Práticas educativas maternas e transtornos comportamentais e emocionais da criança em idade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Maria Fernanda Muniz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000hw90
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43284
Resumo: Investigar a associação de práticas educativas maternas (PEM) relatadas pelas próprias mães com os transtornos comportamentais e emocionais de seus filhos no início da escolaridade formal. Estudo transversal, realizado entre 2013 e 2014, com 631 pares mãe/criança, cadastrados na Estratégia de Saúde da Família do Distrito Sanitário II da cidade do Recife, Pernambuco. Integra estudo de coorte prospectivo delineado para investigar as consequências da exposição à violência pelo parceiro íntimo para a criança que nasceu da gestação que ocorreu entre 2005 e 2006. A prática educativa materna foi avaliada pela escala de conflitos Parent-Child Conflict Tactics Scale (CTSPC - versão mãe-criança) e os transtornos comportamentais e emocionais da criança pelo questionário de capacidades e dificuldades da criança - Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ - versão mãe). A associação entre os transtornos emocionais e comportamentais da criança e a PEM foi estimada através de razões de prevalência bruta e ajustada, utilizando-se a regressão de Poisson e considerando o intervalo de confiança de 95%. A prevalência da prática educativa materna violenta (PEMV) foi de 93,8% (592/631) sendo 91,4% (577/631) de agressão psicológica e 82,4% (520/631) de agressão física. O uso da disciplina não violenta foi referido por 97,6% (616/631) das mulheres, coexistindo com estratégias violentas de disciplinamento. As mães relataram altos scores de SDQ em 32,26% (n=191) das crianças expostas à PEMV. A regressão de Poisson demonstrou que a associação mais forte com o SDQ foi com a exposição à violência física (RPajustada = 1,62; IC95% 1,08–2,43; p=0,019). A alta prevalência de práticas educativas violentas, especialmente a agressão física está associada aos transtornos emocionais e comportamentais nas crianças. Há o envolvimento de fatores socioeconômicos e demográficos que influenciam tanto a orientação e execução das práticas educativas maternas quanto o aparecimento de transtornos nas crianças.
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spelling ARAÚJO, Maria Fernanda Munizhttp://lattes.cnpq.br/1069969352672269http://lattes.cnpq.br/8510946198843716LUDERMIR, Ana Bernarda2022-03-09T14:31:42Z2022-03-09T14:31:42Z2020-02-28ARAÚJO, Maria Fernanda Muniz. Práticas educativas maternas e transtornos comportamentais e emocionais da criança em idade escolar. 2020. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43284ark:/64986/001300000hw90Investigar a associação de práticas educativas maternas (PEM) relatadas pelas próprias mães com os transtornos comportamentais e emocionais de seus filhos no início da escolaridade formal. Estudo transversal, realizado entre 2013 e 2014, com 631 pares mãe/criança, cadastrados na Estratégia de Saúde da Família do Distrito Sanitário II da cidade do Recife, Pernambuco. Integra estudo de coorte prospectivo delineado para investigar as consequências da exposição à violência pelo parceiro íntimo para a criança que nasceu da gestação que ocorreu entre 2005 e 2006. A prática educativa materna foi avaliada pela escala de conflitos Parent-Child Conflict Tactics Scale (CTSPC - versão mãe-criança) e os transtornos comportamentais e emocionais da criança pelo questionário de capacidades e dificuldades da criança - Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ - versão mãe). A associação entre os transtornos emocionais e comportamentais da criança e a PEM foi estimada através de razões de prevalência bruta e ajustada, utilizando-se a regressão de Poisson e considerando o intervalo de confiança de 95%. A prevalência da prática educativa materna violenta (PEMV) foi de 93,8% (592/631) sendo 91,4% (577/631) de agressão psicológica e 82,4% (520/631) de agressão física. 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Cross-sectional study, carried out between 2013 and 2014, with 631 mother / child pairs, registered in the Family Health Strategy of the Sanitary District II of the city of Recife, Pernambuco. It integrates a prospective cohort study designed to investigate the consequences of exposure to intimate partner violence in relation to the child who was born between 2005 and 2006. Maternal educational practice was assessed using the Parent-Child Conflict Tactics Scale (CTSPC - mother-child version) and the child's behavioral and emotional disorders through the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ - mother- version). The association between the child's emotional and behavioral disorders and MEP was estimated through crude and adjusted prevalence ratios, using Poisson regression considering the 95% confidence interval. The prevalence of violent maternal educational (VMEP) practice was 93.8% (592/631), 91.4% (577/631) of psychological aggression and 82.4% (520/631) of physical aggression. The use of non-violent discipline was reported by 97.6% (616/631) of women, coexisting with violent discipline strategies. Mothers reported high SDQ scores in 32.26% (n = 191) of children exposed to VMEP. Poisson regression demonstrated that the strongest association with SDQ was with exposure to physical aggression (PRadjusted = 1.62; 95% CI 1.08–2.43; p = 0.019). The high prevalence of violent educational practices, especially physical aggression, is associated with emotional and behavioral disorders in children. The involvement of socioeconomic and demographic factors influences both the orientation and implementation of maternal educational practices and the appearance of disorders in children.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Saude ColetivaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessViolência DomésticaMaus-Tratos InfantisRelação ParentalComportamento InfantilRelações Mãe-FilhoSDQCTSPCPráticas educativas maternas e transtornos comportamentais e emocionais da criança em idade escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Maria Fernanda Muniz Araújo.pdfDISSERTAÇÃO Maria Fernanda Muniz Araújo.pdfapplication/pdf1428273https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43284/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20Fernanda%20Muniz%20Ara%c3%bajo.pdf56f30a1dd76f6d59ff267a9f6e0ee481MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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