cidade em detrimento de outras. O recorte empregado foi o de artivismos urbanos expressos na I) extensão universitária e assessoramento sobre planejamento urbano dos movimentos sociais do bairro da Várzea, e II) videoativismo e produção audiovisual. realizada pelos ex-moradores e frequentadores do Edifício Monte Castelo e pelo engajamento direcionado aos cinemas de rua. Além da constatação das especificidades das formas de ocupar e encarar o espaço urbano refletidas nas imagens e ações realizadas, que são manifestas nas respostas culturais e nas diversas modalidades de artivismos, da contradição entre uma correspondência econômica direta de classe social e uma dinâmica particular inerente ao campo da produção cultural, neste contexto também foi observada a regularidade da ruína. Tal condição revela uma situação dialética que caracteriza as imagens como ruína - registro ou rastro de um contexto particular considerado patrimônio cultural ameaçado - e das ruínas - como objeto representado em imagens– - inscrevendo um aspecto do objeto de pesquisa - imagens-ruína - como realidade que assume uma contradição inerente da passagem temporal: envolvendo precariedade e resistência, simultaneamente. Outra forma de caracterizar as respostas culturais em relação à percepção urbana da ruína por estes sujeitos, constitui o processo de desruinização, que consiste num reconhecimento do valor de algo menosprezado ou que supostamente despertaria um melancolia espacial no sentido empregado por Yael Navaro-Yashin, num momento em que se apercebe um dado explícito de precariedade, mas não se produz uma desmobilização dos sujeitos. |
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ARAÚJO, Fabiano Lucena dehttp://lattes.cnpq.br/9903085823147348http://lattes.cnpq.br/7192216073198707REESINK, Mísia Lins2023-09-14T12:44:37Z2023-09-14T12:44:37Z2022-08-26ARAÚJO, Fabiano Lucena de. Atlas de figuras baldias: a produção cultural de imagens-ruína e a estética do luto pela cidade no recife contemporâneo. 2022. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52248ark:/64986/001300000tnfbO objeto desta tese incide nas relações sociais entre produtores culturais ativistas pela agenda do direito à cidade, mediadas pelas imagens técnicas (a fotográfica, a audiovisual e suas representações digitais) ou pelas imagens textuais presentes em manifestos escritos, que refletem formas específicas de usar e encarar o espaço urbano, proporcionando respostas culturais para os processos de modernização. A pesquisa teve como objetivo principal compreender os contextos diferenciados em forma de tradução imagética das práticas socioespaciais específicas, desdobrando-se, nesse sentido, em delimitar um recorte da produção cultural, priorizando a dimensão visual das imagens, o que sucedeu-se pela aproximação etnográfica do pesquisador com os interlocutores, elegendo linguagens e suas formas de encarar a cidade em detrimento de outras. O recorte empregado foi o de artivismos urbanos expressos na I) extensão universitária e assessoramento sobre planejamento urbano dos movimentos sociais do bairro da Várzea, e II) videoativismo e produção audiovisual. realizada pelos ex-moradores e frequentadores do Edifício Monte Castelo e pelo engajamento direcionado aos cinemas de rua. Além da constatação das especificidades das formas de ocupar e encarar o espaço urbano refletidas nas imagens e ações realizadas, que são manifestas nas respostas culturais e nas diversas modalidades de artivismos, da contradição entre uma correspondência econômica direta de classe social e uma dinâmica particular inerente ao campo da produção cultural, neste contexto também foi observada a regularidade da ruína. Tal condição revela uma situação dialética que caracteriza as imagens como ruína - registro ou rastro de um contexto particular considerado patrimônio cultural ameaçado - e das ruínas - como objeto representado em imagens– - inscrevendo um aspecto do objeto de pesquisa - imagens-ruína - como realidade que assume uma contradição inerente da passagem temporal: envolvendo precariedade e resistência, simultaneamente. Outra forma de caracterizar as respostas culturais em relação à percepção urbana da ruína por estes sujeitos, constitui o processo de desruinização, que consiste num reconhecimento do valor de algo menosprezado ou que supostamente despertaria um melancolia espacial no sentido empregado por Yael Navaro-Yashin, num momento em que se apercebe um dado explícito de precariedade, mas não se produz uma desmobilização dos sujeitos.FACEPEThe object of this thesis focuses on the social relations between activist cultural producers for the right to the city agenda, mediated by technical images (photographic, audiovisual and their digital representations) or by textual images present in written manifestos, which reflect specific ways of using and facing the urban space, providing cultural responses to the modernization processes. The research had as its main objective to understand the different contexts in the form of imagetic translation of specific socio-spatial practices, unfolding, in this sense, in delimiting a cut of the cultural production, prioritizing the visual dimension of the images, which succeeded by the ethnographic approach of the researcher with the interlocutors, electing languages and their ways of facing the city in detriment of others. Basically, in terms of selected languages, the cutout used was urban articles expressed in I) university extension and advice on urban planning of the social movements of the Várzea neighborhood and by II) video activism and audiovisual production. Besides the verification of the specificities of the ways of occupying and facing the urban space reflected in the images and actions taken, which are manifested in the cultural responses and in the several modalities of artivisms, of the contradiction between a direct economic correspondence of social class and a particular dynamic inherent to the field of cultural production, in this context the regularity of the ruin was also observed. Such condition reveals a dialectical situation that characterizes the images as ruin - record or trace of a particular context considered as threatened cultural heritage - and of the ruins - as object represented in images - inscribing an aspect of the object of research - images-ruin - as a reality that assumes an inherent contradiction of the temporal passage: involving precariousness and resistance, simultaneously. Another way to characterize the cultural responses in relation to the urban perception of ruin by these subjects constitutes the process of de-ruinization, which consists in a recognition of the value of something despised or that would supposedly arouse a spatial melancholy in the sense employed by Yael Navaro-Yashin, in a moment in which an explicit datum of precariousness is perceived, but a demobilization of the subjects is not produced.L'objet de cette thèse se concentre sur les relations sociales entre les producteurs culturels activistes pour l'agenda du droit à la ville, médiatisées par des images techniques (photographiques, audiovisuelles et leurs représentations numériques) ou par des images textuelles présentes dans des manifestes écrits, qui reflètent des manières spécifiques d'utiliser et de faire face à l'espace urbain, fournissant des réponses culturelles aux processus de modernisation. L'objectif principal de la recherche était de comprendre les différents contextes sous la forme d'une traduction imagée de pratiques socio-spatiales spécifiques, se déployant, en ce sens, en délimitant une coupe de la production culturelle, privilégiant la dimension visuelle des images, ce à quoi a succédé l'approche ethnographique du chercheur avec les interlocuteurs, choisissant les langages et leurs manières d'affronter la ville au détriment des autres. La coupe employée était celle des artivismes urbains exprimés dans I) l’extension universitaire et les services de conseil en urbanisme pour les mouvements sociaux du quartier de Várzea, et II) le vidéoactivisme et la production audiovisuelle. réalisés par les anciens résidents et les habitués de l'immeuble Monte Castelo et par l'engagement dirigé vers les cinémas de rue. Outre la vérification des spécificités des manières d'occuper et de faire face à l'espace urbain reflétées dans les images et les actions réalisées, qui se manifestent dans les réponses culturelles et dans les diverses modalités des artivismes, de la contradiction entre une correspondance économique directe de la classe sociale et une dynamique particulière inhérente au domaine de la production culturelle, dans ce contexte, la régularité de la ruine a également été observée. Cette condition révèle une situation dialectique qui caractérise les images en tant que ruine - enregistrement ou trace d'un contexte particulier considéré comme un patrimoine culturel menacé - et des ruines - en tant qu'objet représenté en images - inscrivant un aspect de l'objet de recherche - ruines-images - comme une réalité qui assume une contradiction inhérente au passage temporel : impliquant précarité et résistance, simultanément. Une autre façon de caractériser les réponses culturelles par rapport à la perception urbaine de la ruine par ces sujets constitue le processus de désruinisation, qui consiste en une reconnaissance de la valeur de quelque chose de méprisé ou qui serait censé susciter une mélancolie spatiale au sens employé par Yael Navaro-Yashin, dans un moment où une donnée explicite de la précarité est perçue, mais où une démobilisation des sujets n'est pas produite.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AntropologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRuinologiaArtivismoProdução culturalAtlas de figuras baldias : a produção cultural de imagens-ruína e a estética do luto pela cidade no recife contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Fabiano Lucena de Araujo.pdfTESE Fabiano Lucena de Araujo.pdfapplication/pdf7963199https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52248/1/TESE%20Fabiano%20Lucena%20de%20Araujo.pdf89a55327f7399e39d13a08f1fed17165MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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