Proposta multimodal de uso de vídeos online no planejamento de tarefas para o ensino de português para estrangeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Glauber Rodrigues de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20984
http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.20984
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2016.
id UNB_81e62e98b9cc61f563c90a9f4683f23b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/20984
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Proposta multimodal de uso de vídeos online no planejamento de tarefas para o ensino de português para estrangeirosMultimodalidadeLíngua portuguesaMultiletramentosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2016.Em tempos de grande profusão de imagens e de informações em rede fica latente a preocupação em repensar o ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE) de acordo com as regras da tecnologização pelas quais hoje o mundo passa. Apesar de a história humana ser marcada por um processo de constante busca por inovações tecnológicas, sem dúvida, hoje vivemos um boom tecnológico que traz consequências para as práticas discursivas em diversos campos do saber, entre elas, a do ensino de línguas. Como a área do PLE, se comparada com a tradição de ensino de outras línguas, ainda carece de muita atenção no que diz respeito a materiais didáticos, cabe ressaltar a importância de estudo que enfoque o uso das tecnologias para este ramo do ensino-aprendizagem. É com esse fim que propomos, nesta pesquisa, uma investigação pautada no uso de vídeos online para o ensino de PLE, com vistas a trabalho sistematizado na concepção de tarefas que envolvam esse tipo de tecnologia. A pesquisa tem caráter qualitativo-interpretativista, em que a análise privilegia a reinterpretação do corpus, (BAUER e GASKELL, 2003). A fundamentação teórica é composta por Teoria da Multimodalidade (KRESS e van LEEUWEN, 2006), Teoria do Ensino Baseado em Tarefas (NUNAN, 2004 e WILLIS, 1996) e Letramento Midiático e Multiletramentos (KELLNER, 2008 e BEELAND, 2014). O Corpus foi composto por documentos da seguinte natureza: três vídeos online e duas unidades oriundas de dois diferentes livros didáticos para as quais foram propostas tarefas que envolvam vídeos. Pretendemos desvelar os processos de inserção dessa mídia em unidade didática de tema próximo aos vídeos selecionados, com objetivo de delinear caminho que mais se aproxime de uma proposta multimodal na qual as potencialidades de significado de diferentes recursos semióticos sejam melhor exploradas no ensino de PLE.In times of great profusion of images and information on the web, there is great concern in rethinking the teaching and learning of Portuguese as a Foreign Language (PFL) according to the rules of technologization through which the world is passing nowadays. Despite the human history has been marked by a process of constant search for technological innovations, there has been undoubtedly a technological boom that brings consequences to the discursive practices in many areas of knowledge, such as language teaching-learning. Comparing to the tradition of teaching the most commonly taught languages, the area of PFL still lacks attention in terms of didactic materials. Thus, it is relevant to highlight the importance of studies focusing the use of new technologies to teach in this area. With this goal, we propose in this work an investigation based on the use of online videos to teach PFL, in order to obtain a clear idea of the way to go concerning the Task-Based Language Teaching (TBLT) which involves this type of technology. This research has qualitative-interpretativist features, in which the analysis focuses the reinterpretation of corpus, (BAUER and GASKELL, 2003). The theoretical framework is triangularized in: Multimodality Theory (KRESS and van LEEUWEN, 2006); Taskbased Language Teaching (NUNAN, 2004 and WILLIS, 1996); Media Literacy and Multiliteracies (KELLNER, 2008 e BEELAND, 2014). The corpus was composed by the following documents: three online videos and two lessons from two different books, for which we proposed tasks involving online videos. We intend to present the processes of insertion of this media in a book lesson whose theme is close to the ones in the videos, in order to identify the way that is coherent with the multimodal proposal, in which the meaning potentials are better explored in the area of teaching PFL.Ferraz, Janaína de AquinoQueiroz, Glauber Rodrigues de2016-07-26T10:56:48Z2016-07-26T10:56:48Z2016-07-262016-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfQUEIROZ, Glauber Rodrigues de. Proposta multimodal de uso de vídeos online no planejamento de tarefas para o ensino de português para estrangeiros. 2016. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20984http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.20984A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/20984Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta multimodal de uso de vídeos online no planejamento de tarefas para o ensino de português para estrangeiros
title Proposta multimodal de uso de vídeos online no planejamento de tarefas para o ensino de português para estrangeiros
spellingShingle Proposta multimodal de uso de vídeos online no planejamento de tarefas para o ensino de português para estrangeiros
Queiroz, Glauber Rodrigues de
Multimodalidade
Língua portuguesa
Multiletramentos
title_short Proposta multimodal de uso de vídeos online no planejamento de tarefas para o ensino de português para estrangeiros
title_full Proposta multimodal de uso de vídeos online no planejamento de tarefas para o ensino de português para estrangeiros
title_fullStr Proposta multimodal de uso de vídeos online no planejamento de tarefas para o ensino de português para estrangeiros
title_full_unstemmed Proposta multimodal de uso de vídeos online no planejamento de tarefas para o ensino de português para estrangeiros
title_sort Proposta multimodal de uso de vídeos online no planejamento de tarefas para o ensino de português para estrangeiros
author Queiroz, Glauber Rodrigues de
author_facet Queiroz, Glauber Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferraz, Janaína de Aquino
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Glauber Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodalidade
Língua portuguesa
Multiletramentos
topic Multimodalidade
Língua portuguesa
Multiletramentos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-26T10:56:48Z
2016-07-26T10:56:48Z
2016-07-26
2016-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUEIROZ, Glauber Rodrigues de. Proposta multimodal de uso de vídeos online no planejamento de tarefas para o ensino de português para estrangeiros. 2016. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20984
http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.20984
identifier_str_mv QUEIROZ, Glauber Rodrigues de. Proposta multimodal de uso de vídeos online no planejamento de tarefas para o ensino de português para estrangeiros. 2016. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20984
http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.20984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508410102611968