Artivismos e dissidências sexuais : movimentos coletivos de (cri)ações estéticas e políticas de resistência à heteronormatividade em Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEIRA, Isabela de França
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36053
Resumo: Este trabalho trata sobre ações e movimentações coletivas sexodissidentes compreendidas como artivistas, que insurgiram no Recife em 2018. Partindo de uma perspectiva feminista pós-estrutural em termos epistemológicos, metodológicos, éticos e políticos (HARAWAY, 1995; BUTLER, 2003; SARDENBERG, 2002), teve como objetivo investigar como ações artivistas estavam sendo construídas por coletivos sexodissidentes em Recife, em resistência à heteronormatividade (FALQUET, 2012; BUTLER, 2003; WITTIG, 1980a; 1980b; PRECIADO, 2014; COLLINS, 2017). Com base no método cartográfico (DELEUZE; GUATARRI, 1995; ROLNIK, 2006), foram mapeados coletivos sexodissidentes que estavam criando artivismos, desses, cinco coletivos tiveram o foco da pesquisa para aprofundamento das análises à partir de entrevistas cartográficas semi-estruturadas (PASSOS; KASTRUP, 2013), e observação participante com produção de diário de campo (BARROS; KASTRUP, 2015), que foram: “Monstruosas”, “Distro Dysca”, “Infecciosxs”, “Ocupe Sapatão” e “Hypnos”. Também foi feito um mapeamento de ocupação do território da cidade, assim como de articulações em “rede” entre essas coletividades de Recife e com outros coletivos e territórios, as quais foram compreendidas como “redes criativas” (PHILIPPINI, 2011). À partir da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), foi feita uma análise temática (BRAUN; CLARKE, 2006) das seguintes categorias: organização coletiva; território e articulações; e artivismos e dissidências; e foram analisados as tensões e dissensos (RANCIÈRE, 2007) presentes nessas ações artivistas coletivas que vem disputando narrativas no campo das sexopolíticas (PRECIADO, 2014; RUBIN, 2003). Foi encontrada uma forte predominância de atuação em torno de criações de espaços (eventos “nômades” de vários tipos, mas principalmente festas e festivais), criações de performances, e de um “hibridismo” das linguagens artísticas, assim como uma perspectiva subversiva e interseccional (CRENSHAW, 2002; COLLINS, 2017; PISCITELLI, 2008; NOGUEIRA, 2011; HARAWAY, 2000), visibilizando um discurso de valorização das diferenças para além das questões das dissidências sexuais e de gênero, mas dessas articuladas com marcadores de raça, classe e outros, o que possibilitou refletir sobre as (formul)ações políticas de resistências interseccionais das multidões de corpos dissidentes através dos artivismos.
id UFPE_a63e33e9053a3cd5598b32aaa3826b7a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/36053
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling MEIRA, Isabela de Françahttp://lattes.cnpq.br/9234342683946892http://lattes.cnpq.br/7219863925517566ADRIÃO, Karla Galvão2020-01-17T12:38:28Z2020-01-17T12:38:28Z2019-05-29MEIRA, Isabela de França. Artivismos e dissidências sexuais: movimentos coletivos de (cri)ações estéticas e políticas de resistência à heteronormatividade em Recife. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36053Este trabalho trata sobre ações e movimentações coletivas sexodissidentes compreendidas como artivistas, que insurgiram no Recife em 2018. Partindo de uma perspectiva feminista pós-estrutural em termos epistemológicos, metodológicos, éticos e políticos (HARAWAY, 1995; BUTLER, 2003; SARDENBERG, 2002), teve como objetivo investigar como ações artivistas estavam sendo construídas por coletivos sexodissidentes em Recife, em resistência à heteronormatividade (FALQUET, 2012; BUTLER, 2003; WITTIG, 1980a; 1980b; PRECIADO, 2014; COLLINS, 2017). Com base no método cartográfico (DELEUZE; GUATARRI, 1995; ROLNIK, 2006), foram mapeados coletivos sexodissidentes que estavam criando artivismos, desses, cinco coletivos tiveram o foco da pesquisa para aprofundamento das análises à partir de entrevistas cartográficas semi-estruturadas (PASSOS; KASTRUP, 2013), e observação participante com produção de diário de campo (BARROS; KASTRUP, 2015), que foram: “Monstruosas”, “Distro Dysca”, “Infecciosxs”, “Ocupe Sapatão” e “Hypnos”. Também foi feito um mapeamento de ocupação do território da cidade, assim como de articulações em “rede” entre essas coletividades de Recife e com outros coletivos e territórios, as quais foram compreendidas como “redes criativas” (PHILIPPINI, 2011). À partir da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), foi feita uma análise temática (BRAUN; CLARKE, 2006) das seguintes categorias: organização coletiva; território e articulações; e artivismos e dissidências; e foram analisados as tensões e dissensos (RANCIÈRE, 2007) presentes nessas ações artivistas coletivas que vem disputando narrativas no campo das sexopolíticas (PRECIADO, 2014; RUBIN, 2003). Foi encontrada uma forte predominância de atuação em torno de criações de espaços (eventos “nômades” de vários tipos, mas principalmente festas e festivais), criações de performances, e de um “hibridismo” das linguagens artísticas, assim como uma perspectiva subversiva e interseccional (CRENSHAW, 2002; COLLINS, 2017; PISCITELLI, 2008; NOGUEIRA, 2011; HARAWAY, 2000), visibilizando um discurso de valorização das diferenças para além das questões das dissidências sexuais e de gênero, mas dessas articuladas com marcadores de raça, classe e outros, o que possibilitou refletir sobre as (formul)ações políticas de resistências interseccionais das multidões de corpos dissidentes através dos artivismos.CAPESThis work is about actions and sexo dissident collective movements understood as artivists, which insurged in Recife in 2018. Thinking from a post-structural feminist perspective in epistemological, methodological, ethical and political terms (HARAWAY, 1995; BUTLER, 2003; SARDENBERG, 2002), it had the goal to investigate how artivist actions were being constructed by sex dissidents collectives in Recife, in resistance to heteronormativity (FALQUET, 2012; BUTLER, 2003; WITTIG, 1980a; 1980b; PRECIADO, 2014; COLLINS, 2017). Based on the cartographic method (DELEUZE; GUATARRI, 1995; ROLNIK, 2006), sex dissidentes collectives who were creating artivisms were mapped, from which five of them had the research focus of deepening the analysis through semi-structured cartographic interviews (PASSOS; KASTRUP, 2013), and participant observation with field diary production (BARROS; KASTRUP, 2015), the collectives were: "Monstruosas", "Distro Dysca", "Infecciosxs", "Ocupe Sapatão" and "Hypnos". A mapping of the occupation of the city territory was also made, as well as the articulations in network, between the collectivities of Recife and other collectives and territories, which were understood as "creative networks" (PHILIPPINI, 2011). From the content analysis (BARDIN, 1977), a thematic analysis was done (BRAUN; CLARKE, 2006) from the following categories: collective organization; territory and articulations; and artivisms and dissidences; also dissensos (RANCIÈRE, 2007) and tensions were analyzed in these collective artivist actions that have been disputing narratives in the field of sexual politics (PRECIADO, 2014; RUBIN, 2003). A strong predominance of creating spaces was found ("nomadic" events of various kinds, but mainly parties and festivals), performance creations, and a "hybridism" of artistic languages, as well as a subversive and intersectional perspective (CRENSHAW, 2002; COLLINS, 2017; PISCITELLI, 2008; NOGUEIRA, 2011; HARAWAY, 2000), highlighting a discourse of valuing differences, beyond the issues of sexual and gender dissidences, but these articulated with markers of race, class, and others, which made it possible to reflect about the political formulations of intersectional resistance of the multitudes of dissident bodies through artivism.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em PsicologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologiaMovimentos sociaisFeminismoSexualidadeArtivismoArtivismos e dissidências sexuais : movimentos coletivos de (cri)ações estéticas e políticas de resistência à heteronormatividade em Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Isabela de França Meira.pdfDISSERTAÇÃO Isabela de França Meira.pdfapplication/pdf11011132https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36053/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Isabela%20de%20Fran%c3%a7a%20Meira.pdf7d568442a0b7a29efd24d6d9a73ddb99MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36053/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36053/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Isabela de França Meira.pdf.txtDISSERTAÇÃO Isabela de França Meira.pdf.txtExtracted texttext/plain455320https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36053/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Isabela%20de%20Fran%c3%a7a%20Meira.pdf.txt57373ca10f58fa0f49b2a86182f40191MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Isabela de França Meira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Isabela de França Meira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36053/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Isabela%20de%20Fran%c3%a7a%20Meira.pdf.jpg5268847d113cee8b09bf5f73929757e5MD55123456789/360532020-01-18 02:17:39.389oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212020-01-18T05:17:39Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Artivismos e dissidências sexuais : movimentos coletivos de (cri)ações estéticas e políticas de resistência à heteronormatividade em Recife
title Artivismos e dissidências sexuais : movimentos coletivos de (cri)ações estéticas e políticas de resistência à heteronormatividade em Recife
spellingShingle Artivismos e dissidências sexuais : movimentos coletivos de (cri)ações estéticas e políticas de resistência à heteronormatividade em Recife
MEIRA, Isabela de França
Psicologia
Movimentos sociais
Feminismo
Sexualidade
Artivismo
title_short Artivismos e dissidências sexuais : movimentos coletivos de (cri)ações estéticas e políticas de resistência à heteronormatividade em Recife
title_full Artivismos e dissidências sexuais : movimentos coletivos de (cri)ações estéticas e políticas de resistência à heteronormatividade em Recife
title_fullStr Artivismos e dissidências sexuais : movimentos coletivos de (cri)ações estéticas e políticas de resistência à heteronormatividade em Recife
title_full_unstemmed Artivismos e dissidências sexuais : movimentos coletivos de (cri)ações estéticas e políticas de resistência à heteronormatividade em Recife
title_sort Artivismos e dissidências sexuais : movimentos coletivos de (cri)ações estéticas e políticas de resistência à heteronormatividade em Recife
author MEIRA, Isabela de França
author_facet MEIRA, Isabela de França
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9234342683946892
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7219863925517566
dc.contributor.author.fl_str_mv MEIRA, Isabela de França
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ADRIÃO, Karla Galvão
contributor_str_mv ADRIÃO, Karla Galvão
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Movimentos sociais
Feminismo
Sexualidade
Artivismo
topic Psicologia
Movimentos sociais
Feminismo
Sexualidade
Artivismo
description Este trabalho trata sobre ações e movimentações coletivas sexodissidentes compreendidas como artivistas, que insurgiram no Recife em 2018. Partindo de uma perspectiva feminista pós-estrutural em termos epistemológicos, metodológicos, éticos e políticos (HARAWAY, 1995; BUTLER, 2003; SARDENBERG, 2002), teve como objetivo investigar como ações artivistas estavam sendo construídas por coletivos sexodissidentes em Recife, em resistência à heteronormatividade (FALQUET, 2012; BUTLER, 2003; WITTIG, 1980a; 1980b; PRECIADO, 2014; COLLINS, 2017). Com base no método cartográfico (DELEUZE; GUATARRI, 1995; ROLNIK, 2006), foram mapeados coletivos sexodissidentes que estavam criando artivismos, desses, cinco coletivos tiveram o foco da pesquisa para aprofundamento das análises à partir de entrevistas cartográficas semi-estruturadas (PASSOS; KASTRUP, 2013), e observação participante com produção de diário de campo (BARROS; KASTRUP, 2015), que foram: “Monstruosas”, “Distro Dysca”, “Infecciosxs”, “Ocupe Sapatão” e “Hypnos”. Também foi feito um mapeamento de ocupação do território da cidade, assim como de articulações em “rede” entre essas coletividades de Recife e com outros coletivos e territórios, as quais foram compreendidas como “redes criativas” (PHILIPPINI, 2011). À partir da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), foi feita uma análise temática (BRAUN; CLARKE, 2006) das seguintes categorias: organização coletiva; território e articulações; e artivismos e dissidências; e foram analisados as tensões e dissensos (RANCIÈRE, 2007) presentes nessas ações artivistas coletivas que vem disputando narrativas no campo das sexopolíticas (PRECIADO, 2014; RUBIN, 2003). Foi encontrada uma forte predominância de atuação em torno de criações de espaços (eventos “nômades” de vários tipos, mas principalmente festas e festivais), criações de performances, e de um “hibridismo” das linguagens artísticas, assim como uma perspectiva subversiva e interseccional (CRENSHAW, 2002; COLLINS, 2017; PISCITELLI, 2008; NOGUEIRA, 2011; HARAWAY, 2000), visibilizando um discurso de valorização das diferenças para além das questões das dissidências sexuais e de gênero, mas dessas articuladas com marcadores de raça, classe e outros, o que possibilitou refletir sobre as (formul)ações políticas de resistências interseccionais das multidões de corpos dissidentes através dos artivismos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-17T12:38:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-17T12:38:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEIRA, Isabela de França. Artivismos e dissidências sexuais: movimentos coletivos de (cri)ações estéticas e políticas de resistência à heteronormatividade em Recife. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36053
identifier_str_mv MEIRA, Isabela de França. Artivismos e dissidências sexuais: movimentos coletivos de (cri)ações estéticas e políticas de resistência à heteronormatividade em Recife. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36053/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Isabela%20de%20Fran%c3%a7a%20Meira.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36053/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36053/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36053/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Isabela%20de%20Fran%c3%a7a%20Meira.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36053/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Isabela%20de%20Fran%c3%a7a%20Meira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7d568442a0b7a29efd24d6d9a73ddb99
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
57373ca10f58fa0f49b2a86182f40191
5268847d113cee8b09bf5f73929757e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310671157690368