A materialização do encantamento : tecnologias de construção no povo indígena Xukuru do Ororubá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/001300000fxz8 |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52167 |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo geral desenvolver um registro etnográfico sobre as tecnologias de construção utilizadas pelos indígenas do Povo Xukuru do Ororubá e por objetivos específicos: 1- Realizar uma breve apresentação do contexto histórico e político do povo; 2- Descrever algumas características relevantes acerca da cosmologia e da “visão de mundo”; 3- Identificar e descrever as tecnologias de construção utilizadas no território. Esta pesquisa utilizou o método etnográfico e os dados foram analisados com base nas noções de revitalização e recriação cultural e de tecnologia. A pesquisa histórica indicou que o Povo Indígena Xukuru do Ororubá sofreu um longo processo que proibiu a expressão de sua identidade indígena e os expulsou de seu território, o que causou mudanças culturais. A reelaboração cultural só pôde acontecer a partir da retomada do território, entre os anos de 1990 e 2005, que promoveu um processo de revitalização cultural por meio da indigenização de suas práticas. Atualmente, tal processo faz parte do “Projeto de Vida Xukuru do Ororubá” e se expressa pela “Cultura do Encantamento”, na qual os seres espirituais chamados por eles de “encantados” dizem o que deve ser feito e como. Nos últimos anos, houve uma busca pela rememoração e recriação de suas tecnologias de construção, as quais são descritas nesta dissertação. Durante a pesquisa de campo, um encantado desceu em terra e pediu que fosse realizada uma construção com as técnicas de “taipa com pedra” e cobertura em “palha-barro- palha”, técnicas essas que, inicialmente, se acreditava terem sido “apagadas”. Porém, durante a pesquisa, identificou-se que as técnicas estavam presentes no território, embora na invisibilidade. Na verdade, havia uma permanência de longa duração dessas técnicas, que eram executadas e transmitidas intergeracionalmente. A partir desse levantamento, foram projetados e construídos o “Peji de Barro” e o “Xeker Jeti” (Casa da Cura), ambos executados com as técnicas levantadas na fase inicial da pesquisa, em sistema de mutirões promovidos pelos próprios indígenas que utilizaram materiais em grande parte presentes no território. Concluindo-se que essas construções têm como principal objetivo simbólico a materialização da cosmologia do Povo Xukuru, que em sua cultura indígena específica é nomeada pela expressão “Cultura do Encantamento”. Destaque-se que as construções foram elaboradas como espaços para praticar a “Cultura Indígena Xukuru do Ororubá”, uma vez que o “Peji de Barro” é um pequeno altar para realizar oferendas aos encantados e o “Xeker Jeti” tem como objetivo servir de apoio ao terreiro, abrigar o sagrado e o ritual do toré, além de práticas de cuidado e cura Xukuru do Ororubá. |
id |
UFPE_a0e3219adef79e4c65c30a66c92982cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/52167 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SOUZA, Daniel Bernardo Rocha Guimarães dehttp://lattes.cnpq.br/8226522460082317http://lattes.cnpq.br/9566407902205153REESINK, Edwin Boudewijn2023-09-06T16:48:44Z2023-09-06T16:48:44Z2022-09-06SOUZA, Daniel Bernardo Rocha Guimarães de. A materialização do encantamento: tecnologias de construção no povo indígena Xukuru do Ororubá. 2022. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52167ark:/64986/001300000fxz8Esta dissertação tem por objetivo geral desenvolver um registro etnográfico sobre as tecnologias de construção utilizadas pelos indígenas do Povo Xukuru do Ororubá e por objetivos específicos: 1- Realizar uma breve apresentação do contexto histórico e político do povo; 2- Descrever algumas características relevantes acerca da cosmologia e da “visão de mundo”; 3- Identificar e descrever as tecnologias de construção utilizadas no território. Esta pesquisa utilizou o método etnográfico e os dados foram analisados com base nas noções de revitalização e recriação cultural e de tecnologia. A pesquisa histórica indicou que o Povo Indígena Xukuru do Ororubá sofreu um longo processo que proibiu a expressão de sua identidade indígena e os expulsou de seu território, o que causou mudanças culturais. A reelaboração cultural só pôde acontecer a partir da retomada do território, entre os anos de 1990 e 2005, que promoveu um processo de revitalização cultural por meio da indigenização de suas práticas. Atualmente, tal processo faz parte do “Projeto de Vida Xukuru do Ororubá” e se expressa pela “Cultura do Encantamento”, na qual os seres espirituais chamados por eles de “encantados” dizem o que deve ser feito e como. Nos últimos anos, houve uma busca pela rememoração e recriação de suas tecnologias de construção, as quais são descritas nesta dissertação. Durante a pesquisa de campo, um encantado desceu em terra e pediu que fosse realizada uma construção com as técnicas de “taipa com pedra” e cobertura em “palha-barro- palha”, técnicas essas que, inicialmente, se acreditava terem sido “apagadas”. Porém, durante a pesquisa, identificou-se que as técnicas estavam presentes no território, embora na invisibilidade. Na verdade, havia uma permanência de longa duração dessas técnicas, que eram executadas e transmitidas intergeracionalmente. A partir desse levantamento, foram projetados e construídos o “Peji de Barro” e o “Xeker Jeti” (Casa da Cura), ambos executados com as técnicas levantadas na fase inicial da pesquisa, em sistema de mutirões promovidos pelos próprios indígenas que utilizaram materiais em grande parte presentes no território. Concluindo-se que essas construções têm como principal objetivo simbólico a materialização da cosmologia do Povo Xukuru, que em sua cultura indígena específica é nomeada pela expressão “Cultura do Encantamento”. Destaque-se que as construções foram elaboradas como espaços para praticar a “Cultura Indígena Xukuru do Ororubá”, uma vez que o “Peji de Barro” é um pequeno altar para realizar oferendas aos encantados e o “Xeker Jeti” tem como objetivo servir de apoio ao terreiro, abrigar o sagrado e o ritual do toré, além de práticas de cuidado e cura Xukuru do Ororubá.FACEPEThis dissertation has the general objective of developing an ethnographic record about the construction technologies used by the “Xukuru do Ororubá” (Xukuru of the Ororubá) indigenous people and for specific objectives: 1- Present a brief introduction of the historical and political context of this people; 2- Describe some relevant characteristics about the cosmology and “world view”; 3- Identify and describe the construction technologies used in their territory. This research has used the ethnographic method and the data was analyzed based on the notions of cultural and technological revitalization and recreation. The historical research indicated that the “Xukuru do Ororubá” people suffered a long process that prohibited the expression of their indigenous identity and expelled them from their territory, this has caused cultural changes. The cultural re-elaboration could only happen after the territory was retaken, between 1990 and 2005, which promoted a process of cultural revitalization through the indigenization of their practices. Currently, this process is part of the “Xukuru of the Ororubá Life Project” and is expressed by the “Enchantment’s Culture” where the spirits called by them “enchanted” tell what is to be done and how. In recent years, there has been a search for the remembrance and recreation of their construction technologies, which are described in this dissertation. During field research, an “enchanted” one landed on and requested to make a building with the techniques of “wattle and daub with stone” and “straw-clay-straw”, and, initially, we had believed that these techniques had been “erased”. However, during the research, has been identified that these techniques were present in the indigenous territory, but in the invisibility. In fact, there was a long-term permanence of these techniques, which were performed and transmitted intergenerationally. From this survey, has been projected and built the “Peji de Barro” (Earth Sanctuary) and the “Xeker Jeti” (Healing House), both executed with the techniques raised in the initial phase of the research, done by the indigenous themselves using materials a large extent from their territory. Concluding that the main symbolic objective of the constructions is the materialization of the cosmology of the Xukuru People, named by the expression “Culture of Enchantment" in their own culture specific indigenous. It should be noted that the constructions were designed as spaces to practice the “Indigenous Culture from Xukuru of the Ororubá”, once the “Peji de Barro” is a small altar to make offerings to the enchanteds and the "Xeker Jeti" acts as a support to the “terreiro” (sacred land) and as a shelter for the enchanteds and the “toré” ritual, also to make healing and care practices of the Xukuru’s.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AntropologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAntropologiaXukuru do OrorubáTecnologias de construçãoArquitetura indígenaRevitalização culturalPernambucoA materialização do encantamento : tecnologias de construção no povo indígena Xukuru do Ororubáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52167/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Daniel Bernardo Rocha Guimarães de Souza.pdf.txtDISSERTAÇÃO Daniel Bernardo Rocha Guimarães de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain361022https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52167/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Daniel%20Bernardo%20Rocha%20Guimar%c3%a3es%20de%20Souza.pdf.txt25ac689c70f002a8ce11882f1cf503e3MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Daniel Bernardo Rocha Guimarães de Souza.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Daniel Bernardo Rocha Guimarães de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1325https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52167/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Daniel%20Bernardo%20Rocha%20Guimar%c3%a3es%20de%20Souza.pdf.jpg6fb4df1f732cc0df1f0a4e74c3e3af41MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52167/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Daniel Bernardo Rocha Guimarães de Souza.pdfDISSERTAÇÃO Daniel Bernardo Rocha Guimarães de Souza.pdfapplication/pdf18653308https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52167/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Daniel%20Bernardo%20Rocha%20Guimar%c3%a3es%20de%20Souza.pdf1580e288bfed3a9cd5c310b26f2881a0MD51123456789/521672023-09-07 02:18:17.26oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-09-07T05:18:17Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A materialização do encantamento : tecnologias de construção no povo indígena Xukuru do Ororubá |
title |
A materialização do encantamento : tecnologias de construção no povo indígena Xukuru do Ororubá |
spellingShingle |
A materialização do encantamento : tecnologias de construção no povo indígena Xukuru do Ororubá SOUZA, Daniel Bernardo Rocha Guimarães de Antropologia Xukuru do Ororubá Tecnologias de construção Arquitetura indígena Revitalização cultural Pernambuco |
title_short |
A materialização do encantamento : tecnologias de construção no povo indígena Xukuru do Ororubá |
title_full |
A materialização do encantamento : tecnologias de construção no povo indígena Xukuru do Ororubá |
title_fullStr |
A materialização do encantamento : tecnologias de construção no povo indígena Xukuru do Ororubá |
title_full_unstemmed |
A materialização do encantamento : tecnologias de construção no povo indígena Xukuru do Ororubá |
title_sort |
A materialização do encantamento : tecnologias de construção no povo indígena Xukuru do Ororubá |
author |
SOUZA, Daniel Bernardo Rocha Guimarães de |
author_facet |
SOUZA, Daniel Bernardo Rocha Guimarães de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8226522460082317 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9566407902205153 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Daniel Bernardo Rocha Guimarães de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
REESINK, Edwin Boudewijn |
contributor_str_mv |
REESINK, Edwin Boudewijn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia Xukuru do Ororubá Tecnologias de construção Arquitetura indígena Revitalização cultural Pernambuco |
topic |
Antropologia Xukuru do Ororubá Tecnologias de construção Arquitetura indígena Revitalização cultural Pernambuco |
description |
Esta dissertação tem por objetivo geral desenvolver um registro etnográfico sobre as tecnologias de construção utilizadas pelos indígenas do Povo Xukuru do Ororubá e por objetivos específicos: 1- Realizar uma breve apresentação do contexto histórico e político do povo; 2- Descrever algumas características relevantes acerca da cosmologia e da “visão de mundo”; 3- Identificar e descrever as tecnologias de construção utilizadas no território. Esta pesquisa utilizou o método etnográfico e os dados foram analisados com base nas noções de revitalização e recriação cultural e de tecnologia. A pesquisa histórica indicou que o Povo Indígena Xukuru do Ororubá sofreu um longo processo que proibiu a expressão de sua identidade indígena e os expulsou de seu território, o que causou mudanças culturais. A reelaboração cultural só pôde acontecer a partir da retomada do território, entre os anos de 1990 e 2005, que promoveu um processo de revitalização cultural por meio da indigenização de suas práticas. Atualmente, tal processo faz parte do “Projeto de Vida Xukuru do Ororubá” e se expressa pela “Cultura do Encantamento”, na qual os seres espirituais chamados por eles de “encantados” dizem o que deve ser feito e como. Nos últimos anos, houve uma busca pela rememoração e recriação de suas tecnologias de construção, as quais são descritas nesta dissertação. Durante a pesquisa de campo, um encantado desceu em terra e pediu que fosse realizada uma construção com as técnicas de “taipa com pedra” e cobertura em “palha-barro- palha”, técnicas essas que, inicialmente, se acreditava terem sido “apagadas”. Porém, durante a pesquisa, identificou-se que as técnicas estavam presentes no território, embora na invisibilidade. Na verdade, havia uma permanência de longa duração dessas técnicas, que eram executadas e transmitidas intergeracionalmente. A partir desse levantamento, foram projetados e construídos o “Peji de Barro” e o “Xeker Jeti” (Casa da Cura), ambos executados com as técnicas levantadas na fase inicial da pesquisa, em sistema de mutirões promovidos pelos próprios indígenas que utilizaram materiais em grande parte presentes no território. Concluindo-se que essas construções têm como principal objetivo simbólico a materialização da cosmologia do Povo Xukuru, que em sua cultura indígena específica é nomeada pela expressão “Cultura do Encantamento”. Destaque-se que as construções foram elaboradas como espaços para praticar a “Cultura Indígena Xukuru do Ororubá”, uma vez que o “Peji de Barro” é um pequeno altar para realizar oferendas aos encantados e o “Xeker Jeti” tem como objetivo servir de apoio ao terreiro, abrigar o sagrado e o ritual do toré, além de práticas de cuidado e cura Xukuru do Ororubá. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-09-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-06T16:48:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-06T16:48:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Daniel Bernardo Rocha Guimarães de. A materialização do encantamento: tecnologias de construção no povo indígena Xukuru do Ororubá. 2022. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52167 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/001300000fxz8 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Daniel Bernardo Rocha Guimarães de. A materialização do encantamento: tecnologias de construção no povo indígena Xukuru do Ororubá. 2022. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. ark:/64986/001300000fxz8 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Antropologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52167/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52167/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Daniel%20Bernardo%20Rocha%20Guimar%c3%a3es%20de%20Souza.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52167/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Daniel%20Bernardo%20Rocha%20Guimar%c3%a3es%20de%20Souza.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52167/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52167/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Daniel%20Bernardo%20Rocha%20Guimar%c3%a3es%20de%20Souza.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 25ac689c70f002a8ce11882f1cf503e3 6fb4df1f732cc0df1f0a4e74c3e3af41 5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973 1580e288bfed3a9cd5c310b26f2881a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1828116169215705088 |