Consumo responsável : o caso da água em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Diego Costa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18046
Resumo: Na busca pela redução dos impactos ambientais, as sociedades no mundo todo vêm refletindo e mudando seus hábitos de consumo. O consumo responsável aparece como alternativa a este cenário, envolvendo a consciência ambiental e a disponibilidade de mudança de hábitos dos consumidores. Os valores pessoais vêm sendo utilizados para explicar diferenças nos sistemas de valores entre grupos de indivíduos definidos a priori, sendo amplamente aceitos como determinantes no comportamento de consumo. O trabalho explora as influências dos valores pessoais no consumo responsável de água. Analisa o consumo de água na cidade de Porto Alegre, buscando evidenciar: (a) a existência de consumo responsável de água e (b) a possibilidade de explicação deste consumo através de valores pessoais. A abordagem exploratória e descritiva empregada neste estudo em uma amostra por quotas de 400 respondentes confirmou a existência de diferenças de importância nos valores pessoais entre os consumidores, cujos comportamentos podem explicados através destes valores. Os resultados apresentados nesse estudo mostram diferenciações a partir de valores pessoais, para uma melhor compreensão dos consumidores ambientalmente responsáveis e suas características de consumo.
id UFRGS-2_8bb429007f939c560832b5d203958faa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18046
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinto, Diego CostaNique, Walter Meucci2010-01-05T04:15:02Z2008http://hdl.handle.net/10183/18046000685388Na busca pela redução dos impactos ambientais, as sociedades no mundo todo vêm refletindo e mudando seus hábitos de consumo. O consumo responsável aparece como alternativa a este cenário, envolvendo a consciência ambiental e a disponibilidade de mudança de hábitos dos consumidores. Os valores pessoais vêm sendo utilizados para explicar diferenças nos sistemas de valores entre grupos de indivíduos definidos a priori, sendo amplamente aceitos como determinantes no comportamento de consumo. O trabalho explora as influências dos valores pessoais no consumo responsável de água. Analisa o consumo de água na cidade de Porto Alegre, buscando evidenciar: (a) a existência de consumo responsável de água e (b) a possibilidade de explicação deste consumo através de valores pessoais. A abordagem exploratória e descritiva empregada neste estudo em uma amostra por quotas de 400 respondentes confirmou a existência de diferenças de importância nos valores pessoais entre os consumidores, cujos comportamentos podem explicados através destes valores. Os resultados apresentados nesse estudo mostram diferenciações a partir de valores pessoais, para uma melhor compreensão dos consumidores ambientalmente responsáveis e suas características de consumo.application/pdfporMarketingConsumo responsávelConsumo de águaValores pessoaisPorto Alegre (RS)Consumo responsável : o caso da água em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000685388.pdf.txt000685388.pdf.txtExtracted Texttext/plain125176http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18046/2/000685388.pdf.txtf78c0050c66f44c9b185586eb51853b0MD52ORIGINAL000685388.pdf000685388.pdfTexto completoapplication/pdf536814http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18046/1/000685388.pdfd308369490409d6361b92186fa236ea9MD51THUMBNAIL000685388.pdf.jpg000685388.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18046/3/000685388.pdf.jpg1be820b4e43890ba7bb8270da3312efbMD5310183/180462018-10-08 09:19:48.466oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18046Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:19:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo responsável : o caso da água em Porto Alegre
title Consumo responsável : o caso da água em Porto Alegre
spellingShingle Consumo responsável : o caso da água em Porto Alegre
Pinto, Diego Costa
Marketing
Consumo responsável
Consumo de água
Valores pessoais
Porto Alegre (RS)
title_short Consumo responsável : o caso da água em Porto Alegre
title_full Consumo responsável : o caso da água em Porto Alegre
title_fullStr Consumo responsável : o caso da água em Porto Alegre
title_full_unstemmed Consumo responsável : o caso da água em Porto Alegre
title_sort Consumo responsável : o caso da água em Porto Alegre
author Pinto, Diego Costa
author_facet Pinto, Diego Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Diego Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nique, Walter Meucci
contributor_str_mv Nique, Walter Meucci
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Consumo responsável
Consumo de água
Valores pessoais
Porto Alegre (RS)
topic Marketing
Consumo responsável
Consumo de água
Valores pessoais
Porto Alegre (RS)
description Na busca pela redução dos impactos ambientais, as sociedades no mundo todo vêm refletindo e mudando seus hábitos de consumo. O consumo responsável aparece como alternativa a este cenário, envolvendo a consciência ambiental e a disponibilidade de mudança de hábitos dos consumidores. Os valores pessoais vêm sendo utilizados para explicar diferenças nos sistemas de valores entre grupos de indivíduos definidos a priori, sendo amplamente aceitos como determinantes no comportamento de consumo. O trabalho explora as influências dos valores pessoais no consumo responsável de água. Analisa o consumo de água na cidade de Porto Alegre, buscando evidenciar: (a) a existência de consumo responsável de água e (b) a possibilidade de explicação deste consumo através de valores pessoais. A abordagem exploratória e descritiva empregada neste estudo em uma amostra por quotas de 400 respondentes confirmou a existência de diferenças de importância nos valores pessoais entre os consumidores, cujos comportamentos podem explicados através destes valores. Os resultados apresentados nesse estudo mostram diferenciações a partir de valores pessoais, para uma melhor compreensão dos consumidores ambientalmente responsáveis e suas características de consumo.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-05T04:15:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18046
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000685388
url http://hdl.handle.net/10183/18046
identifier_str_mv 000685388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18046/2/000685388.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18046/1/000685388.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18046/3/000685388.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f78c0050c66f44c9b185586eb51853b0
d308369490409d6361b92186fa236ea9
1be820b4e43890ba7bb8270da3312efb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447032455757824