Cartilha educacional sobre bullying transfóbico no preconceito à diversidade de gênero de professores do ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMALHO, Marclineide Nóbrega de Andrade
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000f09n
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52018
Resumo: As pessoas transgênero são vítimas de preconceitos, estigmas, discriminação, bullying, entre tantas outras formas de violência social. A escola pode se configurar como um cenário de exclusão e repressão às identidades transgênero, ou um ambiente de acolhimento e de desconstrução da ordem social hegemônica. Entende-se que os professores podem contribuir com a prevenção do bullying transfóbico. As Tecnologias Educacionais, dentre elas as cartilhas, são ferramentas que podem auxiliar na capacitação de professores, além de poderem ser usadas na educação em saúde com esses atores. Objetivou-se avaliar o efeito de uma cartilha educacional sobre bullying transfóbico com orientações fundamentadas no referencial de Cultura de Paz, no preconceito à diversidade de gênero de professores do Ensino Fundamental II. Trata-se de um estudo multimétodo desenvolvido em escolas públicas municipais de João Pessoa, na Paraíba. Realizou-se em três etapas: estudo qualitativo para embasar tipo e conteúdo da tecnologia educacional; estudo metodológico com desenvolvimento de cartilha educacional sobre bullying transfóbico, validação de conteúdo com juízes especialistas e avaliação semântica com o público- alvo; e estudo quase experimental com avaliação do escore de preconceito à diversidade de gênero de professores, antes e após a intervenção com a cartilha. O estudo qualitativo evidenciou cinco categorias: “Conceito equivocado de transexualidade”; “Experiências com estudantes trans”; “Bullying transfóbico, o que faria o professor?”; “Cultura de Paz nas escolas”; e “Sugestões para tecnologia educacional”. O desenvolvimento da cartilha foi guiado por referencial para construção de Material Educativo Impresso, e as orientações para prevenção do bullying transfóbico se fundamentaram no referencial de Cultura de Paz. A primeira versão da cartilha foi analisada por 27 juízes com formação de especialistas em Diversidade Sexual e de Gênero, Cultura de Paz, ou em Material Educativo Impresso, e obteve Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) de 0,972, 0,982 e 0,991 para as dimensões “Objetivos”, “Estrutura e Apresentação”, e “Relevância”, respectivamente, sendo validada na primeira rodada. A segunda versão da cartilha foi avaliada por 10 professores do Ensino Fundamental II que julgaram a cartilha quanto aos objetivos, organização, linguagem, aparência, motivação e adequação cultural, com Índice de Concordância Semântica (ICS) que variou entre 0,90 e 0,96 para cada uma das dimensões. O estudo quase experimental foi realizado com 42 professores do Ensino Fundamental II. A intervenção com a cartilha aconteceu de forma on-line ou presencial, conforme disponibilidade dos participantes. Para comparação das médias do escore de preconceito nos três momentos de aplicação da escala de preconceito contra a diversidade de gênero, utilizou-se o teste ANOVA para amostras repetidas. A média no pré-teste foi de 14,97 (±3,66) pontos; no pós-teste imediato passou a ser 14,35 (±3,25); e, no pós-teste 2, foi 13,92 (±2,68) (p=0,020). A cartilha educacional reduziu significativamente o preconceito dos professores do Ensino Fundamental II relativo à diversidade de gênero. É um recurso pedagógico inovador para capacitação de professores, podendo ser utilizada por enfermeiros e demais profissionais na Educação em Saúde com essa população.
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As Tecnologias Educacionais, dentre elas as cartilhas, são ferramentas que podem auxiliar na capacitação de professores, além de poderem ser usadas na educação em saúde com esses atores. Objetivou-se avaliar o efeito de uma cartilha educacional sobre bullying transfóbico com orientações fundamentadas no referencial de Cultura de Paz, no preconceito à diversidade de gênero de professores do Ensino Fundamental II. Trata-se de um estudo multimétodo desenvolvido em escolas públicas municipais de João Pessoa, na Paraíba. Realizou-se em três etapas: estudo qualitativo para embasar tipo e conteúdo da tecnologia educacional; estudo metodológico com desenvolvimento de cartilha educacional sobre bullying transfóbico, validação de conteúdo com juízes especialistas e avaliação semântica com o público- alvo; e estudo quase experimental com avaliação do escore de preconceito à diversidade de gênero de professores, antes e após a intervenção com a cartilha. 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É um recurso pedagógico inovador para capacitação de professores, podendo ser utilizada por enfermeiros e demais profissionais na Educação em Saúde com essa população.Transgender persons are targets of prejudice, stigma, segregation, discrimination, bullying, among many other types of social violence. The school can be set as a scenario of exclusion and repression of transgender identities, or an environment of embracement and deconstruction of the hegemonic social order. It is understood that teachers may contribute to the prevention of transphobic bullying. Educational Technologies, including booklets, are tools that can assist in teacher’s training and health education. The objective was to evaluate the effect of an educational booklet on transphobic bullying with guidelines based on the Culture of Peace framework, on prejudice towards gender diversity of Middle School teachers. This is a multimethod study conducted in municipal public schools in João Pessoa, Paraíba. It was conducted in three stages: a qualitative study to support the type and content of educational technology; a methodological study with the development of an educational booklet on transphobic bullying, content validity with expert judges and semantic evaluation with the target audience; and a quasi-experimental study evaluating the prejudice regarding gender diversity by teachers, before and after the intervention with the booklet. The qualitative study found five themes: “Misconception of transsexuality”; “Experiences with trans students”, “Transphobic bullying, what would the teacher do?”, “The Culture of Peace in schools”, and “Suggestions for educational technology”. To develop the booklet, the Printed Educational Material referential was used, and the guidelines for the prevention of transphobic bullying were based on the Culture of Peace framework. The first version of the booklet was analyzed by 27 judges trained as specialists in Sexual and Gender Diversity, Culture of Peace, or in the Printed Educational Material, and reached a Content Validity Coefficient (CVC) of 0.972, 0.982 and 0.991 for the dimensions “Objectives”, “Structure and Presentation”, and “Relevance”, respectively, with its validity in the first round. The second version of the booklet was evaluated by 10 Middle School teachers who judged the booklet in terms of objectives, organization, language, appearance, motivation, and cultural adequacy, with a Semantic Agreement Index (SAI) that varied from 0.90 to 0.96 for each dimension. The quasi-experimental study was conducted with 42 Middle School teachers. The intervention with the booklet was done online or in person, depending on the participants’ availability. To compare the means of the prejudice score, in the three stages of application of the prejudice scale against gender diversity, the ANOVA test for repeated samples was used. The average score in the pre-test was 14.97 (±3.66); in the immediate post-test it was 14.35 (±3.25); and, in post-test 2, performed 15 days after the intervention, it was 13.92 (±2.68) (p=0.020). The educational booklet significantly reduced Middle School teachers’ prejudice concerning gender diversity. It is an innovative pedagogical resource for training teachers and can be used by nurses and other professionals in Health Education with this population.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EnfermagemUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessEnfermagemEducação em saúdePromoção da saúde escolarPessoas TransgênerosTransfobiaCartilha educacional sobre bullying transfóbico no preconceito à diversidade de gênero de professores do ensino fundamental IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Marclineide Nóbrega de Andrade Ramalho.pdfTESE Marclineide Nóbrega de Andrade Ramalho.pdfapplication/pdf2484917https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52018/1/TESE%20Marclineide%20N%c3%b3brega%20de%20Andrade%20Ramalho.pdf8dae1ab1ef7510c85a63c4d3adf8b889MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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