Mídia e conservadorismo : o Globo, a Folha de S.Paulo e a ascensão política de Bolsonaro e do bolsonarismo
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Resumo: | Considerando o avanço do conservadorismo em escala global e o quanto esse movimento vem crescendo no Brasil desde 2013, com as jornadas de junho, a presente tese aborda a contribuição da mídia nesse processo e o quanto ela ajudou para o triunfo do movimento no Brasil, com a vitória de Jair Bolsonaro para presidente da República, em 2018. O objetivo da pesquisa consiste em apresentar o posicionamento dos dois maiores jornais brasileiros, O Globo e a Folha de S.Paulo, em relação à agenda conservadora, seja no campo político, econômico e cultural, e como tais veículos influenciaram, direta ou indiretamente, na eleição do militar. Não obstante as tensões e contradições existentes na atual crise do capitalismo, cuja ideologia se vale da agenda conservadora, o estudo procura interpretar a realidade social a partir da análise dos editoriais dos dois jornais no período de 7 de março de 2018 a 2 de janeiro de 2019, datas que marcam, respectivamente, a filiação de Bolsonaro ao PSL, partido pelo qual se elegeu, e a cobertura jornalística da posse dele como presidente. A hipótese inicial de que a mídia seria corresponsável pela retomada do conservadorismo no país, facilitando a vitória do militar, foi confirmada no decorrer do estudo, uma vez que O Globo e a Folha contribuíram para criar um ambiente político-eleitoral favorável ao então candidato, estimulando e retroalimentando a antipolítica e o antipetismo. A pesquisa mostra que os editoriais dos dois jornais ajudaram na criminalização das forças progressistas ao mesmo tempo em que colocaram em evidência a Operação Lava Jato - peça central nesse processo -, favorecendo a crise de hegemonia que deu lugar ao ressurgimento e fortalecimento do conservadorismo. Antes da análise empírica que resultou em tal percepção, o estudo procurou expor o papel ideológico e os objetivos materiais da mídia, fez um percurso histórico da imprensa corporativa no Brasil, discorreu sobre a indústria de desinformação que cresce com muita velocidade no mundo, no Brasil em particular, e como tudo isso fragiliza o Estado Democrático de Direito. A tese foi construída a partir de uma abordagem qualitativa, com base na concepção teórico-metodológica de Marx e da Economia Política da Comunicação e recorreu às pesquisas bibliográfica e documental, além disso, utilizou análise de conteúdo (AC) como técnica para a interpretação da construção social. Espera-se, com o estudo, contribuir para a ampliação do debate acerca da democratização da comunicação e do combate à desinformação. |
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A hipótese inicial de que a mídia seria corresponsável pela retomada do conservadorismo no país, facilitando a vitória do militar, foi confirmada no decorrer do estudo, uma vez que O Globo e a Folha contribuíram para criar um ambiente político-eleitoral favorável ao então candidato, estimulando e retroalimentando a antipolítica e o antipetismo. A pesquisa mostra que os editoriais dos dois jornais ajudaram na criminalização das forças progressistas ao mesmo tempo em que colocaram em evidência a Operação Lava Jato - peça central nesse processo -, favorecendo a crise de hegemonia que deu lugar ao ressurgimento e fortalecimento do conservadorismo. Antes da análise empírica que resultou em tal percepção, o estudo procurou expor o papel ideológico e os objetivos materiais da mídia, fez um percurso histórico da imprensa corporativa no Brasil, discorreu sobre a indústria de desinformação que cresce com muita velocidade no mundo, no Brasil em particular, e como tudo isso fragiliza o Estado Democrático de Direito. A tese foi construída a partir de uma abordagem qualitativa, com base na concepção teórico-metodológica de Marx e da Economia Política da Comunicação e recorreu às pesquisas bibliográfica e documental, além disso, utilizou análise de conteúdo (AC) como técnica para a interpretação da construção social. Espera-se, com o estudo, contribuir para a ampliação do debate acerca da democratização da comunicação e do combate à desinformação.CAPESCNPqConsidering the advance of conservatism on a global scale and how much this movement has been growing in Brazil since 2013, with the June journeys, this thesis addresses the contribution of the media in this process and how much it helped for the triumph of the movement in Brazil, with the victory of Jair Bolsonaro for President of the Republic, in 2018. The objective of the research is to present the position of the two largest Brazilian newspapers, O Globo and Folha de S.Paulo, in relation to the conservative agenda, whether in the political or economic field and cultural, and how such vehicles influenced, directly or indirectly, the election of the military. Despite the tensions and contradictions existing in the current crisis of capitalism, whose ideology uses the conservative agenda, the study seeks to interpret the social reality from the analysis of the editorials of the two newspapers from March 7, 2018 to January 2, 2019, dates that mark, respectively, Bolsonaro's affiliation with the PSL, the party that elected him, and the journalistic coverage of his inauguration as president. The initial hypothesis that the media would be co-responsible for the resumption of conservatism in the country, facilitating the military's victory, was confirmed during the study, since O Globo and Folha contributed to creating a favorable political-electoral environment for the candidate, stimulating and giving feedback to anti-politics and anti- petism. The research shows that the editorials of the two newspapers helped in the criminalization of the progressive forces at the same time that they highlighted Operation Lava Jato - a central piece in this process -, favoring the crisis of hegemony that gave rise to the resurgence and strengthening of conservatism. Before the empirical analysis that resulted in such a perception, the study sought to expose the ideological role and material objectives of the media, followed a historical journey of the corporate journalism in Brazil, talked about the disinformation industry that is growing very fast in the world, in Brazil in particular, and how all this weakens the Democratic Rule of Law. The thesis was built from a qualitative approach, based on the theoretical-methodological conception of Marx and the Political Economy of Communication and using bibliographical and documentary research, in addition to using content analysis (CA) as a technique for interpreting the social construction. It is expected that the study will contribute to the expansion of the debate on the democratization of communication and the fight against misinformationporUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Servico SocialUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMídia (Publicidade)ConservantismoHegemoniaAnálise de conteúdo (Comunicação)Brasil – Política e governo – 2019-Mídia e conservadorismo : o Globo, a Folha de S.Paulo e a ascensão política de Bolsonaro e do bolsonarismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Fabíola Mendonça de Vasconcelos.pdfTESE Fabíola Mendonça de Vasconcelos.pdfapplication/pdf6196286https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43482/1/TESE%20Fab%c3%adola%20Mendon%c3%a7a%20de%20Vasconcelos.pdf8fa24b41a6949a0900ef31fe4e3d8409MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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