À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, João Pedro Tavares da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41973
Resumo: Esta pesquisa é uma reflexão entre o fazer artístico, autopoiesis e autoconhecimento. Para isso, utilizo desse conceito proposto por Humberto Maturana e Francisco Varela para pensar os processos de gênese nas Artes Visuais. O objetivo é discutir alguns parâmetros presentes na autopoiesis que dialogam com as fronteiras entre a Arte e a Vida. Portanto, para mapear esse território, o trabalho se desenvolve apresentando um percurso: uma rota, propriamente dita, de fora para dentro, da cidade para o indivíduo. O intuito é observar com ajuda do estudo da autopoiesis a relação entre sujeito e objeto no processo de criação na perspectiva de três pontos de vista: representacionista, construtivista e intrapessoal. Essas interações vacilam entre o ontológico e o ôntico, pois são manifestações que mudam constantemente de lugar. Diante disso, é entre o manifestante e o manifestado que reside a matéria que desejo abordar: o fazer artístico e a autopoiese que se pronunciam na vida. Esse caminho poético-investigativo – sob o nome de rota de navegação – é separado por ilhas, as quais serão visitadas ao longo da dissertação. Portanto, tenho o intuito de exibir neste trabalho a relação entre forma e conteúdo, da separabilidade à inseparabilidade e suas decorrências. Sendo assim, a forma poética e a forma filosófica se aproximam, dentro dos limites formais que determinam um suporte de escrita fazendo com que toda a “navegação” por entre os “mares” científicos seja conduzida pela metodologia das Poéticas Visuais, sob o foco do conceito de Poiética (PASSERON, 2004), onde se pensa a obra e movimento, enquanto ela se faz, dentro do ponto de vista ampliado de obra de arte no contexto de Arte e Vida. Dessa forma, toda arquitetura textual foi concebida com uma para-literatura, com forte teor de ficção na produção acadêmica, com referências baseadas na minha experiência individual, adotando uma escrita incorporada. O ponto central dessa pesquisa é investigar o conceito de Autopoiesis (MATURANA; VARELA, 2001) na manifestação criadora, pois essa é a viga principal que sustenta a arquitetura conceitual deste trabalho.
id UFPE_b0c2b8dbe9545d554f3664a6b50f0352
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/41973
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SILVA, João Pedro Tavares dahttp://lattes.cnpq.br/8957533189226367http://lattes.cnpq.br/6084145430475487COUTINHO, Marcelo Farias2021-12-06T19:33:01Z2021-12-06T19:33:01Z2018-08-31SILVA, João Pedro Tavares da. À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41973Esta pesquisa é uma reflexão entre o fazer artístico, autopoiesis e autoconhecimento. Para isso, utilizo desse conceito proposto por Humberto Maturana e Francisco Varela para pensar os processos de gênese nas Artes Visuais. O objetivo é discutir alguns parâmetros presentes na autopoiesis que dialogam com as fronteiras entre a Arte e a Vida. Portanto, para mapear esse território, o trabalho se desenvolve apresentando um percurso: uma rota, propriamente dita, de fora para dentro, da cidade para o indivíduo. O intuito é observar com ajuda do estudo da autopoiesis a relação entre sujeito e objeto no processo de criação na perspectiva de três pontos de vista: representacionista, construtivista e intrapessoal. Essas interações vacilam entre o ontológico e o ôntico, pois são manifestações que mudam constantemente de lugar. Diante disso, é entre o manifestante e o manifestado que reside a matéria que desejo abordar: o fazer artístico e a autopoiese que se pronunciam na vida. Esse caminho poético-investigativo – sob o nome de rota de navegação – é separado por ilhas, as quais serão visitadas ao longo da dissertação. Portanto, tenho o intuito de exibir neste trabalho a relação entre forma e conteúdo, da separabilidade à inseparabilidade e suas decorrências. Sendo assim, a forma poética e a forma filosófica se aproximam, dentro dos limites formais que determinam um suporte de escrita fazendo com que toda a “navegação” por entre os “mares” científicos seja conduzida pela metodologia das Poéticas Visuais, sob o foco do conceito de Poiética (PASSERON, 2004), onde se pensa a obra e movimento, enquanto ela se faz, dentro do ponto de vista ampliado de obra de arte no contexto de Arte e Vida. Dessa forma, toda arquitetura textual foi concebida com uma para-literatura, com forte teor de ficção na produção acadêmica, com referências baseadas na minha experiência individual, adotando uma escrita incorporada. O ponto central dessa pesquisa é investigar o conceito de Autopoiesis (MATURANA; VARELA, 2001) na manifestação criadora, pois essa é a viga principal que sustenta a arquitetura conceitual deste trabalho.CAPESThis research focuses on the theoretical reflection about artmaking as a process of self- knowledge. For such, the concept of autopoiesis, proposed by Humberto Maturana (2001) and Francisco Varela (2001), is used to consider the process of genesis in the visual arts. The objective is to discuss parameters of self-development that promote dialogue between the frontiers of art and life. To map this complex territory, this work is developed through a path, a proper route, from the outside to the inside. The aim is to observe the relationship between subject and object in its various interactions: representational, phenomenological and intrapersonal. These interactions waver between the ontological and the ontic, for they are manifestations that constantly change territory. Faced with this, it is between that which manifests and that which is manifested that lay the addressed subject: the artistic and autopoiesis that stand out in life. This poetic-investigative path - called a course of navigation - is separated by islands, which will be visited throughout the dissertation, for all textual architecture was conceived as a maritime universe’s poetic structures, the techniques of which are used as resources to also present a formalist approach. That is to say, all navigation through the scientific seas will be conducted by the methodology of Visual Poetics, whose instances comprise the way in which this work is proposed, using Poietics (PASSERON, 2004) as the main source. In synthesis, the subject-object relationship in artistic manifestations, the discovery and use of autopoiesis as an operational concept and most of all self-knowledge, are the foundation of the work’s conceptual architecture.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Artes VisuaisUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProcessos de criaçãoAutopoiesisAutoconhecimentoFenomenologiaÀ deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41973/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO João Pedro Tavares da Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO João Pedro Tavares da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain479873https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41973/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Pedro%20Tavares%20da%20Silva.pdf.txta339f7d60c0aafe7243df5aa30ff64c8MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO João Pedro Tavares da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO João Pedro Tavares da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41973/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Pedro%20Tavares%20da%20Silva.pdf.jpga835a9e720f45defd054f6c0145670eeMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81908https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41973/3/license.txtc59d330e2c454f71974f5866a0e8a96aMD53ORIGINALDISSERTAÇÃO João Pedro Tavares da Silva.pdfDISSERTAÇÃO João Pedro Tavares da Silva.pdfapplication/pdf4626328https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41973/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Pedro%20Tavares%20da%20Silva.pdfbef36e68bdc2bf45a183ac94bdaa04d1MD51123456789/419732021-12-07 02:08:39.699oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-12-07T05:08:39Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética
title À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética
spellingShingle À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética
SILVA, João Pedro Tavares da
Processos de criação
Autopoiesis
Autoconhecimento
Fenomenologia
title_short À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética
title_full À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética
title_fullStr À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética
title_full_unstemmed À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética
title_sort À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética
author SILVA, João Pedro Tavares da
author_facet SILVA, João Pedro Tavares da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8957533189226367
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6084145430475487
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, João Pedro Tavares da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv COUTINHO, Marcelo Farias
contributor_str_mv COUTINHO, Marcelo Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Processos de criação
Autopoiesis
Autoconhecimento
Fenomenologia
topic Processos de criação
Autopoiesis
Autoconhecimento
Fenomenologia
description Esta pesquisa é uma reflexão entre o fazer artístico, autopoiesis e autoconhecimento. Para isso, utilizo desse conceito proposto por Humberto Maturana e Francisco Varela para pensar os processos de gênese nas Artes Visuais. O objetivo é discutir alguns parâmetros presentes na autopoiesis que dialogam com as fronteiras entre a Arte e a Vida. Portanto, para mapear esse território, o trabalho se desenvolve apresentando um percurso: uma rota, propriamente dita, de fora para dentro, da cidade para o indivíduo. O intuito é observar com ajuda do estudo da autopoiesis a relação entre sujeito e objeto no processo de criação na perspectiva de três pontos de vista: representacionista, construtivista e intrapessoal. Essas interações vacilam entre o ontológico e o ôntico, pois são manifestações que mudam constantemente de lugar. Diante disso, é entre o manifestante e o manifestado que reside a matéria que desejo abordar: o fazer artístico e a autopoiese que se pronunciam na vida. Esse caminho poético-investigativo – sob o nome de rota de navegação – é separado por ilhas, as quais serão visitadas ao longo da dissertação. Portanto, tenho o intuito de exibir neste trabalho a relação entre forma e conteúdo, da separabilidade à inseparabilidade e suas decorrências. Sendo assim, a forma poética e a forma filosófica se aproximam, dentro dos limites formais que determinam um suporte de escrita fazendo com que toda a “navegação” por entre os “mares” científicos seja conduzida pela metodologia das Poéticas Visuais, sob o foco do conceito de Poiética (PASSERON, 2004), onde se pensa a obra e movimento, enquanto ela se faz, dentro do ponto de vista ampliado de obra de arte no contexto de Arte e Vida. Dessa forma, toda arquitetura textual foi concebida com uma para-literatura, com forte teor de ficção na produção acadêmica, com referências baseadas na minha experiência individual, adotando uma escrita incorporada. O ponto central dessa pesquisa é investigar o conceito de Autopoiesis (MATURANA; VARELA, 2001) na manifestação criadora, pois essa é a viga principal que sustenta a arquitetura conceitual deste trabalho.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-06T19:33:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-06T19:33:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, João Pedro Tavares da. À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41973
identifier_str_mv SILVA, João Pedro Tavares da. À deriva das influências no habitar : estudo sobre a interação sujeito e obra e a vivência social autopoética. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41973/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41973/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Pedro%20Tavares%20da%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41973/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Pedro%20Tavares%20da%20Silva.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41973/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41973/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Pedro%20Tavares%20da%20Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
a339f7d60c0aafe7243df5aa30ff64c8
a835a9e720f45defd054f6c0145670ee
c59d330e2c454f71974f5866a0e8a96a
bef36e68bdc2bf45a183ac94bdaa04d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310696198733824