A Multimodalidade da charge animada e seu uso em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Jailton Ferreira de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000009c61
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16927
Resumo: As alterações operadas em diversos gêneros possibilitaram novos arranjos textuais que mudaram, consequentemente, a maneira com que os interlocutores lidam com esses novos textos. Serve de exemplo o que ocorreu com a incorporação de outros modos semióticos, via instrumentalização pelas técnicas de animação multimídia no gênero charge. Esse novo formato de produzir textos revela uma mudança social significativa que influencia a forma como tais textos são produzidos e recepcionados. Com isso, exige-se um leitor mais perspicaz, capaz de atribuir sentido aos vários modos semióticos que integram o texto. Em decorrência, é necessário pensarmos em um ensino que permita o desenvolvimento de multiletramentos, uma vez que os gêneros estão cada vez mais multimodais. Nessa perspectiva, uma das iniciativas que o professor (a) de língua materna deve desenvolver é a elaboração de propostas escolares que promovam o multiletramento dos alunos (as). Por isso, esta pesquisa tem por finalidade analisar os aspectos semióticos presentes na charge animada e as funções desempenhadas, bem como verificar como se produz a construção ideológica analisando os recursos semióticos responsáveis pelas marcas sinalizadoras de bullying nas charges animadas. Toda essa construção teórica se dá em função da construção de uma proposta de atividades escolares para os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental conforme a perspectiva dos Estudos Retóricos do Gênero (ERG), da Multimodalidade e dos Multiletramentos com base nas charges animadas.
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spelling OLIVEIRA, Jailton Ferreira de OliveiraDIONÍSIO, Angela Paiva2016-05-13T17:40:46Z2016-05-13T17:40:46Z2015-07-30https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16927ark:/64986/0013000009c61As alterações operadas em diversos gêneros possibilitaram novos arranjos textuais que mudaram, consequentemente, a maneira com que os interlocutores lidam com esses novos textos. Serve de exemplo o que ocorreu com a incorporação de outros modos semióticos, via instrumentalização pelas técnicas de animação multimídia no gênero charge. Esse novo formato de produzir textos revela uma mudança social significativa que influencia a forma como tais textos são produzidos e recepcionados. Com isso, exige-se um leitor mais perspicaz, capaz de atribuir sentido aos vários modos semióticos que integram o texto. Em decorrência, é necessário pensarmos em um ensino que permita o desenvolvimento de multiletramentos, uma vez que os gêneros estão cada vez mais multimodais. Nessa perspectiva, uma das iniciativas que o professor (a) de língua materna deve desenvolver é a elaboração de propostas escolares que promovam o multiletramento dos alunos (as). Por isso, esta pesquisa tem por finalidade analisar os aspectos semióticos presentes na charge animada e as funções desempenhadas, bem como verificar como se produz a construção ideológica analisando os recursos semióticos responsáveis pelas marcas sinalizadoras de bullying nas charges animadas. Toda essa construção teórica se dá em função da construção de uma proposta de atividades escolares para os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental conforme a perspectiva dos Estudos Retóricos do Gênero (ERG), da Multimodalidade e dos Multiletramentos com base nas charges animadas.CAPESThe changes operated in various genres allowed new textual arrangements that have changed hence the way the actors deal with these new texts. Sets an example what happened with the incorporation of other semiotic modes, via exploitation by multimedia animation techniques in charge genre. This new format to produce texts reveals a significant social change that influences how such texts are produced and handled. Thus, it requires a more discerning reader, able to assign meaning to various semiotic modes that make up the text. Therefore it is necessary to think of instruction that will enable the development of multiliteracies, since the genres are increasingly multimodal. From this perspective, one of the initiatives that the teacher (a) mother tongue should develop is the development of school proposals that promotes multiletramento students (as). Therefore, this research aims to analyze the semiotic aspects in the animated cartoon and the duties performed as well as checking how to produce the ideological construction analyzing the semiotic resources responsible for signaling marks of bullying in the animated cartoons. All this theoretical construct is a function of the construction of a proposed school activities for students of the 9th Elementary School of the Year as the prospect of Gender Rhetorical Studies (ERG), the Multimodality and multiliteracies based on animated cartoons.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)UFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGênero TextualMultimodalidadeMultiletramentoA Multimodalidade da charge animada e seu uso em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Jailton Ferreira de Oliveira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Jailton Ferreira de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16927/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jailton%20Ferreira%20de%20Oliveira.pdf.jpg1c0f5a927f5abdd54b808a420ee200d1MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Jailton Ferreira de Oliveira.pdfDISSERTAÇÃO Jailton Ferreira de Oliveira.pdfapplication/pdf3141448https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16927/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jailton%20Ferreira%20de%20Oliveira.pdfff584b2c5c13582be4c9343a11f73a80MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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