Afinal, o que querem os usuários? : uma análise empírica dos antecedentes da satisfação com sistemas de informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCENA, Rosamaria Belo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29384
Resumo: Um dos critérios mais difundidos para a avaliação do sucesso de Sistemas de Informação (SI) é a satisfação de seus usuários. Porém, há contradições e lacunas no tocante aos elementos que propiciam tal condição. Assim, a presente dissertação teve como objetivo geral a elucidação dos aspectos que contribuem para a satisfação de usuários com SI. Em coerência com o objetivo delineado, adotou-se a estratégia de pesquisa qualitativa básica. O lócus escolhido foi o setor bancário, em virtude da sua relevância econômica e do uso intensivo de tecnologia. Sendo assim, foram selecionadas duas instituições financeiras para a condução do estudo. Nos procedimentos metodológicos, utilizou-se observação, documentos e entrevistas semiestruturadas. Foram realizadas entrevistas com treze usuários de SI, que atuavam nos bancos selecionados. Os dados colhidos foram então submetidos à análise de conteúdo. Os resultados sugerem a existência de aspectos técnicos e não-técnicos associados à satisfação. No âmbito técnico do SI, os usuários destacam a relevância da disponibilidade, integração, escassez de falhas técnicas, rapidez e segurança. Como aspecto não-técnico, ficou evidenciada a figura do domínio de uso. O domínio é alcançado por meio de um processo de aprendizagem, para o qual são utilizados recursos formais e informais. Assim, fica evidente a complexidade do fenômeno da satisfação, bem como a exigência de atenção a elementos que vão além da qualidade do sistema. Tais constatações apresentam diversas implicações para a pesquisa e para a prática, discutidas ao longo do trabalho. Espera-se que este estudo possa auxiliar na compreensão do fenômeno da satisfação, bem como contribuir para o alcance do sucesso de SI nas organizações.
id UFPE_a329d04d219ef8b49f0fa2b96f9afe2f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/29384
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling LUCENA, Rosamaria Belohttp://lattes.cnpq.br/0933436002598747http://lattes.cnpq.br/3799501798859187SILVEIRA, Denis Silva da2019-02-21T22:12:56Z2019-02-21T22:12:56Z2017-02-22https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29384Um dos critérios mais difundidos para a avaliação do sucesso de Sistemas de Informação (SI) é a satisfação de seus usuários. Porém, há contradições e lacunas no tocante aos elementos que propiciam tal condição. Assim, a presente dissertação teve como objetivo geral a elucidação dos aspectos que contribuem para a satisfação de usuários com SI. Em coerência com o objetivo delineado, adotou-se a estratégia de pesquisa qualitativa básica. O lócus escolhido foi o setor bancário, em virtude da sua relevância econômica e do uso intensivo de tecnologia. Sendo assim, foram selecionadas duas instituições financeiras para a condução do estudo. Nos procedimentos metodológicos, utilizou-se observação, documentos e entrevistas semiestruturadas. Foram realizadas entrevistas com treze usuários de SI, que atuavam nos bancos selecionados. Os dados colhidos foram então submetidos à análise de conteúdo. Os resultados sugerem a existência de aspectos técnicos e não-técnicos associados à satisfação. No âmbito técnico do SI, os usuários destacam a relevância da disponibilidade, integração, escassez de falhas técnicas, rapidez e segurança. Como aspecto não-técnico, ficou evidenciada a figura do domínio de uso. O domínio é alcançado por meio de um processo de aprendizagem, para o qual são utilizados recursos formais e informais. Assim, fica evidente a complexidade do fenômeno da satisfação, bem como a exigência de atenção a elementos que vão além da qualidade do sistema. Tais constatações apresentam diversas implicações para a pesquisa e para a prática, discutidas ao longo do trabalho. Espera-se que este estudo possa auxiliar na compreensão do fenômeno da satisfação, bem como contribuir para o alcance do sucesso de SI nas organizações.CAPESAt 60's, organizations view Information Systems (IS) as just powerful calculator machines. However, today IS constitute a significant component of business strategy. One of the most popular criteria to evaluate its success is user satisfaction. However, there is mixed evidences and research gaps about the antecedents of user satisfaction. Thus, the main goal of this dissertation was to elicite factors that lead to IS user satisfaction. For this purpose, a qualitative study has been conducted, aiming to map satisfactory and insatisfactory experiences of use, from which we were able to discover antecedents of IS user satisfaction. Banking was the chosen locus for this study, due to its intensive use of technology and its economic relevance. The results suggest that there are technical and non-technical aspects related to user satisfaction. The study has identified five technical aspects: availability, integration, scarcity of technical faults, timeliness and security. The study also identified mastery of IS as an antecedent of IS satisfaction. Mastery of IS is achieved through a learning process, which requires formal and non-formal resources. In light of the above, the complexity of IS user satisfaction becomes aparent as well as the need to pay more attention to non-technical aspects of IS. This leads to several implications to research and practice, discussed in more detail in the text. We hope that this study leads to a better understanding of the satisfaction phenomena and contributes to achieve IS sucess.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSatisfação de usuáriosAntecedentes da satisfaçãoDomínio de usoAfinal, o que querem os usuários? : uma análise empírica dos antecedentes da satisfação com sistemas de informaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Rosamaria Belo Lucena.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Rosamaria Belo Lucena.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1347https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29384/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rosamaria%20Belo%20Lucena.pdf.jpg9f2048440c3958dc6f9afdc85532df12MD56ORIGINALDISSERTAÇÃO Rosamaria Belo Lucena.pdfDISSERTAÇÃO Rosamaria Belo Lucena.pdfapplication/pdf1150751https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29384/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rosamaria%20Belo%20Lucena.pdf808abe58b8aaa01016e2e368d929dd9dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29384/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29384/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTDISSERTAÇÃO Rosamaria Belo Lucena.pdf.txtDISSERTAÇÃO Rosamaria Belo Lucena.pdf.txtExtracted texttext/plain200470https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29384/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rosamaria%20Belo%20Lucena.pdf.txtdcbde85348886fbc14ba10386415f5cbMD55123456789/293842019-10-25 23:37:24.816oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T02:37:24Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Afinal, o que querem os usuários? : uma análise empírica dos antecedentes da satisfação com sistemas de informação
title Afinal, o que querem os usuários? : uma análise empírica dos antecedentes da satisfação com sistemas de informação
spellingShingle Afinal, o que querem os usuários? : uma análise empírica dos antecedentes da satisfação com sistemas de informação
LUCENA, Rosamaria Belo
Satisfação de usuários
Antecedentes da satisfação
Domínio de uso
title_short Afinal, o que querem os usuários? : uma análise empírica dos antecedentes da satisfação com sistemas de informação
title_full Afinal, o que querem os usuários? : uma análise empírica dos antecedentes da satisfação com sistemas de informação
title_fullStr Afinal, o que querem os usuários? : uma análise empírica dos antecedentes da satisfação com sistemas de informação
title_full_unstemmed Afinal, o que querem os usuários? : uma análise empírica dos antecedentes da satisfação com sistemas de informação
title_sort Afinal, o que querem os usuários? : uma análise empírica dos antecedentes da satisfação com sistemas de informação
author LUCENA, Rosamaria Belo
author_facet LUCENA, Rosamaria Belo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0933436002598747
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3799501798859187
dc.contributor.author.fl_str_mv LUCENA, Rosamaria Belo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVEIRA, Denis Silva da
contributor_str_mv SILVEIRA, Denis Silva da
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação de usuários
Antecedentes da satisfação
Domínio de uso
topic Satisfação de usuários
Antecedentes da satisfação
Domínio de uso
description Um dos critérios mais difundidos para a avaliação do sucesso de Sistemas de Informação (SI) é a satisfação de seus usuários. Porém, há contradições e lacunas no tocante aos elementos que propiciam tal condição. Assim, a presente dissertação teve como objetivo geral a elucidação dos aspectos que contribuem para a satisfação de usuários com SI. Em coerência com o objetivo delineado, adotou-se a estratégia de pesquisa qualitativa básica. O lócus escolhido foi o setor bancário, em virtude da sua relevância econômica e do uso intensivo de tecnologia. Sendo assim, foram selecionadas duas instituições financeiras para a condução do estudo. Nos procedimentos metodológicos, utilizou-se observação, documentos e entrevistas semiestruturadas. Foram realizadas entrevistas com treze usuários de SI, que atuavam nos bancos selecionados. Os dados colhidos foram então submetidos à análise de conteúdo. Os resultados sugerem a existência de aspectos técnicos e não-técnicos associados à satisfação. No âmbito técnico do SI, os usuários destacam a relevância da disponibilidade, integração, escassez de falhas técnicas, rapidez e segurança. Como aspecto não-técnico, ficou evidenciada a figura do domínio de uso. O domínio é alcançado por meio de um processo de aprendizagem, para o qual são utilizados recursos formais e informais. Assim, fica evidente a complexidade do fenômeno da satisfação, bem como a exigência de atenção a elementos que vão além da qualidade do sistema. Tais constatações apresentam diversas implicações para a pesquisa e para a prática, discutidas ao longo do trabalho. Espera-se que este estudo possa auxiliar na compreensão do fenômeno da satisfação, bem como contribuir para o alcance do sucesso de SI nas organizações.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-21T22:12:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-21T22:12:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29384
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Administracao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29384/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rosamaria%20Belo%20Lucena.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29384/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rosamaria%20Belo%20Lucena.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29384/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29384/4/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29384/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rosamaria%20Belo%20Lucena.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f2048440c3958dc6f9afdc85532df12
808abe58b8aaa01016e2e368d929dd9d
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
dcbde85348886fbc14ba10386415f5cb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310606950236160