A professora ideal: uma análise do aconselhamento e da premiação como dispositivos pedagógicos de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Ana Paula Rufino dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31726
Resumo: Os dispositivos pedagógicos de gênero se configuram como objeto teórico de estudo que conforma esta tese. Tal objeto interessa-nos pelo modo como atua na regulação e modificação da experiência estética que a professora faz de si. Essa escolha assenta-se na premissa de que há práticas que têm a capacidade de capturar, orientar, determinar, modelar e controlar condutas e discursos dos seres viventes. Seguir com essa perspectiva significa supor que os dispositivos pedagógicos de gênero têm como função social e cultural instituir para cada sociedade o modo de ser e estar no mundo como homem e como mulher. No contexto desta tese, pretendemos argumentar em favor da defesa de que os dispositivos pedagógicos de gênero capturam sujeitos enquanto sujeito professor. Sob esse escopo, o estudo em tela delineia a seguinte pergunta de pesquisa: Como o Aconselhamento e a Premiação atuam na regulação da experiência estética da professora produzindo a professora ideal? De forma mais objetiva interessa problematizar a produção de certo modo de subjetivação e representação da experiência estética que as professoras fazem de si. No centro da questão está à intenção de colocar em suspenso tanto uma possibilidade da existência de um sujeito professor universal – um sujeito substância, quanto busca deixar aparecer diversas formas de governamento por diversos dispositivos culturais que elaboram verdades sobre esse sujeito, polarizando homem e mulher, com base em suas diferenças psicológicas e biológicas, impondo, assim, um deslocamento de significados. O desenho analítico está conformado nos interstícios da análise arqueológica de Foucault e do campo dos Estudos Culturais e nesse sentido contempla elementos da análise de discursos e elementos da análise cultural e assim textos e imagens são analisadas em sua função enunciativa e nos aspectos da representação, da posição de sujeito e da performatividade. O arquivo eleito é constituído de materialidades discursivas que integram o discurso cultural da revista Nova Escola a respeito do “Prêmio Educador Nota 10” da Fundação Victor Civita, na seção “Fala Mestre” e na seção “Obrigada, professora”. Também é analisada a preleção dirigida a professorandas e bacharelandos por Ulisses Pernambucano, documento do acervo especial da Biblioteca Pública de Pernambuco, publicado pelas Officinas Graphicas da Penitenciária e Detenção do Recife em 1923. São enunciados advindos da passagem da superfície linguística para a do discurso, examinados pela forma como operam certa tecnologia de gênero nas dimensões do dizível e do enunciável. Na análise empreendida, buscou-se colocar em suspenso um conjunto de práticas discursivas que revelam um regime de verdade sobre a professora ideal e neste intuito investiu-se na visualização da rede que se estabelece entre discursos, proposições na forma como atuam os operadores do discurso pedagógico de gênero e entram em disputa pela significação do sujeito professor. Trabalhar o arquivo escolhido com a analítica escolhida e suas articulações possibilitou visualizar o Aconselhamento e a Premiação fazendo funcionar uma dobradiça de governo da conduta pela manutenção de uma espécie de tutela da experiência mesma de ser professora, com um regime de verdade sobre a professora investida na produção de subjetividades de gênero.
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No contexto desta tese, pretendemos argumentar em favor da defesa de que os dispositivos pedagógicos de gênero capturam sujeitos enquanto sujeito professor. Sob esse escopo, o estudo em tela delineia a seguinte pergunta de pesquisa: Como o Aconselhamento e a Premiação atuam na regulação da experiência estética da professora produzindo a professora ideal? De forma mais objetiva interessa problematizar a produção de certo modo de subjetivação e representação da experiência estética que as professoras fazem de si. No centro da questão está à intenção de colocar em suspenso tanto uma possibilidade da existência de um sujeito professor universal – um sujeito substância, quanto busca deixar aparecer diversas formas de governamento por diversos dispositivos culturais que elaboram verdades sobre esse sujeito, polarizando homem e mulher, com base em suas diferenças psicológicas e biológicas, impondo, assim, um deslocamento de significados. O desenho analítico está conformado nos interstícios da análise arqueológica de Foucault e do campo dos Estudos Culturais e nesse sentido contempla elementos da análise de discursos e elementos da análise cultural e assim textos e imagens são analisadas em sua função enunciativa e nos aspectos da representação, da posição de sujeito e da performatividade. O arquivo eleito é constituído de materialidades discursivas que integram o discurso cultural da revista Nova Escola a respeito do “Prêmio Educador Nota 10” da Fundação Victor Civita, na seção “Fala Mestre” e na seção “Obrigada, professora”. Também é analisada a preleção dirigida a professorandas e bacharelandos por Ulisses Pernambucano, documento do acervo especial da Biblioteca Pública de Pernambuco, publicado pelas Officinas Graphicas da Penitenciária e Detenção do Recife em 1923. São enunciados advindos da passagem da superfície linguística para a do discurso, examinados pela forma como operam certa tecnologia de gênero nas dimensões do dizível e do enunciável. Na análise empreendida, buscou-se colocar em suspenso um conjunto de práticas discursivas que revelam um regime de verdade sobre a professora ideal e neste intuito investiu-se na visualização da rede que se estabelece entre discursos, proposições na forma como atuam os operadores do discurso pedagógico de gênero e entram em disputa pela significação do sujeito professor. Trabalhar o arquivo escolhido com a analítica escolhida e suas articulações possibilitou visualizar o Aconselhamento e a Premiação fazendo funcionar uma dobradiça de governo da conduta pela manutenção de uma espécie de tutela da experiência mesma de ser professora, com um regime de verdade sobre a professora investida na produção de subjetividades de gênero.CAPESLos dispositivos pedagógicos de género se configuran como objeto teórico de estudio que conforma esta tesis. Tal objeto nos interesa por el modo en que actúa en la regulación y modificación de la experiencia estética que la profesora hace de sí. Esta elección se basa en la premisa de que hay prácticas que tienen la capacidad de capturar, orientar, determinar, modelar y controlar conductas y discursos de los seres vivientes. Seguir con esa perspectiva significa suponer que los dispositivos pedagógicos de género tienen como función social y cultural instituir para cada sociedad el modo de ser y estar en el mundo como hombre y como mujer. En el contexto de esta tesis, pretendemos argumentar en favor de la defensa de que los dispositivos pedagógicos de género capturan sujetos como sujeto profesor. En este ámbito, el estudio en pantalla delinea la siguiente pregunta de investigación: ¿Cómo el Asesoramiento y la Premiación actúan en la regulación de la experiencia estética de la profesora produciendo la profesora ideal? De forma más objetiva interesa problematizar la producción de cierto modo de subjetivación y representación de la experiencia estética que las profesoras hacen de sí. En el centro de la cuestión está a la intención de poner en suspenso tanto una posibilidad de la existencia de un sujeto maestro universal-un sujeto sustancia, cuanto busca dejar aparecer diversas formas de gobernanza por diversos dispositivos culturales que elaboran verdades sobre ese sujeto, polarizando hombre y mujer, con base en sus diferencias psicológicas y biológicas, imponiendo así un desplazamiento de significados. El diseño analítico está conformado en los intersticios del análisis arqueológico de Foucault y del campo de los Estudios Culturales y en ese sentido contempla elementos del análisis de discursos y elementos del análisis cultural y así los textos e imágenes se analizan en su función enunciativa y en los aspectos de la representación, la posición de sujeto y la performatividad. El archivo electo está constituido de materialidades discursivas que integran el discurso cultural de la revista Nova Escola acerca del "Premio Educador Nota 10" de la Fundación Victor Civita, en la sección "Habla Maestro" y en la sección "Gracias, profesora". También se analiza la prelección dirigida a profesores y bacharelas por Ulises Pernambucano, documento del acervo especial de la Biblioteca Pública de Pernambuco, publicado por las Officinas Graphicas de la Penitenciaría y Detención de Recife en 1923. Se enuncian provenientes del pasaje de la superficie lingüística para la del discurso, examinados por la forma en que operan cierta tecnología de género en las dimensiones de lo decente y de lo enunciable. En el análisis emprendido, se buscó poner en suspenso un conjunto de prácticas discursivas que revelan un régimen de verdad sobre la profesora ideal y en este propósito se invirtió en la visualización de la red que se establece entre discursos, proposiciones en la forma como actúan los operadores del discurso pedagógico de género y entran en disputa por la significación del sujeto profesor. Trabajar el archivo elegido con la analítica elegida y sus articulaciones posibilitó visualizar el Asesoramiento y la Premiación haciendo funcionar una bisagra de gobierno de la conducta por el mantenimiento de una especie de tutela de la experiencia misma de ser profesora, con un régimen de verdad sobre la profesora investida en la profesora producción de subjetividades de género.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProfessores - FormaçãoEducação - FilosofiaEducação - HistóriaUFPE - Pós-graduaçãoA professora ideal: uma análise do aconselhamento e da premiação como dispositivos pedagógicos de gêneroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Ana Paula Rufino dos Santos.pdf.jpgTESE Ana Paula Rufino dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2197https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31726/6/TESE%20Ana%20Paula%20Rufino%20dos%20Santos.pdf.jpgc05b376ebefea0a16c39e29cd7eab909MD56ORIGINALTESE Ana Paula Rufino dos Santos.pdfTESE Ana Paula Rufino dos Santos.pdfapplication/pdf6922234https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31726/1/TESE%20Ana%20Paula%20Rufino%20dos%20Santos.pdf3c3c16f92b62acbec15908aa243fb75eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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