Letramento em Saúde e adesão à terapia antirretroviral de adultos que vivem com HIV/aids

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Raquel Dias da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000k648
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48880
Resumo: O Letramento em Saúde representa o conhecimento e as competências pessoais acumuladas com o passar das gerações, por meio de atividades diárias e interações sociais. Mediante habilidades cognitivas e de letramento é possível analisar criticamente informações, possibilitando ao indivíduo utilizá-las de modo a exercer maior domínio sobre eventos de sua vida e circunstância de saúde. Indivíduos com baixo nível de Letramento em Saúde podem ter dificuldades de compreender orientações da equipe de saúde, o que pode resultar na não adesão de medicamentos e na adoção de comportamentos de risco como relações sexuais desprotegidas e dificuldades em gerenciar o autocuidado. O estudo teve como objetivo analisar a associação da adesão à Terapia Antirretroviral com o Letramento em Saúde de adultos que vivem com HIV/aids. Tratou-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado em um Serviço Ambulatorial Especializado em HIV/aids de um hospital universitário, localizado no município de Recife - Pernambuco. A amostra foi composta por 69 indivíduos que vivem com HIV/aids vinculados ao referido serviço. Os dados foram coletados a partir de entrevistas, realizadas no período de junho a outubro de 2021, por meio de questionário sociodemográfico emocional, Short Test of Functional Health Literacy e Cuestionario para la Evaluación de la Adhesión al Tratamiento Antirretroviral, ambos com versões traduzidas e adaptadas ao Brasil. Os dados obtidos foram organizados no Epi Info versão 3.5.4, exportados e analisados no Programa IBM SPSS versão 21.0. Realizou-se análise descritiva para a caracterização dos participantes, em seguida análise inferencial para verificar fatores que influenciam a adesão à TARV. Os resultados evidenciaram o Nível de Letramento em Saúde adequado (63,8%), entretanto com adesão à TARV insuficiente (76,8%) e carga viral indetectável (83,9%). A população estudada foi composta predominantemente por homens (77,9%), pardos/amarelos (54,4%), homossexuais (47%), solteiros (63,2%), na faixa etária entre 50-59 anos (33%) número de anos de estudo entre 10 – 12 anos (26,1%), com renda pessoal de até 1 salário mínimo (34,5%) e tempo de tratamento >10 anos (44,4%). A baixa adesão à TARV apresentou relação com a percepção do indivíduo em avaliar sua saúde. Ações educativas são importantes ferramentas para tornar acessível informações necessárias para o viver com HIV/Aids. Entretanto, não deve limitar-se apenas a ações com o objetivo educativo e sim, explorar estratégias para ampliar o letramento em saúde, viabilizando que o indivíduo receba e analise criticamente informações para ampliar a capacidade de realizar boas escolhas, comportamentos e ações para sua saúde, repercutindo no aumento dos Índices de adesão à TARV, gerenciamento do Autocuidado e Autoeficácia. Embora não tenha sido encontrada associação entre LS e adesão a TARV e muito que pensemos no processo de Educação em Saúde para melhora das condições de LS e consequentemente na melhora da adesão. Os resultados obtidos nesse estudo instigaram reflexões no processo de trabalho do enfermeiro, no qual ações de Educação em Saúde podem contribuir para aumentar adesão à TARV por meio de intervenções em caráter coletivo, ampliando a participação e engajamento de indivíduos que vivem com HIV/aids.
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Indivíduos com baixo nível de Letramento em Saúde podem ter dificuldades de compreender orientações da equipe de saúde, o que pode resultar na não adesão de medicamentos e na adoção de comportamentos de risco como relações sexuais desprotegidas e dificuldades em gerenciar o autocuidado. O estudo teve como objetivo analisar a associação da adesão à Terapia Antirretroviral com o Letramento em Saúde de adultos que vivem com HIV/aids. Tratou-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado em um Serviço Ambulatorial Especializado em HIV/aids de um hospital universitário, localizado no município de Recife - Pernambuco. A amostra foi composta por 69 indivíduos que vivem com HIV/aids vinculados ao referido serviço. Os dados foram coletados a partir de entrevistas, realizadas no período de junho a outubro de 2021, por meio de questionário sociodemográfico emocional, Short Test of Functional Health Literacy e Cuestionario para la Evaluación de la Adhesión al Tratamiento Antirretroviral, ambos com versões traduzidas e adaptadas ao Brasil. Os dados obtidos foram organizados no Epi Info versão 3.5.4, exportados e analisados no Programa IBM SPSS versão 21.0. Realizou-se análise descritiva para a caracterização dos participantes, em seguida análise inferencial para verificar fatores que influenciam a adesão à TARV. Os resultados evidenciaram o Nível de Letramento em Saúde adequado (63,8%), entretanto com adesão à TARV insuficiente (76,8%) e carga viral indetectável (83,9%). A população estudada foi composta predominantemente por homens (77,9%), pardos/amarelos (54,4%), homossexuais (47%), solteiros (63,2%), na faixa etária entre 50-59 anos (33%) número de anos de estudo entre 10 – 12 anos (26,1%), com renda pessoal de até 1 salário mínimo (34,5%) e tempo de tratamento >10 anos (44,4%). A baixa adesão à TARV apresentou relação com a percepção do indivíduo em avaliar sua saúde. Ações educativas são importantes ferramentas para tornar acessível informações necessárias para o viver com HIV/Aids. Entretanto, não deve limitar-se apenas a ações com o objetivo educativo e sim, explorar estratégias para ampliar o letramento em saúde, viabilizando que o indivíduo receba e analise criticamente informações para ampliar a capacidade de realizar boas escolhas, comportamentos e ações para sua saúde, repercutindo no aumento dos Índices de adesão à TARV, gerenciamento do Autocuidado e Autoeficácia. Embora não tenha sido encontrada associação entre LS e adesão a TARV e muito que pensemos no processo de Educação em Saúde para melhora das condições de LS e consequentemente na melhora da adesão. Os resultados obtidos nesse estudo instigaram reflexões no processo de trabalho do enfermeiro, no qual ações de Educação em Saúde podem contribuir para aumentar adesão à TARV por meio de intervenções em caráter coletivo, ampliando a participação e engajamento de indivíduos que vivem com HIV/aids.Health Literacy represents the knowledge and personal skills accumulated over generations, through daily activities and social interactions. Through cognitive and literacy skills, it is possible to critically analyze information, enabling the individual to use them in order to exercise greater control over events in their life and health circumstances. Individuals with a low level of Health Literacy may have difficulties understanding health team guidelines, which can result in non-adherence to medication and in the adoption of risky behaviors such as unprotected sex and difficulties in managing self-care. The study aimed to analyze the association between adherence to Antiretroviral Therapy and Health Literacy in adults living with HIV/AIDS. This was a cross-sectional study, with a quantitative approach, carried out in an Outpatient Service Specialized in HIV/AIDS of a university hospital, located in the city of Recife - Pernambuco. The sample consisted of 69 individuals living with HIV/AIDS linked to the referred service. Data were collected from interviews carried out from June to October 2021, using an emotional sociodemographic questionnaire, Short Test of Functional Health Literacy and Cuestionario para la Evaluación de la Adhesión al Tratamiento Antirretroviral, both with translated and adapted versions. to Brazil. The data obtained were organized using Epi Info version 3.5.4, exported and analyzed using the IBM SPSS program version 21.0. A descriptive analysis was performed to characterize the participants, followed by an inferential analysis to verify factors that influence adherence to ART. The results showed an adequate Health Literacy Level (63.8%), however with insufficient adherence to ART (76.8%) and an undetectable viral load (83.9%). The population studied was predominantly composed of men (77.9%), brown/yellow (54.4%), homosexuals (47%), single (63.2%), aged between 50-59 years (33% ) number of years of study between 10 – 12 years (26.1%), with a personal income of up to 1 minimum wage (34.5%) and treatment time >10 years (44.4%). Low adherence to ART was related to the individual's perception of assessing their health. Educational actions are important tools to make information necessary for living with HIV/AIDS accessible. However, it should not be limited to actions with the educational objective, but explore strategies to expand health literacy, enabling the individual to receive and critically analyze information to increase the ability to make good choices, behaviors and actions for their health. , resulting in an increase in ART adherence rates, self-care management and self-efficacy. Although no association was found between SL and adherence to ART, we think a lot about the Health Education process to improve SL conditions and, consequently, improve adherence. The results obtained in this study instigated reflections on the nurses' work process, in which Health Education actions can contribute to increase adherence to ART through collective interventions, increasing the participation and engagement of individuals living with HIV/AIDS.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EnfermagemUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLetramento em saúdeHIVTerapia antirretroviralEducação em saúdeLetramento em Saúde e adesão à terapia antirretroviral de adultos que vivem com HIV/aidsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Raquel Dias da Silva Santos.pdfDISSERTAÇÃO Raquel Dias da Silva Santos.pdfapplication/pdf1939517https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48880/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Raquel%20Dias%20da%20Silva%20Santos.pdfe2eab6c8499fb46a72b79ee7db7283c0MD51TEXTDISSERTAÇÃO Raquel Dias da Silva Santos.pdf.txtDISSERTAÇÃO Raquel Dias da Silva Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain233914https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48880/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Raquel%20Dias%20da%20Silva%20Santos.pdf.txt0a3a4dcb7e7d60e73e2eededb3b32cb5MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Raquel Dias da Silva Santos.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Raquel Dias da Silva Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48880/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Raquel%20Dias%20da%20Silva%20Santos.pdf.jpg8331d5eb42e9854ce3fd6ea61d22e2f0MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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