Contributos da formação stricto sensu no processo de construção da identidade profissional docente: o que dizem os alunos do programa de pós-graduação em educação da UFPE
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32669 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar os contributos da formação stricto sensu no processo de construção da identidade profissional docente de estudantes de Pós-Graduação em Educação. O trabalho se baseou em estudos voltados para o campo da identidade profissional docente por considerar a formação, identificação com profissionais da área, a cultura do grupo de pertença profissional, ao contexto sociopolítico, incentivo da família, reconhecimento social da profissão, entre tantas outras influências, como sendo importantes não apenas na escolha da profissão, mas também na permanência nessa atividade. Nessa perspectiva, elegemos Dubar (2005), Pimenta (2002), Pimenta e Anastasiou (2014) – e pesquisas referentes à temática de formação stricto sensu, entre outros, para embasar essa pesquisa. O estudo foi de abordagem metodológica de natureza qualitativa por esta compreender os dados em profundidade e retratar a perspectiva dos participantes. O programa de pós-graduação stricto sensu em Educação da UFPE constituiu-se como o lócus da investigação e os participantes foram onze pós-graduandos do programa. A pesquisa foi dividida em dois momentos: no primeiro, entramos em contato com os alunos das duas turmas vigentes via e-mail e, no segundo, marcamos um encontro pessoalmente para realizar as entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. Os dados coletados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2009). Os resultados nos permitiram identificar que as motivações dos alunos para ingressarem na pós-graduação stricto sensu estão relacionadas a questões profissionais, de valorização profissional e social, melhores condições financeiras, complementação de formação, entre outras. Quanto às expectativas, os alunos revelaram vários aspectos relacionados a melhorias e valorizações profissionais, além de uma contribuição para a formação de um sujeito crítico, mais autônomo e preparado intelectualmente. Com relação à importância atribuída à identidade profissional docente, destacou-se a ampliação e os novos entendimentos sobre a prática educacional como um grande contributo para a formação do sujeito. O aprofundamento teórico foi outro ponto bastante valorizado, assim como as reflexões sobre a atividade docente que possibilitam a ampliação e novos entendimentos quanto à prática educacional. Outras pesquisas na área de formação stricto sensu e identidade profissional docente são necessárias por ser um campo pouco explorado, possibilitando novas reflexões para a atividade docente. |
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VASCONCELOS, Fernanda Nery de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/8176064282370075http://lattes.cnpq.br/7938693723738171AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho de2019-09-12T18:22:29Z2019-09-12T18:22:29Z2017-05-31https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32669A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar os contributos da formação stricto sensu no processo de construção da identidade profissional docente de estudantes de Pós-Graduação em Educação. O trabalho se baseou em estudos voltados para o campo da identidade profissional docente por considerar a formação, identificação com profissionais da área, a cultura do grupo de pertença profissional, ao contexto sociopolítico, incentivo da família, reconhecimento social da profissão, entre tantas outras influências, como sendo importantes não apenas na escolha da profissão, mas também na permanência nessa atividade. Nessa perspectiva, elegemos Dubar (2005), Pimenta (2002), Pimenta e Anastasiou (2014) – e pesquisas referentes à temática de formação stricto sensu, entre outros, para embasar essa pesquisa. O estudo foi de abordagem metodológica de natureza qualitativa por esta compreender os dados em profundidade e retratar a perspectiva dos participantes. O programa de pós-graduação stricto sensu em Educação da UFPE constituiu-se como o lócus da investigação e os participantes foram onze pós-graduandos do programa. A pesquisa foi dividida em dois momentos: no primeiro, entramos em contato com os alunos das duas turmas vigentes via e-mail e, no segundo, marcamos um encontro pessoalmente para realizar as entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. Os dados coletados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2009). Os resultados nos permitiram identificar que as motivações dos alunos para ingressarem na pós-graduação stricto sensu estão relacionadas a questões profissionais, de valorização profissional e social, melhores condições financeiras, complementação de formação, entre outras. Quanto às expectativas, os alunos revelaram vários aspectos relacionados a melhorias e valorizações profissionais, além de uma contribuição para a formação de um sujeito crítico, mais autônomo e preparado intelectualmente. Com relação à importância atribuída à identidade profissional docente, destacou-se a ampliação e os novos entendimentos sobre a prática educacional como um grande contributo para a formação do sujeito. O aprofundamento teórico foi outro ponto bastante valorizado, assim como as reflexões sobre a atividade docente que possibilitam a ampliação e novos entendimentos quanto à prática educacional. Outras pesquisas na área de formação stricto sensu e identidade profissional docente são necessárias por ser um campo pouco explorado, possibilitando novas reflexões para a atividade docente.CAPESThis research aimed to investigate the contributions of postgraduate studies in the process of the construction of the teacher’s professional identity of students from postgraduate studies in Education. The investigation was based on studies related to professional identity of teachers with authors that understand it as a phenomenon which is in constant transformation. In this perspective, authors such as Dubar (2005), Pimenta (2002), Pimenta and Anastasiou (2014), were chosen, among others, along with researches about postgraduate studies education. The choice was made to develop a study based on a qualitative approach analysis method to give it depth and depict the participants’ perspectives. The postgraduate program in Education from UFPE was the locus of investigation and the students were eleven in total. The research consisted in two moments: on the first a contact with the students through e-mail was made and then, on the second, a meeting in person was set so the interviews recorded in audio with the ones who showed interest in the research could take place. The collected data was analyzed following the content analysis from Bardin (2009). The findings led to the identification that the students’ motivations to join a postgraduate institution are related to professional issues, professional and social appreciation, better financial conditions, continuing education, among others. As for the expectations, the students highlighted various aspects related to the improvement and professional acknowledgment, as well as a contribution to the professional qualification of a critical individual more autonomous and more prepared intellectually. As for the importance given to teacher’s professional identity the enlargement and new light on understanding regarding the educational practices were emphasized. The depth on theory was another aspect which was quite valued by the students as well as reflection about the teaching activity that made the extension to understand the educational practice better a possibility. Other researches in the postgraduate studies and professional identity areas are necessary as it is an unexplored field as it can make new reflections about the teaching activity a reality.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProfessores - FormaçãoMestrado em educaçãoEstudantes de pós-graduaçãoUFPE - Pós-graduaçãoContributos da formação stricto sensu no processo de construção da identidade profissional docente: o que dizem os alunos do programa de pós-graduação em educação da UFPEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Fernanda Nery de Oliveira Vasconcelos.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Fernanda Nery de Oliveira Vasconcelos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1280https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32669/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fernanda%20Nery%20de%20Oliveira%20Vasconcelos.pdf.jpg3d005b005cc740c94b932071706fe71bMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Fernanda Nery de Oliveira Vasconcelos.pdfDISSERTAÇÃO Fernanda Nery de Oliveira Vasconcelos.pdfapplication/pdf1415414https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32669/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fernanda%20Nery%20de%20Oliveira%20Vasconcelos.pdf30909494774d06643dda555fd8a0e2c2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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