VioLED : instrumento musical aumentado + software como serviço para adesão e engajamento do público no aprendizado musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Eduardo Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000mw81
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48818
Resumo: Nos últimos anos, a área de computação musical tem presenciado o surgimento de diversas tecnologias que permitem novas formas de interação com música, variando desde novas formas de reprodução musical aos chamados Instrumentos Musicais Digitais (IMDs) e smart instruments. Particularmente, os avanços nas áreas de Internet das Coisas (IoT) e interfaces gestuais proporcionam a criação instrumentos musicais aumentados, que utilizam estas tecnologias para incorporar novas funcionalidades. No contexto de aprendizado musical, surgem sistemas que utilizam LEDs para exibir o conteúdo musical diretamente no corpo do instrumento – e.g. Fretlight, Fret Zealot e populele –, os quais serão referenciados como instrumentos musicais aumentados para estudo (AMIS, do inglês Augmented Musical Instruments for Study). Isto gera novas oportunidades para auxiliar o aprendizado de instrumentos musicais, que envolve a aquisição de habilidades cognitivas e motoras para entendimento de conceitos musicais e tradução destes conceitos para o instrumento. Desta forma, é possível que estas tecnologias possam ser utilizadas para solucionar alguns dos obstáculos relacionados com este aprendizado, e.g., guiar e motivar o estudante no aprendizado, auxiliar na aquisição destas habilidades, etc. Entretanto, estes sistemas estão inseridos em um contexto de design de interação que envolve demandas em diferentes dimensões: sistemas interativos, design simultâneo de hardware e software, sistemas de “tempo real” e o aprendizado musical. Isto demanda de aspectos de engenharia (e.g. consumo de energia, latência, confiabilidade); de usabilidade (e.g. legibilidade, antecipação e oclusão de informação); do processo de design (e.g. exploração de ideias, prototipação, seleção dos recursos, adaptabilidade a mudanças de sistema); do aprendizado musical (e.g. motivação do usuário, diferentes formas de aprendizado, etc.); além do fato de ser uma área relativamente nova, carente de métodos e diretrizes de design estruturados. Assim, este projeto buscou investigar como estes AMIS podem ser desenvolvidos para auxiliar o aprendizado de violão popular, focando atingir uma parcela do público não coberta pelas soluções existentes para o aprendizado de instrumentos, buscando também o processo de ativação e engajamento dos estudantes. Para isso, foi desenvolvido, em parceria com a empresa Daccord Music Software, um violão com LEDs capaz de exibir notas/acordes musicais na escala do instrumento, focando principalmente no serviço para este AMIS e em atender as demandas dos usuários. Foi possível identificar um processo de desenvolvimento de AMIS para violão, levantando insights sobres os métodos de design utilizados durante cada etapa, além de levantar insights sobre obstáculos e hipóteses de soluções para futuros testes e para auxiliar futuros designers e pesquisadores. Foram realizados dois ciclos de desenvolvimento para ambos o hardware e o aplicativo do sistema além de testes com potenciais usuários. Além disso, foi desenvolvido um sistema que incorpora melhorias como antecipação de acordes, simplificação de notação musical e implementação de demandas do público-alvo.
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spelling SILVA, Eduardo Santoshttp://lattes.cnpq.br/0239955961914173http://lattes.cnpq.br/6045470959652684CABRAL, Giordano Ribeiro Eulalio2023-01-30T12:19:45Z2023-01-30T12:19:45Z2022-03-25Silva, Eduardo Santos VioLED: instrumento musical aumentado + software como serviço para adesão e engajamento do público no aprendizado musical. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48818ark:/64986/001300000mw81Nos últimos anos, a área de computação musical tem presenciado o surgimento de diversas tecnologias que permitem novas formas de interação com música, variando desde novas formas de reprodução musical aos chamados Instrumentos Musicais Digitais (IMDs) e smart instruments. Particularmente, os avanços nas áreas de Internet das Coisas (IoT) e interfaces gestuais proporcionam a criação instrumentos musicais aumentados, que utilizam estas tecnologias para incorporar novas funcionalidades. No contexto de aprendizado musical, surgem sistemas que utilizam LEDs para exibir o conteúdo musical diretamente no corpo do instrumento – e.g. Fretlight, Fret Zealot e populele –, os quais serão referenciados como instrumentos musicais aumentados para estudo (AMIS, do inglês Augmented Musical Instruments for Study). Isto gera novas oportunidades para auxiliar o aprendizado de instrumentos musicais, que envolve a aquisição de habilidades cognitivas e motoras para entendimento de conceitos musicais e tradução destes conceitos para o instrumento. Desta forma, é possível que estas tecnologias possam ser utilizadas para solucionar alguns dos obstáculos relacionados com este aprendizado, e.g., guiar e motivar o estudante no aprendizado, auxiliar na aquisição destas habilidades, etc. Entretanto, estes sistemas estão inseridos em um contexto de design de interação que envolve demandas em diferentes dimensões: sistemas interativos, design simultâneo de hardware e software, sistemas de “tempo real” e o aprendizado musical. Isto demanda de aspectos de engenharia (e.g. consumo de energia, latência, confiabilidade); de usabilidade (e.g. legibilidade, antecipação e oclusão de informação); do processo de design (e.g. exploração de ideias, prototipação, seleção dos recursos, adaptabilidade a mudanças de sistema); do aprendizado musical (e.g. motivação do usuário, diferentes formas de aprendizado, etc.); além do fato de ser uma área relativamente nova, carente de métodos e diretrizes de design estruturados. Assim, este projeto buscou investigar como estes AMIS podem ser desenvolvidos para auxiliar o aprendizado de violão popular, focando atingir uma parcela do público não coberta pelas soluções existentes para o aprendizado de instrumentos, buscando também o processo de ativação e engajamento dos estudantes. Para isso, foi desenvolvido, em parceria com a empresa Daccord Music Software, um violão com LEDs capaz de exibir notas/acordes musicais na escala do instrumento, focando principalmente no serviço para este AMIS e em atender as demandas dos usuários. Foi possível identificar um processo de desenvolvimento de AMIS para violão, levantando insights sobres os métodos de design utilizados durante cada etapa, além de levantar insights sobre obstáculos e hipóteses de soluções para futuros testes e para auxiliar futuros designers e pesquisadores. Foram realizados dois ciclos de desenvolvimento para ambos o hardware e o aplicativo do sistema além de testes com potenciais usuários. Além disso, foi desenvolvido um sistema que incorpora melhorias como antecipação de acordes, simplificação de notação musical e implementação de demandas do público-alvo.In recent years, the computer music research field has seen the emergence of several technologies that allow new means for music interaction, varying from new music playback devices to new Digital Musical Instruments (DMIs) and smart instruments. Particularly the advancements in Internet of Things (IoT) and gestural interfaces technologies contribute to the creation of augmented musical instruments, which benefit from these technologies to implement new features. In the context of musical learning, systems that use LEDs to display musical content directly on the instrument's body emerge – e.g., Fretlight, Fret Zealot and Populele -, which will be referred to as Augmented Musical Instruments for Study (AMIS). Study). This creates new opportunities to help beginner musicians in the learning process, which involves the acquisition of cognitive and motor skills to the understanding of musical concepts and their application onto the instrument. Thus, it is possible that these technologies could be used to solve some obstacles related to the learning process, e.g., guide and motivate the student in the learning process, support skill acquisition, etc. However, these systems are inserted in an interaction design context that has requirements in different dimensions: interaction systems, hardware-software codesign, real-time systems as well as musical learning. This demands aspects in engineering (e.g., power consumption, latency, reliability); usability (e.g., legibility, information anticipation and occlusion); design process (e.g., idea exploration, prototyping, feature selection, adaptability to system changes); and music learning (e.g., student motivation, different means of learning, etc.); in addition to being a relatively new research area, which lacks structured design methods and guidelines. Thus, this project investigates how these AMIS can be developed to support music learning, aiming to reach a part of the audience that has not been covered by existing solutions, also focusing in the activation process and student engagement. Therefore, it was developed, in partnership with the Pernambuco based company Daccord Music Software, an acoustic guitar with LEDs capable of display musical notes/chords in the instrument’s fretboard, mainly focusing in the services for this AMIS and in meeting users’ needs. It was possible to identify a process to develop AMIS for acoustic guitars, raising insights about the design methods in each step of the process and about the obstacles involved, as well as possible solutions for future testing that could help future designers and researchers. Two development cycles were carried out for both the hardware and the system application in addition to testing with potential users. Furthermore, it was developed a system that incorporates improvements such as chord anticipation, music notation simplification and that implements users’ demands.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInteligência computacionalInteração humano-computadorVioLED : instrumento musical aumentado + software como serviço para adesão e engajamento do público no aprendizado musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48818/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALTESE Eduardo Santos Silva.pdfTESE Eduardo Santos Silva.pdfapplication/pdf6187797https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48818/1/TESE%20Eduardo%20Santos%20Silva.pdff01de96de3e0adc0d2b4f856f5169f4cMD51TEXTTESE Eduardo Santos Silva.pdf.txtTESE Eduardo Santos Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain356224https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48818/4/TESE%20Eduardo%20Santos%20Silva.pdf.txta5631b0ed0ab5279fce98d6bcb846942MD54THUMBNAILTESE Eduardo Santos Silva.pdf.jpgTESE Eduardo Santos Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48818/5/TESE%20Eduardo%20Santos%20Silva.pdf.jpg0f9b57118f71577be0fd07da0aaec14cMD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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