Representações sociais dos professores do ensino mediado por tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Mateus Henrique da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44613
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa que buscou como objetivo geral analisar as Representações Sociais (RS) dos professores sobre o uso de Tecnologias Digitais no ensino regular. Investigar as representações sociais é relevante na medida que elas são uma forma de conhecimento cuja gênese é o senso comum socialmente construído, que se engendra na dinâmica indivíduo-grupo-indivíduo, configurando, finalmente, a realidade de um grupo social. As RS, ao tornarem estáveis a identidade dos grupos e orientarem suas práticas individuais dentro do grupo, explicam a realidade e justificam comportamentos, razão pela qual tornam seu estudo relevante para os pesquisadores. Moveu essa investigação, de forma geral, a inserção progressiva das Tecnologias Digitais (TD) nos protocolos de nossas escolas — como preconiza a Base Nacional Comum Curricular, 2018 — e, particularmente, pelo implemento do Ensino Remoto Emergencial (ERE) como substituto das aulas presenciais durante o isolamento social imposto pelas medidas sanitárias de combate ao Covid 19. Essa prática exigiu dos professores um empenho e vigor desmesurado, sem o pertinente suporte material e pedagógico. Alicerçaram este trabalho os teóricos Serge Moscovici (2007) e Jean Abric (1993; 1998; 2001), no que diz respeito às RS, e Antonio Nóvoa (2017; 2021), Imbernón (2020), Pretto (2021), Santos (2019), Moran (2017) e Kenski (2021) nas questões de docência e tecnologias digitais. O grupo social pesquisado foi de professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental, totalizando a aderência de 51 (cinquenta e um) docentes sendo 30 (trinta) pertencentes a rede pública, 16 (dezesseis) da rede privada e 5 (cinco) atuantes em ambas as redes de ensino, no município Caruaru - PE. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram questionário de livre associação e entrevistas semiestruturadas, ambos veiculados online. Adotamos a Análise de Conteúdo como um dos recursos metodológicos para leitura e sistematização dos dados que surgiram, o openEvoc para o processamento dos questionários de livre associação ancorados na abordagem estrutural da Teoria do Núcleo Central. A análise das afirmações permitiu constatar que as RS da inserção de tecnologias digitais no cotidiano escolar se constituíram mediante os cenários de provimento ou ausência de suporte físico e estrutural dos meios e recursos tecnológicos digitais, o que leva a concluir que diante de situações problematizadoras os professores conceberam RS negativas as tecnologias digitais, pelo desprovimento e impossibilidade laboral. Cenário que muda quando do progresso e estabilidade mínima conquistada pelos professores ao trabalho pedagógico com esses recursos. Em geral, os professores indicaram que as tecnologias digitais são essenciais ao progresso educacional, contudo, creditar valia e significado as tecnologias digitais de modo concreto e efetivo demanda condições estruturais e formativas ao trabalho pedagógico.
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As RS, ao tornarem estáveis a identidade dos grupos e orientarem suas práticas individuais dentro do grupo, explicam a realidade e justificam comportamentos, razão pela qual tornam seu estudo relevante para os pesquisadores. Moveu essa investigação, de forma geral, a inserção progressiva das Tecnologias Digitais (TD) nos protocolos de nossas escolas — como preconiza a Base Nacional Comum Curricular, 2018 — e, particularmente, pelo implemento do Ensino Remoto Emergencial (ERE) como substituto das aulas presenciais durante o isolamento social imposto pelas medidas sanitárias de combate ao Covid 19. Essa prática exigiu dos professores um empenho e vigor desmesurado, sem o pertinente suporte material e pedagógico. Alicerçaram este trabalho os teóricos Serge Moscovici (2007) e Jean Abric (1993; 1998; 2001), no que diz respeito às RS, e Antonio Nóvoa (2017; 2021), Imbernón (2020), Pretto (2021), Santos (2019), Moran (2017) e Kenski (2021) nas questões de docência e tecnologias digitais. O grupo social pesquisado foi de professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental, totalizando a aderência de 51 (cinquenta e um) docentes sendo 30 (trinta) pertencentes a rede pública, 16 (dezesseis) da rede privada e 5 (cinco) atuantes em ambas as redes de ensino, no município Caruaru - PE. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram questionário de livre associação e entrevistas semiestruturadas, ambos veiculados online. Adotamos a Análise de Conteúdo como um dos recursos metodológicos para leitura e sistematização dos dados que surgiram, o openEvoc para o processamento dos questionários de livre associação ancorados na abordagem estrutural da Teoria do Núcleo Central. A análise das afirmações permitiu constatar que as RS da inserção de tecnologias digitais no cotidiano escolar se constituíram mediante os cenários de provimento ou ausência de suporte físico e estrutural dos meios e recursos tecnológicos digitais, o que leva a concluir que diante de situações problematizadoras os professores conceberam RS negativas as tecnologias digitais, pelo desprovimento e impossibilidade laboral. Cenário que muda quando do progresso e estabilidade mínima conquistada pelos professores ao trabalho pedagógico com esses recursos. Em geral, os professores indicaram que as tecnologias digitais são essenciais ao progresso educacional, contudo, creditar valia e significado as tecnologias digitais de modo concreto e efetivo demanda condições estruturais e formativas ao trabalho pedagógico.CAPESThis work is the result of a qualitative research that sought as a general objective to analyze the Social Representations (SR) of teachers on the use of Digital Technologies in regular education. Investigating social representations is relevant as they are a form of knowledge whose genesis is socially constructed common sense, which engenders in individual-group-individual dynamics, finally configuring the reality of a social group. The RS, by becoming the identity of the groups and guide their individual practices within the group, explain reality and justify behaviors, which is why they make their study relevant to researchers. Move this research, in general, the progressive insertion of digital technologies (TD) in the protocols of our schools - as recommended the common curricular basis, 2018 - and particularly by the implementation of Emergency Remote Education (ERE) as a substitute for classes Presence during social isolation imposed by the sanitary measures to combat Covid 19. This work was based on the theorists Serge Moscovici (2007) and Jean Abric (1993; 1998; 2001), with regard to RS, and Antonio Nóvoa (2017; 2021), Imbernón (2020), Pretto (2021), Santos (2019), Moran (2017) and Kenski (2021) on issues of teaching and digital technologies. The social group surveyed was of teachers active in the initial years of elementary school, totaling the adhesion of 51 (fifty-one) teachers being 30 (thirty) belonging to the public network, 16 (sixteen) of the private networks and 5 (five) acting in Both teaching networks in the Municipality Caruaru - PE. The techniques used for data collection were a free association questionnaire and semi-structured interviews, both checked online. We adopt content analysis as one of the methodological resources for reading and systematization of data that have emerged, openEvoc for the processing of the free-associated questionnaires anchored in the structural approach of the Central Nucleus Theory. The analysis of the statements allowed to verify that the insertion of digital technologies in the school daily life were constituted through the dismissal and absence of physical and structural support of digital technological means and resources, which leads to concluding that in the face of problematizing situations teachers They conceived negative SR digital technologies, depriving and impossibility. Scenario that changes when progress and minimum stability won by teachers to pedagogical work with these resources. In general, teachers have indicated that digital technologies are essential to educational progress, however, to credit and meaning digital technologies in a concrete and effective mode technologies demands structural and formative conditions to pedagogical work.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAAUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRepresentações sociais – Caruaru (PE)Tecnologia de ponta e educaçãoProfessor – Caruaru (PE)Educação – Caruaru (PE)Ensino à distância – Caruaru (PE)Educação – Efeito das inovações tecnológicas – Caruaru (PE)Representações sociais dos professores do ensino mediado por tecnologias digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Mateus Henrique da Silva Bezerra.pdfDISSERTAÇÃO Mateus Henrique da Silva Bezerra.pdfapplication/pdf1774852https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44613/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Mateus%20Henrique%20da%20Silva%20Bezerra.pdf5515b38dc5b9c7d7ed9504376dcc8b16MD51TEXTDISSERTAÇÃO Mateus Henrique da Silva Bezerra.pdf.txtDISSERTAÇÃO Mateus Henrique da Silva Bezerra.pdf.txtExtracted texttext/plain303922https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44613/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Mateus%20Henrique%20da%20Silva%20Bezerra.pdf.txt51f1ce949ffb71627773bd89bef6143dMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Mateus Henrique da Silva Bezerra.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Mateus Henrique da Silva Bezerra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44613/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Mateus%20Henrique%20da%20Silva%20Bezerra.pdf.jpg1295a4cde7ba5171b723c8816ca993afMD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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