Análise do processo de evolução da expansão urbana no entorno da rodovia PE-15
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/001300000tmfr |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3314 |
Resumo: | O acelerado processo de urbanização das cidades brasileiras trouxe como conseqüência a ocupação de diversas áreas sem planejamento adequado. Nas regiões metropolitanas, onde a urbanização ocorreu de forma mais intensa, as facilidades geradas pela implementação de uma série de vias de acesso favoreceram o processo de descentralização espacial e demográfica, tornando-se um poderoso elemento na atração da expansão urbana. Entretanto, a implantação de rodovia sem adequação urbana tem causado uma série de problemas ambientais além de administrativos, porque, sendo uma via que interliga vários municípios, as soluções dos problemas gerados exigem uma ação articulada e integrada entre o Estado e os Municípios. O trabalho ora apresentado tem por objetivo central analisar o processo de expansão urbana no entorno da rodovia PE-15, importante eixo viário da RMR que liga os municípios de Olinda e Paulista aos municípios de Recife e Abreu e Lima, a qual em 2005 o Governo de Pernambuco finalizou a triplicação dela. O período estudado compreende o ano de 1974 a 2009, intervalo de tempo este ilustrado por fotografias aéreas, imagens de satélite e registros fotográficos. Os objetivos específicos desta pesquisa são: caracterizar o sistema viário para entender a sua relação com a configuração espacial e analisar como diferentes políticas urbanas do Estado e dos municípios envolvidos percebem a rodovia PE-15. Esta pesquisa se baseia em levantamento bibliográfico, na coleta de dados na Agência Condepe/Fidem, no Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco, na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Paulista e no Arquivo da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, na observação direta da paisagem do entorno da PE-15, bem como em depoimentos de algumas pessoas envolvidas com tal rodovia. A partir da análise das políticas públicas municipal e metropolitana percebe-se apenas a preocupação em melhorar o fluxo de veículos ao longo da PE-15, em detrimento dos aspectos socioambientais. Já em relação à observação minuciosa das fotografias aéreas e imagens de satélite, constatou-se que a localização da referida rodovia associada a outros fatores locacionais favoreceu o crescimento da urbanização no entorno da PE-15 |
id |
UFPE_9fefce869dad6c7e0107380434c8ad28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/3314 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
NOVAES, Jorge Adriano ManiçobaCANDEIAS, Ana Lucia Bezerra2014-06-12T16:30:10Z2014-06-12T16:30:10Z2010-01-31Adriano Maniçoba Novaes, Jorge; Lucia Bezerra Candeias, Ana. Análise do processo de evolução da expansão urbana no entorno da rodovia PE-15. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3314ark:/64986/001300000tmfrO acelerado processo de urbanização das cidades brasileiras trouxe como conseqüência a ocupação de diversas áreas sem planejamento adequado. Nas regiões metropolitanas, onde a urbanização ocorreu de forma mais intensa, as facilidades geradas pela implementação de uma série de vias de acesso favoreceram o processo de descentralização espacial e demográfica, tornando-se um poderoso elemento na atração da expansão urbana. Entretanto, a implantação de rodovia sem adequação urbana tem causado uma série de problemas ambientais além de administrativos, porque, sendo uma via que interliga vários municípios, as soluções dos problemas gerados exigem uma ação articulada e integrada entre o Estado e os Municípios. O trabalho ora apresentado tem por objetivo central analisar o processo de expansão urbana no entorno da rodovia PE-15, importante eixo viário da RMR que liga os municípios de Olinda e Paulista aos municípios de Recife e Abreu e Lima, a qual em 2005 o Governo de Pernambuco finalizou a triplicação dela. O período estudado compreende o ano de 1974 a 2009, intervalo de tempo este ilustrado por fotografias aéreas, imagens de satélite e registros fotográficos. Os objetivos específicos desta pesquisa são: caracterizar o sistema viário para entender a sua relação com a configuração espacial e analisar como diferentes políticas urbanas do Estado e dos municípios envolvidos percebem a rodovia PE-15. Esta pesquisa se baseia em levantamento bibliográfico, na coleta de dados na Agência Condepe/Fidem, no Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco, na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Paulista e no Arquivo da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, na observação direta da paisagem do entorno da PE-15, bem como em depoimentos de algumas pessoas envolvidas com tal rodovia. A partir da análise das políticas públicas municipal e metropolitana percebe-se apenas a preocupação em melhorar o fluxo de veículos ao longo da PE-15, em detrimento dos aspectos socioambientais. Já em relação à observação minuciosa das fotografias aéreas e imagens de satélite, constatou-se que a localização da referida rodovia associada a outros fatores locacionais favoreceu o crescimento da urbanização no entorno da PE-15Secretaria de Educação de PernambucoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSistema viárioExpansão urbanaPolíticas públicasAnálise do processo de evolução da expansão urbana no entorno da rodovia PE-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo800_1.pdf.jpgarquivo800_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1444https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3314/4/arquivo800_1.pdf.jpg94822cbeae9ea231d1422c2f31bd0ef0MD54ORIGINALarquivo800_1.pdfapplication/pdf3381280https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3314/1/arquivo800_1.pdf8c4e9c6d3afaf18ac28eb715ca95b162MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3314/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo800_1.pdf.txtarquivo800_1.pdf.txtExtracted texttext/plain264903https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3314/3/arquivo800_1.pdf.txt3a0c2fe998e30ad5a415a1a922a28a65MD53123456789/33142019-10-25 18:50:13.261oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T21:50:13Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do processo de evolução da expansão urbana no entorno da rodovia PE-15 |
title |
Análise do processo de evolução da expansão urbana no entorno da rodovia PE-15 |
spellingShingle |
Análise do processo de evolução da expansão urbana no entorno da rodovia PE-15 NOVAES, Jorge Adriano Maniçoba Sistema viário Expansão urbana Políticas públicas |
title_short |
Análise do processo de evolução da expansão urbana no entorno da rodovia PE-15 |
title_full |
Análise do processo de evolução da expansão urbana no entorno da rodovia PE-15 |
title_fullStr |
Análise do processo de evolução da expansão urbana no entorno da rodovia PE-15 |
title_full_unstemmed |
Análise do processo de evolução da expansão urbana no entorno da rodovia PE-15 |
title_sort |
Análise do processo de evolução da expansão urbana no entorno da rodovia PE-15 |
author |
NOVAES, Jorge Adriano Maniçoba |
author_facet |
NOVAES, Jorge Adriano Maniçoba |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NOVAES, Jorge Adriano Maniçoba |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CANDEIAS, Ana Lucia Bezerra |
contributor_str_mv |
CANDEIAS, Ana Lucia Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema viário Expansão urbana Políticas públicas |
topic |
Sistema viário Expansão urbana Políticas públicas |
description |
O acelerado processo de urbanização das cidades brasileiras trouxe como conseqüência a ocupação de diversas áreas sem planejamento adequado. Nas regiões metropolitanas, onde a urbanização ocorreu de forma mais intensa, as facilidades geradas pela implementação de uma série de vias de acesso favoreceram o processo de descentralização espacial e demográfica, tornando-se um poderoso elemento na atração da expansão urbana. Entretanto, a implantação de rodovia sem adequação urbana tem causado uma série de problemas ambientais além de administrativos, porque, sendo uma via que interliga vários municípios, as soluções dos problemas gerados exigem uma ação articulada e integrada entre o Estado e os Municípios. O trabalho ora apresentado tem por objetivo central analisar o processo de expansão urbana no entorno da rodovia PE-15, importante eixo viário da RMR que liga os municípios de Olinda e Paulista aos municípios de Recife e Abreu e Lima, a qual em 2005 o Governo de Pernambuco finalizou a triplicação dela. O período estudado compreende o ano de 1974 a 2009, intervalo de tempo este ilustrado por fotografias aéreas, imagens de satélite e registros fotográficos. Os objetivos específicos desta pesquisa são: caracterizar o sistema viário para entender a sua relação com a configuração espacial e analisar como diferentes políticas urbanas do Estado e dos municípios envolvidos percebem a rodovia PE-15. Esta pesquisa se baseia em levantamento bibliográfico, na coleta de dados na Agência Condepe/Fidem, no Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco, na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Paulista e no Arquivo da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, na observação direta da paisagem do entorno da PE-15, bem como em depoimentos de algumas pessoas envolvidas com tal rodovia. A partir da análise das políticas públicas municipal e metropolitana percebe-se apenas a preocupação em melhorar o fluxo de veículos ao longo da PE-15, em detrimento dos aspectos socioambientais. Já em relação à observação minuciosa das fotografias aéreas e imagens de satélite, constatou-se que a localização da referida rodovia associada a outros fatores locacionais favoreceu o crescimento da urbanização no entorno da PE-15 |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-01-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T16:30:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T16:30:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Adriano Maniçoba Novaes, Jorge; Lucia Bezerra Candeias, Ana. Análise do processo de evolução da expansão urbana no entorno da rodovia PE-15. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3314 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/001300000tmfr |
identifier_str_mv |
Adriano Maniçoba Novaes, Jorge; Lucia Bezerra Candeias, Ana. Análise do processo de evolução da expansão urbana no entorno da rodovia PE-15. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. ark:/64986/001300000tmfr |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3314/4/arquivo800_1.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3314/1/arquivo800_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3314/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3314/3/arquivo800_1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
94822cbeae9ea231d1422c2f31bd0ef0 8c4e9c6d3afaf18ac28eb715ca95b162 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 3a0c2fe998e30ad5a415a1a922a28a65 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172916740882432 |