A psicologia do consumo responsável: tipologia e condicionantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10874 |
Resumo: | O consumo socioambientalmente consciente e sustentável é assunto de grande importância (Goleman, 2009; Tachizawa, 2006; Lima, 2013) e sua compreensão envolve uma combinação de atributos psicológicos, sociais e culturais (François-Lecompte & Valette-Florence, 2006). O presente trabalho buscou caracterizar o consumo responsável no contexto de estudantes universitários brasileiros em termos das associações específicas entre os seus traços individuais e a sua relação com o consumo. Para tanto, pesquisou-se 136 estudantes de instituições de ensino superior da Região Metropolitana do Recife, sendo aplicados um questionário sociodemográfico e de consumo, um questionário de atitudes socioambientais, um questionário de informações socioambientais, um teste de QI (Campello de Souza, Silva e Roazzi, 2010), uma escala de Hipercultura (Souza et al, 2012), um teste de personalidade do tipo Big Five (Golsing, Rentfrow & Swann JR., 2003), uma escala de valores morais (Schwartz, 2005) e um teste de Consumo Responsável (François Lecompte e Valette-Florence, 2006). Através de análises estatísticas, produziram-se resultados apontando que: (a) o grupo estudado representa uma categoria de consumidor de grande poder aquisitivo; (b) os estudantes investigados apresentam um nível geral razoavelmente elevado de preocupação, conhecimento e ações no que concerne à responsabilidade socioambiental; (c) parecem existir três grandes categorias de consumo, sendo elas Consumo Moral (privilegiar ou boicotar certos produtores e reduzir o impacto ambiental, guiado por uma orientação ética, altruísta e em prol do bem-estar alheio, apoiando-se na disciplina e no autocontrole), Consumo Esclarecido (disposição em se pagar a mais por produtos ou serviços que apresentem maior responsabilidade social ou ambiental, apoiada por maior conhecimento e conscientização acerca do comércio e das questões socioambientais) e Consumismo (realização de compras por impulso, em busca de prazer ou vantagens pessoais, comsignificativainteração social, mas com a priorização de si mesmo, sem maior consideração pelos demais), cada uma com suas características comportamentais e psicológicas específicas; (d) a Hipercultura, ou seja, as formas de pensar e agir da Era Digital, parece estimular todas as três modalidades de consumo, mas cada uma em função de um mecanismo ou processo distinto; e (e) sexo e renda familiar não se associaram a qualquer das modalidades de consumo encontradas, mas idade e renda individual se correlacionaram positivamente ao Consumo Moral. A partir desses achados, concluiu-se que: (i) o segmento dos estudantes universitários e o tema do consumo responsável são de grande importância para o mercado, (ii) a nova tipologia do consumo encontrada pode contribuir para conciliar muitas das divergências entre os autores da área e (iii) surge uma nova compreensão do consumo com o potencial para grandes aplicações nos setores público e privado. Ao final, são sugeridos estudos futuros acerca do tema abordado. |
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Para tanto, pesquisou-se 136 estudantes de instituições de ensino superior da Região Metropolitana do Recife, sendo aplicados um questionário sociodemográfico e de consumo, um questionário de atitudes socioambientais, um questionário de informações socioambientais, um teste de QI (Campello de Souza, Silva e Roazzi, 2010), uma escala de Hipercultura (Souza et al, 2012), um teste de personalidade do tipo Big Five (Golsing, Rentfrow & Swann JR., 2003), uma escala de valores morais (Schwartz, 2005) e um teste de Consumo Responsável (François Lecompte e Valette-Florence, 2006). 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A partir desses achados, concluiu-se que: (i) o segmento dos estudantes universitários e o tema do consumo responsável são de grande importância para o mercado, (ii) a nova tipologia do consumo encontrada pode contribuir para conciliar muitas das divergências entre os autores da área e (iii) surge uma nova compreensão do consumo com o potencial para grandes aplicações nos setores público e privado. Ao final, são sugeridos estudos futuros acerca do tema abordado.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessConsumo ResponsávelTipologia do ConsumoPsicologia do ConsumoA psicologia do consumo responsável: tipologia e condicionantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Aparecida Regina Bezerra da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Aparecida Regina Bezerra da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1333https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10874/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Aparecida%20Regina%20Bezerra%20da%20Silva.pdf.jpgc7b738f7459e91a228c95a3c201f0fd4MD54ORIGINALDISSERTAÇÃO Aparecida Regina Bezerra da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Aparecida Regina Bezerra da Silva.pdfapplication/pdf2408106https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10874/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Aparecida%20Regina%20Bezerra%20da%20Silva.pdf6f3521cfa5a42055a00d2ee35c0df280MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10874/2/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD52TEXTDISSERTAÇÃO Aparecida Regina Bezerra da Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Aparecida Regina Bezerra da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain235072https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10874/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Aparecida%20Regina%20Bezerra%20da%20Silva.pdf.txt90aac63f795200fc25c656aac4b6a90fMD53123456789/108742019-10-25 16:32:23.313oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T19:32:23Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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