Artivismo musical e feminismos: arte e política nas disputas visuais e no direito de existir das dissidências sexuais e de gêneros
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Data de Publicação: | 2021 |
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Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48128 |
Resumo: | Rosamaria Luiza de Melo Rocha da Escola Superior de Propaganda e Marketing teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 1 v. 15 n.2 (2021) |
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Rocha, Rosamaria Luiza de Melo2021-07-12T13:04:01Z2021-07-12T13:04:01Z2021ROCHA, Rosamaria Luiza de Melo. Artivismo musical e feminismos: arte e política nas disputas visuais e no direito de existir das dissidências sexuais e de gêneros. Entrevistador: Roberto Abib. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 476-488, abr./jun. 2021. Entrevista concedida à RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde.1981-6278https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4812810.29397/reciis.v15i2.24201981-6278Rosamaria Luiza de Melo Rocha da Escola Superior de Propaganda e Marketing teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 1 v. 15 n.2 (2021)Em entrevista à Reciis, a cientista Rose de Melo Rocha compreende seus estudos baseados em um conhecimento encarnado que se espraia por suas atuações como pesquisadora, professora e cidadã. Em sua trajetória intelectual, procura pensar a comunicação como um processo de vinculação com implicações afetuais e subjetivas em temas como culturas urbanas, juvenis e audiovisualidades. Tais temáticas se entrecruzam e se reencontram nos seus estudos recentes sobre corporalidades e dissidências sexuais e de gênero. Rose de Melo Rocha observa o entretenimento e, particularmente, o que denomina de artivismo musical de gênero como um campo de ruptura em relação à arte e a um posicionamento ativista que problematiza a política institucional. As cantoras Pabllo Vittar e Linn da Quebrada são pensadas como entradas protagônicas e dissidentes nas disputas audiovisuais, construindo outras audiovisualidades como projeções de utopias realizáveis. O que importa para a pesquisadora, e para os grupos nos quais se aliança, é ir além do discurso da resistência a fim de fortalecer o direito de existir, o direito à presença. Nesse sentido, defende um feminismo que não se restrinja a um essencialismo identitário. Rose de Melo Rocha é professora titular e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM/SP).In an interview given to Reciis (Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde – Electronic Journal of Communication, Information & Innovation in Health), Fiocruz, Brazil, the scientist Rose de Melo Rocha reveals how her studies are based on an embodied knowledge that spreads over her acting as reseacher, professor and citizen. In her intellectual trajectory, she searches for a thinking on communication as a bonding process that has ‘affective’ and subjective implications for themes such as urban and youthful cultures, and audiovisuals. Such thematic approaches intersect as well come together in her recent studies about corporality and sexual and gender dissidence. Rose de Melo Rocha observes the entertainment and particularly what she calls the ‘gender musical artivism’ and she see them as a field of rupture regarding the art and an activist posture that poses under discussion the institutional politics. The singers Pabllo Vittar and Linn da Quebrada are seen as emblematic protagonists and dissidents in audiovisual disputes, building others audiovisuals as projections of attainable utopias. What is important to the researcher and to groups with she has alliances is go beyond the discourse of resistance so that to strengthen the right to exist, the right to the presence. In this sense, she advocates a feminism that is not restricted to an identity essentialism. Rose de Melo Rocha is a professor and reseacher in the Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo at Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM/SP), Brazil.En una entrevista concedida a Reciis (Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde – Revista Electrónica de Comunicación, Información & Innovación en Salud), Fiocruz, Brasil, la científica Rose de Melo Rocha revela cómo sus estudios se basan en un conocimiento encarnado que se extiende en sus actuaciones como investigadora, profesora universitaria y ciudadana. En su trayectoria intelectual busca pensar en la comunicación como un proceso de vinculación que tiene implicaciones ‘afectivas’ y subjetivas para temas como las culturas urbanas y juvenis y los audiovisuales. Estos enfoques temáticos se entrecruzan y se reencuentran en sus recientes estudios sobre corporalidad y disensiones sexuales y de género. Rose de Melo Rocha observa el entretenimiento y, en particular, el que ella denomina ‘artvismo musical de género’ y los ve como un campo de ruptura con respecto al arte y un posicionamiento activista que problematiza la política institucional. Las cantoras Pabllo Vittar and Linn da Quebrada son vistas como protagonistas y disidentes emblemáticas en disputas audiovisuales, construyendo otros audiovisuales como proyección de utopias realizables. El que es de importancia para la investigadora y para los grupos con los cuales ella tiene alianza es ir más allá del discurso de resistencia para que se fortalezca el derecho de existir, el derecho a la presencia. En este sentido, ella aboga por un feminismo que no se limite al esencialismo identitario. Rose de Melo Rocha es profesora universitaria y investigadora en el Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo de la Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM/SP), Brasil.Escola Superior de Propaganda e Marketing. São Paulo, SP, Brasil.porFundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.ArtivismoFeminismoGênerosSexualidadeComunicaçãoArtivismFeminismsGendersSexualityCommunicationArtivismoFeminismoGénerosSexualidadComunicaciónArtivismo musical e feminismos: arte e política nas disputas visuais e no direito de existir das dissidências sexuais e de gênerosMusical artivism and feminisms: art and politics in the visual disputes and concerning the right to exist of the sexual and gender dissidenceArtvismo musical y feminismos: arte y política en las disputas visuales y relacionadas con el derecho de existir de las disensiones sexuales y de génerosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/48128/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINAL2420-9889-1-PB.pdfapplication/pdf1109136https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/48128/2/2420-9889-1-PB.pdfb6be018cb3e33929eda2d9ec46ddd633MD52TEXT2420-9889-1-PB.pdf.txt2420-9889-1-PB.pdf.txtExtracted texttext/plain55522https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/48128/3/2420-9889-1-PB.pdf.txt895c2a7c0d3501c49f9e79e505aad7b9MD53icict/481282023-03-02 13:00:31.543oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-03-02T16:00:31Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
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