Eurico Thomaz de Lima e o Brasil: interações musicais transatlânticas na primeira metade do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Rodrigo Teodoro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/88721
Resumo: Ao longo de sua carreira como pianista, compositor e pedagogo, Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) cruzou o Atlântico rumo ao Brasil em dois períodos – em 1949 e 1952 – divulgando obras de nomes da música clássica portuguesa de princípios do século XX e estabelecendo relações profissionais e de amizade com destacados nomes da cena musical brasileira, como Villa-Lobos, Waldemar Henrique, Camargo Guarnieri, Barrozo Netto, Najla Jabôr, Carmen Vasconcelos, entre outros. Essas viagens e contatos terão impactos na obra pianística de Thomaz de Lima, mas também no processo de difusão da música clássica brasileira em Portugal, seja através de concertos com obras desses compositores ou através de suas atividades como professor. Testemunhos desse intercâmbio cultural podem ser identificados em partituras oferecidas ao músico português, ou adquiridas pelo próprio, no Brasil, na sua relação epistolar, através de registos fotográficos feitos pelo próprio, nos programas de concertos e em diversas notícias publicadas nos periódicos brasileiros e portugueses. A análise das fontes relacionadas com a sua primeira digressão (1949), com destaque para as que integram o espólio de Eurico Thomaz de Lima, espólio custodiado no Departamento de Música da Universidade do Minho, permitirá reconstituir os processos de intercâmbio supracitados, os seus impactos, as redes de sociabilidades estabelecidas, as razões que permitiram a sua segunda digressão, para além de oferecer novos contributos biográficos sobre o músico português.
id RCAP_fa30a76c2435f5353997b4b14a6f0de9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88721
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Eurico Thomaz de Lima e o Brasil: interações musicais transatlânticas na primeira metade do século XXEurico Thomaz de Lima and Brazil: transatlantic musical interactions in the first half of 20th CenturyEurico Thomaz de LimaMúsica brasileira para pianoMúsica portuguesa para pianoInterações musicais transatlânticasBrazilian piano musicPortuguese piano musicTransatlantic musical interactionsAo longo de sua carreira como pianista, compositor e pedagogo, Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) cruzou o Atlântico rumo ao Brasil em dois períodos – em 1949 e 1952 – divulgando obras de nomes da música clássica portuguesa de princípios do século XX e estabelecendo relações profissionais e de amizade com destacados nomes da cena musical brasileira, como Villa-Lobos, Waldemar Henrique, Camargo Guarnieri, Barrozo Netto, Najla Jabôr, Carmen Vasconcelos, entre outros. Essas viagens e contatos terão impactos na obra pianística de Thomaz de Lima, mas também no processo de difusão da música clássica brasileira em Portugal, seja através de concertos com obras desses compositores ou através de suas atividades como professor. Testemunhos desse intercâmbio cultural podem ser identificados em partituras oferecidas ao músico português, ou adquiridas pelo próprio, no Brasil, na sua relação epistolar, através de registos fotográficos feitos pelo próprio, nos programas de concertos e em diversas notícias publicadas nos periódicos brasileiros e portugueses. A análise das fontes relacionadas com a sua primeira digressão (1949), com destaque para as que integram o espólio de Eurico Thomaz de Lima, espólio custodiado no Departamento de Música da Universidade do Minho, permitirá reconstituir os processos de intercâmbio supracitados, os seus impactos, as redes de sociabilidades estabelecidas, as razões que permitiram a sua segunda digressão, para além de oferecer novos contributos biográficos sobre o músico português.In the course of his career as a pianist, composer and pedagogue, Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) crossed the Atlantic to Brazil twice – in 1949 and 1952 – promoting works by leading figures in early 20th-century Portuguese classical music and establishing professional and personal relationships with prominent names in the Brazilian music scene, such as Villa-Lobos, Waldemar Henrique, Camargo Guarnieri, Barrozo Netto, Najla Jabôr, and Carmen Vasconcelos. These trips and contacts had an impact on Thomaz de Lima’s piano output, but also on the process of spreading Brazilian classical music in Portugal, both through concerts with works by these composers and through his activities as a teacher. Testimonies of this cultural interchange can be identified in scores given to the pianist-composer, or which he himself acquired in Brazil, in his exchanges of letters, through the musician’s own photographic records, in concert programmes and various news items published in Brazilian and Portuguese periodicals. An analysis of sources related to his first tour (1949), based particularly on the Eurico Thomaz de Lima archive held by the Department of Music of the University of Minho, enables us to reconstitute these processes of interchange, their impact, the social networks that he established and the reasons that motivated the second tour, as well as offering new biographical information about this Portuguese musician.(undefined)Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)Universidade do MinhoPaula, Rodrigo Teodoro2023-10-242023-10-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88721porPaula, R. T. de. (2023). Eurico Thomaz de Lima e o Brasil: interações musicais transatlânticas na primeira metade do século XX. Diacrítica, 37(1), 84–110. https://doi.org/10.21814/diacritica.47680870-89672183-917410.21814/diacritica.4768https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4768info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-10T01:20:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88721Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:12.344463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Eurico Thomaz de Lima e o Brasil: interações musicais transatlânticas na primeira metade do século XX
Eurico Thomaz de Lima and Brazil: transatlantic musical interactions in the first half of 20th Century
title Eurico Thomaz de Lima e o Brasil: interações musicais transatlânticas na primeira metade do século XX
spellingShingle Eurico Thomaz de Lima e o Brasil: interações musicais transatlânticas na primeira metade do século XX
Paula, Rodrigo Teodoro
Eurico Thomaz de Lima
Música brasileira para piano
Música portuguesa para piano
Interações musicais transatlânticas
Brazilian piano music
Portuguese piano music
Transatlantic musical interactions
title_short Eurico Thomaz de Lima e o Brasil: interações musicais transatlânticas na primeira metade do século XX
title_full Eurico Thomaz de Lima e o Brasil: interações musicais transatlânticas na primeira metade do século XX
title_fullStr Eurico Thomaz de Lima e o Brasil: interações musicais transatlânticas na primeira metade do século XX
title_full_unstemmed Eurico Thomaz de Lima e o Brasil: interações musicais transatlânticas na primeira metade do século XX
title_sort Eurico Thomaz de Lima e o Brasil: interações musicais transatlânticas na primeira metade do século XX
author Paula, Rodrigo Teodoro
author_facet Paula, Rodrigo Teodoro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Rodrigo Teodoro
dc.subject.por.fl_str_mv Eurico Thomaz de Lima
Música brasileira para piano
Música portuguesa para piano
Interações musicais transatlânticas
Brazilian piano music
Portuguese piano music
Transatlantic musical interactions
topic Eurico Thomaz de Lima
Música brasileira para piano
Música portuguesa para piano
Interações musicais transatlânticas
Brazilian piano music
Portuguese piano music
Transatlantic musical interactions
description Ao longo de sua carreira como pianista, compositor e pedagogo, Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) cruzou o Atlântico rumo ao Brasil em dois períodos – em 1949 e 1952 – divulgando obras de nomes da música clássica portuguesa de princípios do século XX e estabelecendo relações profissionais e de amizade com destacados nomes da cena musical brasileira, como Villa-Lobos, Waldemar Henrique, Camargo Guarnieri, Barrozo Netto, Najla Jabôr, Carmen Vasconcelos, entre outros. Essas viagens e contatos terão impactos na obra pianística de Thomaz de Lima, mas também no processo de difusão da música clássica brasileira em Portugal, seja através de concertos com obras desses compositores ou através de suas atividades como professor. Testemunhos desse intercâmbio cultural podem ser identificados em partituras oferecidas ao músico português, ou adquiridas pelo próprio, no Brasil, na sua relação epistolar, através de registos fotográficos feitos pelo próprio, nos programas de concertos e em diversas notícias publicadas nos periódicos brasileiros e portugueses. A análise das fontes relacionadas com a sua primeira digressão (1949), com destaque para as que integram o espólio de Eurico Thomaz de Lima, espólio custodiado no Departamento de Música da Universidade do Minho, permitirá reconstituir os processos de intercâmbio supracitados, os seus impactos, as redes de sociabilidades estabelecidas, as razões que permitiram a sua segunda digressão, para além de oferecer novos contributos biográficos sobre o músico português.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-24
2023-10-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/88721
url https://hdl.handle.net/1822/88721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Paula, R. T. de. (2023). Eurico Thomaz de Lima e o Brasil: interações musicais transatlânticas na primeira metade do século XX. Diacrítica, 37(1), 84–110. https://doi.org/10.21814/diacritica.4768
0870-8967
2183-9174
10.21814/diacritica.4768
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4768
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137422985920512