Thomaz Cantuária : Produção musical em Pernambuco do século XIX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47698 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo discutir as possibilidades de sobrevivência, bem como o processo de mobilidade social, disponíveis para os músicos negros na sociedade pernambucana do séc. XIX. Através da trajetória de Thomaz Cantuária, músico pernambucano deste período histórico, procuramos discutir aguns pontos inerentes à atuação dos músicos negros nos espaços sociais pernambucanos do séc XIX, além da adequação necessária aos padrões sociais impostos para que músicos obtivessem êxito em suas trajetórias. Utilizaremos o conceito de configuração social, dado por Norbert Elias, de modo que indivíduo e sociedade serão vistos como duas partes de um mesmo processo social. Entre as principais fontes para este trabalho estão o acervo digital da Biblioteca Nacional, as anotações do musicólogo Jaime Diniz, localizadas na biblioteca do Instituto Ricardo Brennand, além de livros deste e de outros, com foco na música, história e comportamento ligados ao cotidiano pernambuco oitocentista. A pesquisa revela que a trajetória da Cantuária se constitui um caminho comum para os músicos negros na América portuguesa que, se diferenciando das práticas musicais na Europa, tinha uma configuração social específica. Veremos que esta configuração pode ter colaborado para a demora, em relação à Europa, de uma autonomia artística. Através deste estudo, a pesquisa também procurará contribuir para o preenchimento de uma lacuna histórica e musicológica da vida musical pernambucana oitocentista. |
id |
UFPE_abb68f5956d9ee8389bc6977451485f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/47698 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SOUZA, Jardel Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/3764733893118133http://lattes.cnpq.br/6005212589449904FERREIRA, Daniela Maria2022-11-18T16:43:12Z2022-11-18T16:43:12Z2021-07-22SOUZA, Jardel Pereira de. Thomaz Cantuária: Produção musical em Pernambuco do século XIX. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47698O presente trabalho tem como principal objetivo discutir as possibilidades de sobrevivência, bem como o processo de mobilidade social, disponíveis para os músicos negros na sociedade pernambucana do séc. XIX. Através da trajetória de Thomaz Cantuária, músico pernambucano deste período histórico, procuramos discutir aguns pontos inerentes à atuação dos músicos negros nos espaços sociais pernambucanos do séc XIX, além da adequação necessária aos padrões sociais impostos para que músicos obtivessem êxito em suas trajetórias. Utilizaremos o conceito de configuração social, dado por Norbert Elias, de modo que indivíduo e sociedade serão vistos como duas partes de um mesmo processo social. Entre as principais fontes para este trabalho estão o acervo digital da Biblioteca Nacional, as anotações do musicólogo Jaime Diniz, localizadas na biblioteca do Instituto Ricardo Brennand, além de livros deste e de outros, com foco na música, história e comportamento ligados ao cotidiano pernambuco oitocentista. A pesquisa revela que a trajetória da Cantuária se constitui um caminho comum para os músicos negros na América portuguesa que, se diferenciando das práticas musicais na Europa, tinha uma configuração social específica. Veremos que esta configuração pode ter colaborado para a demora, em relação à Europa, de uma autonomia artística. Através deste estudo, a pesquisa também procurará contribuir para o preenchimento de uma lacuna histórica e musicológica da vida musical pernambucana oitocentista.CAPESThe main objective of this work is to discuss the possibilities of survival, as well as the process of social mobility, available to black musicians in the Pernambuco society of the century. XIX. Through the trajectory of Thomaz Cantuária, a musician from Pernambuco in this historical period, we seek to discuss some aspects inherent to the performance of black musicians in Pernambuco's social spaces in the 19th century, in addition to the necessary adaptation to the social standards imposed for musicians to succeed in their trajectories. We will use the concept of social configuration, given by Norbert Elias, so that individual and society will be seen as two parts of the same social process. Among the main sources for this work are the digital collection of the National Library, the notes of musicologist Jaime Diniz, located in the library of the Ricardo Brennand Institute, as well as books from this and others, focusing on music, history and behavior linked to daily life in Pernambuco nineteenth century. The research reveals that the trajectory of Cantuária constitutes a common path for black musicians in Portuguese America which, differing from musical practices in Europe, had a specific social configuration. We will see that this configuration may have contributed to the delay, in relation to Europe, of artistic autonomy. Through this study, the research will also seek to contribute to filling a historical and musicological gap in the musical life of Pernambuco in the nineteenth century.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em MúsicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMúsica e sociedadeThomaz Cantuária - músicaMúsicos negros - PernambucoMobilidade socialPernambuco – Música Séc. XIXThomaz Cantuária : Produção musical em Pernambuco do século XIXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47698/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Jardel Pereira de Souza.pdfDISSERTAÇÃO Jardel Pereira de Souza.pdfapplication/pdf1744495https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47698/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jardel%20Pereira%20de%20Souza.pdf09933bc1d27f5c63e185cab5239b9702MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47698/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Jardel Pereira de Souza.pdf.txtDISSERTAÇÃO Jardel Pereira de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain277850https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47698/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jardel%20Pereira%20de%20Souza.pdf.txt2de94813c026bf137d6b9575eaf0e0e8MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Jardel Pereira de Souza.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Jardel Pereira de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1190https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47698/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jardel%20Pereira%20de%20Souza.pdf.jpgeb5cd0b86adbd1d87632d44fbb532b22MD55123456789/476982022-11-19 02:19:45.662oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-11-19T05:19:45Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Thomaz Cantuária : Produção musical em Pernambuco do século XIX |
title |
Thomaz Cantuária : Produção musical em Pernambuco do século XIX |
spellingShingle |
Thomaz Cantuária : Produção musical em Pernambuco do século XIX SOUZA, Jardel Pereira de Música e sociedade Thomaz Cantuária - música Músicos negros - Pernambuco Mobilidade social Pernambuco – Música Séc. XIX |
title_short |
Thomaz Cantuária : Produção musical em Pernambuco do século XIX |
title_full |
Thomaz Cantuária : Produção musical em Pernambuco do século XIX |
title_fullStr |
Thomaz Cantuária : Produção musical em Pernambuco do século XIX |
title_full_unstemmed |
Thomaz Cantuária : Produção musical em Pernambuco do século XIX |
title_sort |
Thomaz Cantuária : Produção musical em Pernambuco do século XIX |
author |
SOUZA, Jardel Pereira de |
author_facet |
SOUZA, Jardel Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3764733893118133 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6005212589449904 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Jardel Pereira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
FERREIRA, Daniela Maria |
contributor_str_mv |
FERREIRA, Daniela Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música e sociedade Thomaz Cantuária - música Músicos negros - Pernambuco Mobilidade social Pernambuco – Música Séc. XIX |
topic |
Música e sociedade Thomaz Cantuária - música Músicos negros - Pernambuco Mobilidade social Pernambuco – Música Séc. XIX |
description |
O presente trabalho tem como principal objetivo discutir as possibilidades de sobrevivência, bem como o processo de mobilidade social, disponíveis para os músicos negros na sociedade pernambucana do séc. XIX. Através da trajetória de Thomaz Cantuária, músico pernambucano deste período histórico, procuramos discutir aguns pontos inerentes à atuação dos músicos negros nos espaços sociais pernambucanos do séc XIX, além da adequação necessária aos padrões sociais impostos para que músicos obtivessem êxito em suas trajetórias. Utilizaremos o conceito de configuração social, dado por Norbert Elias, de modo que indivíduo e sociedade serão vistos como duas partes de um mesmo processo social. Entre as principais fontes para este trabalho estão o acervo digital da Biblioteca Nacional, as anotações do musicólogo Jaime Diniz, localizadas na biblioteca do Instituto Ricardo Brennand, além de livros deste e de outros, com foco na música, história e comportamento ligados ao cotidiano pernambuco oitocentista. A pesquisa revela que a trajetória da Cantuária se constitui um caminho comum para os músicos negros na América portuguesa que, se diferenciando das práticas musicais na Europa, tinha uma configuração social específica. Veremos que esta configuração pode ter colaborado para a demora, em relação à Europa, de uma autonomia artística. Através deste estudo, a pesquisa também procurará contribuir para o preenchimento de uma lacuna histórica e musicológica da vida musical pernambucana oitocentista. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-07-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-18T16:43:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-18T16:43:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Jardel Pereira de. Thomaz Cantuária: Produção musical em Pernambuco do século XIX. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47698 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Jardel Pereira de. Thomaz Cantuária: Produção musical em Pernambuco do século XIX. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47698/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47698/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jardel%20Pereira%20de%20Souza.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47698/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47698/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jardel%20Pereira%20de%20Souza.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47698/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jardel%20Pereira%20de%20Souza.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973 09933bc1d27f5c63e185cab5239b9702 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 2de94813c026bf137d6b9575eaf0e0e8 eb5cd0b86adbd1d87632d44fbb532b22 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310796807503872 |