À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41973 |
Resumo: | Esta pesquisa é uma reflexão entre o fazer artístico, autopoiesis e autoconhecimento. Para isso, utilizo desse conceito proposto por Humberto Maturana e Francisco Varela para pensar os processos de gênese nas Artes Visuais. O objetivo é discutir alguns parâmetros presentes na autopoiesis que dialogam com as fronteiras entre a Arte e a Vida. Portanto, para mapear esse território, o trabalho se desenvolve apresentando um percurso: uma rota, propriamente dita, de fora para dentro, da cidade para o indivíduo. O intuito é observar com ajuda do estudo da autopoiesis a relação entre sujeito e objeto no processo de criação na perspectiva de três pontos de vista: representacionista, construtivista e intrapessoal. Essas interações vacilam entre o ontológico e o ôntico, pois são manifestações que mudam constantemente de lugar. Diante disso, é entre o manifestante e o manifestado que reside a matéria que desejo abordar: o fazer artístico e a autopoiese que se pronunciam na vida. Esse caminho poético-investigativo – sob o nome de rota de navegação – é separado por ilhas, as quais serão visitadas ao longo da dissertação. Portanto, tenho o intuito de exibir neste trabalho a relação entre forma e conteúdo, da separabilidade à inseparabilidade e suas decorrências. Sendo assim, a forma poética e a forma filosófica se aproximam, dentro dos limites formais que determinam um suporte de escrita fazendo com que toda a “navegação” por entre os “mares” científicos seja conduzida pela metodologia das Poéticas Visuais, sob o foco do conceito de Poiética (PASSERON, 2004), onde se pensa a obra e movimento, enquanto ela se faz, dentro do ponto de vista ampliado de obra de arte no contexto de Arte e Vida. Dessa forma, toda arquitetura textual foi concebida com uma para-literatura, com forte teor de ficção na produção acadêmica, com referências baseadas na minha experiência individual, adotando uma escrita incorporada. O ponto central dessa pesquisa é investigar o conceito de Autopoiesis (MATURANA; VARELA, 2001) na manifestação criadora, pois essa é a viga principal que sustenta a arquitetura conceitual deste trabalho. |
id |
UFPE_b0c2b8dbe9545d554f3664a6b50f0352 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/41973 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SILVA, João Pedro Tavares dahttp://lattes.cnpq.br/8957533189226367http://lattes.cnpq.br/6084145430475487COUTINHO, Marcelo Farias2021-12-06T19:33:01Z2021-12-06T19:33:01Z2018-08-31SILVA, João Pedro Tavares da. À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41973Esta pesquisa é uma reflexão entre o fazer artístico, autopoiesis e autoconhecimento. Para isso, utilizo desse conceito proposto por Humberto Maturana e Francisco Varela para pensar os processos de gênese nas Artes Visuais. O objetivo é discutir alguns parâmetros presentes na autopoiesis que dialogam com as fronteiras entre a Arte e a Vida. Portanto, para mapear esse território, o trabalho se desenvolve apresentando um percurso: uma rota, propriamente dita, de fora para dentro, da cidade para o indivíduo. O intuito é observar com ajuda do estudo da autopoiesis a relação entre sujeito e objeto no processo de criação na perspectiva de três pontos de vista: representacionista, construtivista e intrapessoal. Essas interações vacilam entre o ontológico e o ôntico, pois são manifestações que mudam constantemente de lugar. Diante disso, é entre o manifestante e o manifestado que reside a matéria que desejo abordar: o fazer artístico e a autopoiese que se pronunciam na vida. Esse caminho poético-investigativo – sob o nome de rota de navegação – é separado por ilhas, as quais serão visitadas ao longo da dissertação. Portanto, tenho o intuito de exibir neste trabalho a relação entre forma e conteúdo, da separabilidade à inseparabilidade e suas decorrências. Sendo assim, a forma poética e a forma filosófica se aproximam, dentro dos limites formais que determinam um suporte de escrita fazendo com que toda a “navegação” por entre os “mares” científicos seja conduzida pela metodologia das Poéticas Visuais, sob o foco do conceito de Poiética (PASSERON, 2004), onde se pensa a obra e movimento, enquanto ela se faz, dentro do ponto de vista ampliado de obra de arte no contexto de Arte e Vida. Dessa forma, toda arquitetura textual foi concebida com uma para-literatura, com forte teor de ficção na produção acadêmica, com referências baseadas na minha experiência individual, adotando uma escrita incorporada. O ponto central dessa pesquisa é investigar o conceito de Autopoiesis (MATURANA; VARELA, 2001) na manifestação criadora, pois essa é a viga principal que sustenta a arquitetura conceitual deste trabalho.CAPESThis research focuses on the theoretical reflection about artmaking as a process of self- knowledge. For such, the concept of autopoiesis, proposed by Humberto Maturana (2001) and Francisco Varela (2001), is used to consider the process of genesis in the visual arts. The objective is to discuss parameters of self-development that promote dialogue between the frontiers of art and life. To map this complex territory, this work is developed through a path, a proper route, from the outside to the inside. The aim is to observe the relationship between subject and object in its various interactions: representational, phenomenological and intrapersonal. These interactions waver between the ontological and the ontic, for they are manifestations that constantly change territory. Faced with this, it is between that which manifests and that which is manifested that lay the addressed subject: the artistic and autopoiesis that stand out in life. This poetic-investigative path - called a course of navigation - is separated by islands, which will be visited throughout the dissertation, for all textual architecture was conceived as a maritime universe’s poetic structures, the techniques of which are used as resources to also present a formalist approach. That is to say, all navigation through the scientific seas will be conducted by the methodology of Visual Poetics, whose instances comprise the way in which this work is proposed, using Poietics (PASSERON, 2004) as the main source. In synthesis, the subject-object relationship in artistic manifestations, the discovery and use of autopoiesis as an operational concept and most of all self-knowledge, are the foundation of the work’s conceptual architecture.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Artes VisuaisUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProcessos de criaçãoAutopoiesisAutoconhecimentoFenomenologiaÀ deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41973/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO João Pedro Tavares da Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO João Pedro Tavares da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain479873https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41973/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Pedro%20Tavares%20da%20Silva.pdf.txta339f7d60c0aafe7243df5aa30ff64c8MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO João Pedro Tavares da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO João Pedro Tavares da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41973/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Pedro%20Tavares%20da%20Silva.pdf.jpga835a9e720f45defd054f6c0145670eeMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81908https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41973/3/license.txtc59d330e2c454f71974f5866a0e8a96aMD53ORIGINALDISSERTAÇÃO João Pedro Tavares da Silva.pdfDISSERTAÇÃO João Pedro Tavares da Silva.pdfapplication/pdf4626328https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41973/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Pedro%20Tavares%20da%20Silva.pdfbef36e68bdc2bf45a183ac94bdaa04d1MD51123456789/419732021-12-07 02:08:39.699oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-12-07T05:08:39Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética |
title |
À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética |
spellingShingle |
À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética SILVA, João Pedro Tavares da Processos de criação Autopoiesis Autoconhecimento Fenomenologia |
title_short |
À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética |
title_full |
À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética |
title_fullStr |
À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética |
title_full_unstemmed |
À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética |
title_sort |
À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética |
author |
SILVA, João Pedro Tavares da |
author_facet |
SILVA, João Pedro Tavares da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8957533189226367 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6084145430475487 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, João Pedro Tavares da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
COUTINHO, Marcelo Farias |
contributor_str_mv |
COUTINHO, Marcelo Farias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos de criação Autopoiesis Autoconhecimento Fenomenologia |
topic |
Processos de criação Autopoiesis Autoconhecimento Fenomenologia |
description |
Esta pesquisa é uma reflexão entre o fazer artístico, autopoiesis e autoconhecimento. Para isso, utilizo desse conceito proposto por Humberto Maturana e Francisco Varela para pensar os processos de gênese nas Artes Visuais. O objetivo é discutir alguns parâmetros presentes na autopoiesis que dialogam com as fronteiras entre a Arte e a Vida. Portanto, para mapear esse território, o trabalho se desenvolve apresentando um percurso: uma rota, propriamente dita, de fora para dentro, da cidade para o indivíduo. O intuito é observar com ajuda do estudo da autopoiesis a relação entre sujeito e objeto no processo de criação na perspectiva de três pontos de vista: representacionista, construtivista e intrapessoal. Essas interações vacilam entre o ontológico e o ôntico, pois são manifestações que mudam constantemente de lugar. Diante disso, é entre o manifestante e o manifestado que reside a matéria que desejo abordar: o fazer artístico e a autopoiese que se pronunciam na vida. Esse caminho poético-investigativo – sob o nome de rota de navegação – é separado por ilhas, as quais serão visitadas ao longo da dissertação. Portanto, tenho o intuito de exibir neste trabalho a relação entre forma e conteúdo, da separabilidade à inseparabilidade e suas decorrências. Sendo assim, a forma poética e a forma filosófica se aproximam, dentro dos limites formais que determinam um suporte de escrita fazendo com que toda a “navegação” por entre os “mares” científicos seja conduzida pela metodologia das Poéticas Visuais, sob o foco do conceito de Poiética (PASSERON, 2004), onde se pensa a obra e movimento, enquanto ela se faz, dentro do ponto de vista ampliado de obra de arte no contexto de Arte e Vida. Dessa forma, toda arquitetura textual foi concebida com uma para-literatura, com forte teor de ficção na produção acadêmica, com referências baseadas na minha experiência individual, adotando uma escrita incorporada. O ponto central dessa pesquisa é investigar o conceito de Autopoiesis (MATURANA; VARELA, 2001) na manifestação criadora, pois essa é a viga principal que sustenta a arquitetura conceitual deste trabalho. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-06T19:33:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-06T19:33:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, João Pedro Tavares da. À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41973 |
identifier_str_mv |
SILVA, João Pedro Tavares da. À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41973/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41973/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Pedro%20Tavares%20da%20Silva.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41973/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Pedro%20Tavares%20da%20Silva.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41973/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41973/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Pedro%20Tavares%20da%20Silva.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 a339f7d60c0aafe7243df5aa30ff64c8 a835a9e720f45defd054f6c0145670ee c59d330e2c454f71974f5866a0e8a96a bef36e68bdc2bf45a183ac94bdaa04d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310696198733824 |