Relações entre a imaginação e a iconicidade textual na obra Isaac no mundo das partículas : uma análise na construção de significados sobre o conceito de átomo
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Data de Publicação: | 2024 |
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Resumo: | O uso de narrativas ficcionais na Educação Científica possibilita situações didáticas através de relações entre elementos narrativos e a aprendizagem de conceitos abstratos. Todavia, não se tem investigado o papel desses elementos na aprendizagem, em termos de como eles se associam aos processos cognitivos dos estudantes. Nesta pesquisa, realizamos uma intervenção em uma turma de História da Química de um curso de licenciatura em Química, para investigar o papel da narrativa de Isaac no Mundo das Partículas ao se associar a níveis de iconicidade e à imaginação na aprendizagem do conceito de átomo. Para isso, consideramos a aprendizagem como uma construção de significados, a partir da Psicologia Cultural Semiótica. Tratando-se de uma pesquisa descritiva que se aproxima de uma explicativa, realizada por meio de um estudo de caso e uma pesquisa participante, realizamos uma intervenção com a turma inteira, mas nossos dados foram construídos pela análise qualitativa dos discursos escrito e falado de três estudantes (E1, E2 e E3). Ao analisar os dados de discussões e questionários, através da Teoria da Iconicidade Verbal, observamos que os estudantes realizam transformações diagramáticas e imagéticas do conteúdo da obra para construir significados sobre o átomo. Isso aconteceu através de relações de semelhança entre signos que remetem a outros signos icônicos (imagens mentais) e elementos fantásticos na história. Essas relações alimentaram movimentos imaginativos na aprendizagem, os quais se associaram a caminhos subjetivos traçados pelos estudantes. Para investigar como esses caminhos foram construídos, realizamos uma entrevista semiestruturada com cada participante. Através do modelo do Gegenstand, percebemos que a leitura possibilitou a emergência de vetores de significação, novos significados prospectados, a partir de processos criados pela interação estudante-livro. A presença de marcadores nos discursos dos participantes demonstrou que tais processos contribuíram para os vetores de ampliação, à medida que os aspectos da narrativa foram selecionados pelos estudantes e intensificados ao serem associados ao cotidiano; adaptação, quando os estudantes incorporaram falas dos personagens literários para significar o átomo na realidade; e afetividade, observado no discurso de E2, quando a estudante associou elementos fantásticos da narrativa às suas memórias afetivas para significar o átomo. Nessa perspectiva, nossos achados apontam que a relação Ciência-Literatura em sala de aula não só alimenta conexões entre fantasia e mundo real, mas, ao gerar movimentos imaginativos na aprendizagem, possibilita trocas e ações no mundo concreto para a construção de significados de conceitos abstratos. |
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Nesta pesquisa, realizamos uma intervenção em uma turma de História da Química de um curso de licenciatura em Química, para investigar o papel da narrativa de Isaac no Mundo das Partículas ao se associar a níveis de iconicidade e à imaginação na aprendizagem do conceito de átomo. Para isso, consideramos a aprendizagem como uma construção de significados, a partir da Psicologia Cultural Semiótica. Tratando-se de uma pesquisa descritiva que se aproxima de uma explicativa, realizada por meio de um estudo de caso e uma pesquisa participante, realizamos uma intervenção com a turma inteira, mas nossos dados foram construídos pela análise qualitativa dos discursos escrito e falado de três estudantes (E1, E2 e E3). Ao analisar os dados de discussões e questionários, através da Teoria da Iconicidade Verbal, observamos que os estudantes realizam transformações diagramáticas e imagéticas do conteúdo da obra para construir significados sobre o átomo. Isso aconteceu através de relações de semelhança entre signos que remetem a outros signos icônicos (imagens mentais) e elementos fantásticos na história. Essas relações alimentaram movimentos imaginativos na aprendizagem, os quais se associaram a caminhos subjetivos traçados pelos estudantes. Para investigar como esses caminhos foram construídos, realizamos uma entrevista semiestruturada com cada participante. Através do modelo do Gegenstand, percebemos que a leitura possibilitou a emergência de vetores de significação, novos significados prospectados, a partir de processos criados pela interação estudante-livro. 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To do so, we considered learning as a construction of meanings based on Cultural Semiotic Psychology. This descriptive, explanatory research, conducted through a case study and participant observation, involved an intervention with the entire class. However, our data were constructed through qualitative analysis of the written and spoken discourses of three students (E1, E2, and E3). Analyzing data from discussions and questionnaires using Verbal Iconicity Theory, we observed that students made diagrammatic and imagistic transformations of the content of the work to construct meanings about the atom. This occurred through relations of similarity between signs that referred to other iconic signs (mental images) and fantastical elements in the story. These relationships fueled imaginative movements in learning, which were associated with subjective paths traced by the students. To investigate how these paths were constructed, we conducted a semi-structured interview with each participant. Through the Gegenstand model, we noticed that reading allowed the emergence of vectors of meaning, new meanings anticipated, based on processes created by student-book interaction. The presence of markers in the participants' discourses demonstrated that these processes contributed to vectors of enlargement, as narrative aspects were selected by students and intensified when associated with everyday life; adaptation, as students incorporated literary character dialogues to signify the atom in reality; and affectivity, observed in E2's discourse, where the student associated fantastical elements of the narrative with her affective memories to signify the atom. From this perspective, our findings suggest that the Science-Literature relationship in the classroom not only fosters connections between fantasy and the real world but, by generating imaginative movements in learning, enables exchanges and actions in the concrete world for the construction of meanings of abstract concepts.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessÁtomosLiteratura fantásticaImaginaçãoEducação científicaGegenstandRelações entre a imaginação e a iconicidade textual na obra Isaac no mundo das partículas : uma análise na construção de significados sobre o conceito de átomoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Marília dos Santos Marinho.pdfDISSERTAÇÃO Marília dos Santos Marinho.pdfapplication/pdf5949637https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/56163/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Mar%c3%adlia%20dos%20Santos%20Marinho.pdfd37780879ce6089024888d72cd102962MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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