Representação social da criança com câncer sobre o processo de adoecimento e tratamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Luciana Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33088
Resumo: O câncer na infância é uma patologia com repercussões emocionais, sociais e culturais, pois interfere no processo de escolarização, no crescimento e desenvolvimento, na rotina das crianças e dos familiares. O tratamento é longo e desgastante, uma das principais modalidades terapêuticas utilizadas é a quimioterapia, que apresenta diversos efeitos colaterais, podendo requerer internamentos hospitalares. O objetivo do estudo foi identificar as representações sociais de crianças com câncer sobre o processo de adoecimento e tratamento quimioterápico. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa realizada em serviço onco hematológico público, referência no Estado (PE) e região nordeste do Brasil. Participaram dezesseis crianças com idade de 7 a 11 anos com diagnóstico de câncer, que realizavam ou haviam finalizado um ciclo da terapêutica quimioterapia. A amostra foi intencional e o número de participantes foi definido pelo critério de saturação teórica. Para coleta foi utilizado o método de triangulação dos dados, com emprego das técnicas do desenho-estória, de um roteiro de entrevista e formulário com dados de caracterização dos participantes. Na aplicação da técnica do desenho estória foi solicitado um desenho de uma criança que estivesse realizando o mesmo tratamento que ela e em seguida contasse a estória do desenho. Posteriormente, na entrevista foram realizados questionamentos sobre aspectos vivenciados durante o adoecimento e as expectativas após o tratamento. Os dados de caracterização dos participantes foram coletados com os responsáveis da criança e descritos de acordo com a frequência de respostas. Para auxiliar na coleta de dados as entrevistas foram gravadas, subsidiando a etapa de transcrição. A análise dos dados ocorreu por meio da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados encontrados nos relatos oriundo dos desenhos-estórias e das entrevistas formaram quatro categorias temáticas: significados do câncer; processo terapêutico; vivências no âmbito hospitalar e expectativas pós-tratamento. Os resultados traduzem a representação social das crianças frente ao câncer, possibilitando a reflexão dos profissionais de saúde diante do cuidado ofertado à essas crianças e seus familiares. Os achados da pesquisa possibilitam repensar a prática assistencial, como também, a formação dos profissionais de saúde para o trabalho interdisciplinar na assistência a esse público.
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spelling SANTOS, Luciana Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/4995152938318027http://lattes.cnpq.br/8814068290329233MONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles2019-09-17T20:25:50Z2019-09-17T20:25:50Z2018-06-29https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33088O câncer na infância é uma patologia com repercussões emocionais, sociais e culturais, pois interfere no processo de escolarização, no crescimento e desenvolvimento, na rotina das crianças e dos familiares. O tratamento é longo e desgastante, uma das principais modalidades terapêuticas utilizadas é a quimioterapia, que apresenta diversos efeitos colaterais, podendo requerer internamentos hospitalares. O objetivo do estudo foi identificar as representações sociais de crianças com câncer sobre o processo de adoecimento e tratamento quimioterápico. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa realizada em serviço onco hematológico público, referência no Estado (PE) e região nordeste do Brasil. Participaram dezesseis crianças com idade de 7 a 11 anos com diagnóstico de câncer, que realizavam ou haviam finalizado um ciclo da terapêutica quimioterapia. A amostra foi intencional e o número de participantes foi definido pelo critério de saturação teórica. Para coleta foi utilizado o método de triangulação dos dados, com emprego das técnicas do desenho-estória, de um roteiro de entrevista e formulário com dados de caracterização dos participantes. Na aplicação da técnica do desenho estória foi solicitado um desenho de uma criança que estivesse realizando o mesmo tratamento que ela e em seguida contasse a estória do desenho. Posteriormente, na entrevista foram realizados questionamentos sobre aspectos vivenciados durante o adoecimento e as expectativas após o tratamento. Os dados de caracterização dos participantes foram coletados com os responsáveis da criança e descritos de acordo com a frequência de respostas. Para auxiliar na coleta de dados as entrevistas foram gravadas, subsidiando a etapa de transcrição. A análise dos dados ocorreu por meio da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados encontrados nos relatos oriundo dos desenhos-estórias e das entrevistas formaram quatro categorias temáticas: significados do câncer; processo terapêutico; vivências no âmbito hospitalar e expectativas pós-tratamento. Os resultados traduzem a representação social das crianças frente ao câncer, possibilitando a reflexão dos profissionais de saúde diante do cuidado ofertado à essas crianças e seus familiares. Os achados da pesquisa possibilitam repensar a prática assistencial, como também, a formação dos profissionais de saúde para o trabalho interdisciplinar na assistência a esse público.Childhood cancer is a pathology with emotional, social and cultural repercussions, as it interferes in the schooling process, growth, development and routine of children and their families. The treatment is long and exhausting, one of the main therapeutic modalities used is chemotherapy which has several side effects and may require hospital admissions. The objective of this study is to identify the social representations of children with cancer on the process of illness and chemotherapy treatment. This is a case study with a qualitative approach carried out in public oncohaematological service, in the State and region, in Recife (PE), Brazil. Sixteen children aged 7 to 11 years with a diagnosis of cancer who had or have already gone through chemotherapy participated. The sample was intentional and the number of participants was defined by the theoretical saturation criteria. For data collection, the triangulation method was used, using the drawing-story technique, an interview script and a form with information characterizing the participants. In the application of the technique of the story design the child was asked to draw a picture that would portray a child who was performing the same treatment as she and then told the story of the drawing. Subsequently, in the interview there were questions about aspects experienced during illness and expectations. The characterization data of the participants were collected with the child responsible ones and described according to the frequency of responses. To assist in data collection the interviews were recorded, subsidizing the transcription step. The analysis of the data occurred through the technique of content analysis proposed by Bardin. The results found in the reports from the storyboards and the interviews formed four thematic categories: meanings of cancer, therapeutic process, hospital experiences and expectations after treatment. The results reflect the social representation of children in the face of cancer, allowing health professionals to reflect on the care offered to these children and their families. The research findings make it possible to rethink the care practice, as well as the training of health professionals for the interdisciplinary work in assisting this public.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do AdolescenteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSaúde da criançaNeoplasiasPráticas interdisciplinasPsicologia socialSaúde em educaçãoRepresentação social da criança com câncer sobre o processo de adoecimento e tratamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Luciana Fernandes Santos.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Luciana Fernandes Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33088/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Luciana%20Fernandes%20Santos.pdf.jpg11b2f3e9ada066fd6c272a0f1511f15dMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Luciana Fernandes Santos.pdfDISSERTAÇÃO Luciana Fernandes Santos.pdfapplication/pdf1106161https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33088/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Luciana%20Fernandes%20Santos.pdf895b4fe6dc3249b3b2d059ea5d1de69bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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