Efeito de uma intervenção educativa no conhecimento de escolares sobre reanimação cardiopulmonar
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44103 |
Resumo: | A inclusão do ensino de reanimação cardiopulmonar nas escolas é considerada como a melhor maneira de transmitir a um número elevado de pessoas o conhecimento sobre esta ação, tornando um meio importante para a diminuição da morbimortalidade decorrente do desconhecimento sobre o assunto e o despreparo frente à situação de emergência. Este estudo tem como objetivo avaliar o efeito de uma intervenção educativa no conhecimento dos estudantes escolares sobre reanimação cardiopulmonar. Trata-se de um estudo quase experimental. Teve como cenário, escolas integrais da rede estadual da Gerência Regional de Educação Sul do Distrito Sanitário IV do Recife, Pernambuco. A seleção das escolas deu-se por meio de sorteio. A amostra foi composta por 110 alunos na faixa etária de 14 a 19 anos que atenderam aos critérios de elegibilidade. No primeiro momento os alunos responderam individualmente um pré-teste que consistiu em uma avaliação teórica e uma avaliação prática.? No segundo momento foi realizado a intervenção educativa teórico-prático na seguinte sequência: reconhecendo uma parada cardiorrespiratória, pedir por ajuda, execução correta das manobras de reanimação cardiopulmonar com ênfase nas compressões torácicas e utilização do desfibrilador externo automático. No terceiro momento, imediatamente após o término da sessão teórico-prática, os alunos foram reavaliados (pós-teste) com o mesmo questionário da avaliação inicial (pré-teste). Os dados foram analisados através do Software R por meio da comparação entre os escores obtidos e as ações executadas no pré-teste e pós-teste da avaliação teórica e prática. A intervenção educativa foi realizada em duas escolas. A idade média dos alunos foi 16,3 anos. Entre os alunos, 61 (55,4%) eram do sexo feminino e 49 (44,6%) do sexo masculino; 42 (38,1%) estavam no primeiro ano do ensino médio, 22 (20,1%) no segundo ano e 46 (41,8%) no terceiro ano. No pré-teste teórico observou-se a predominância do escore 4 e no teste teórico pós-intervenção observou-se a predominância do escore 8, sendo um ganho médio de 4 pontos. O teste de Wilcoxon verificou que não houve igualdade de desempenhos entre as etapas pré e pós-intervenção e na avaliação prática o teste de McNemar verificou que houve mudança nas habilidades práticas antes e depois da intervenção educativa de todas as ações a serem executadas. O nível de significância de 5% foi adotado para todas as análises. A magnitude de efeito da intervenção educativa foi avaliada pelo G de Cohen e verificou-se um impacto alto, em 16 (88,8%) das ações executadas no teste prático. Acredita-se que esse estudo colaborou com a construção do conhecimento dos estudantes escolares sobre parada cardiorrespiratória, reanimação cardiopulmonar e uso do desfibrilador externo automático, pois conseguiram identificar uma vítima em parada cardiorrespiratória, souberam pedir ajuda acionando o serviço de emergência, iniciaram as manobras de reanimação cardiopulmonar e utilizaram o desfibrilador externo automático corretamente. Espera-se que esse estudo possa contribuir na estruturação e implementação do ensino e treinamento de reanimação cardiopulmonar nas escolas, identificando alunos que poderão ser multiplicadores de conhecimento e salvar vidas. |
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Trata-se de um estudo quase experimental. Teve como cenário, escolas integrais da rede estadual da Gerência Regional de Educação Sul do Distrito Sanitário IV do Recife, Pernambuco. A seleção das escolas deu-se por meio de sorteio. A amostra foi composta por 110 alunos na faixa etária de 14 a 19 anos que atenderam aos critérios de elegibilidade. No primeiro momento os alunos responderam individualmente um pré-teste que consistiu em uma avaliação teórica e uma avaliação prática.? No segundo momento foi realizado a intervenção educativa teórico-prático na seguinte sequência: reconhecendo uma parada cardiorrespiratória, pedir por ajuda, execução correta das manobras de reanimação cardiopulmonar com ênfase nas compressões torácicas e utilização do desfibrilador externo automático. No terceiro momento, imediatamente após o término da sessão teórico-prática, os alunos foram reavaliados (pós-teste) com o mesmo questionário da avaliação inicial (pré-teste). Os dados foram analisados através do Software R por meio da comparação entre os escores obtidos e as ações executadas no pré-teste e pós-teste da avaliação teórica e prática. A intervenção educativa foi realizada em duas escolas. A idade média dos alunos foi 16,3 anos. Entre os alunos, 61 (55,4%) eram do sexo feminino e 49 (44,6%) do sexo masculino; 42 (38,1%) estavam no primeiro ano do ensino médio, 22 (20,1%) no segundo ano e 46 (41,8%) no terceiro ano. No pré-teste teórico observou-se a predominância do escore 4 e no teste teórico pós-intervenção observou-se a predominância do escore 8, sendo um ganho médio de 4 pontos. O teste de Wilcoxon verificou que não houve igualdade de desempenhos entre as etapas pré e pós-intervenção e na avaliação prática o teste de McNemar verificou que houve mudança nas habilidades práticas antes e depois da intervenção educativa de todas as ações a serem executadas. O nível de significância de 5% foi adotado para todas as análises. A magnitude de efeito da intervenção educativa foi avaliada pelo G de Cohen e verificou-se um impacto alto, em 16 (88,8%) das ações executadas no teste prático. Acredita-se que esse estudo colaborou com a construção do conhecimento dos estudantes escolares sobre parada cardiorrespiratória, reanimação cardiopulmonar e uso do desfibrilador externo automático, pois conseguiram identificar uma vítima em parada cardiorrespiratória, souberam pedir ajuda acionando o serviço de emergência, iniciaram as manobras de reanimação cardiopulmonar e utilizaram o desfibrilador externo automático corretamente. Espera-se que esse estudo possa contribuir na estruturação e implementação do ensino e treinamento de reanimação cardiopulmonar nas escolas, identificando alunos que poderão ser multiplicadores de conhecimento e salvar vidas.The inclusion of cardiopulmonary resuscitation teaching in schools is considered the best way to transmit knowledge about this action to a large number of people, making it an important means to reduce morbidity and mortality resulting from lack of knowledge about the subject and unpreparedness for the situation of emergency. This study aims to evaluate the effect of an educational intervention on the knowledge of students about cardiopulmonary resuscitation. This is an almost experimental study. It had as a setting, integral schools of the state network of the Southern Regional Education Management of the Health District IV of Recife, Pernambuco. The selection of schools took place by drawing lots. The sample consisted of 110 students aged 14 to 19 who met the eligibility criteria. At first, the students individually answered a pre-test that consisted of a theoretical assessment and a practical assessment. In the second moment, the theoretical-practical educational intervention was carried out in the following sequence: recognizing a cardiorespiratory arrest, asking for help, correct execution of cardiopulmonary resuscitation maneuvers with emphasis on chest compressions and use of automatic external defibrillator. In the third moment, immediately after the end of the theoretical-practical session, the students were reassessed (post-test) with the same questionnaire used in the theoretical and initial practical assessment (pre-test). Data were analyzed using Software R by comparing the scores obtained and the actions performed in the pre-test and post-test of the theoretical and practical assessment. The educational intervention was carried out in two schools. The average age of students was 16.3 years. Among the students, 61 (55.4%) were female and 49 (44.6%) were male; 42 (38.1%) were in the first year of high school, 22 (20.1%) in the second year and 46 (41.8%) in the third year. In the theoretical pre- test, a predominance of score 4 was observed, and in the post-intervention theoretical test, a predominance of score 8 was observed, with an average gain of 4 points in the score. The Wilcoxon test verified that there was no equality of performance between the pre- and post- intervention stages and, in the practical assessment, the McNemar test verified that there was a change in practical skills before and after the educational intervention, in all actions to be performed. A significance level of 5% was adopted for all analyses. The magnitude of effect of the educational intervention was evaluated by Cohen's G and it was found that, in 16 (88.8%) of the actions performed in the practical test, a high effect was obtained. It is believed that this study collaborated with the construction of the students' knowledge about cardiopulmonary arrest, cardiopulmonary resuscitation and the use of automatic external defibrillator, that the students were able to identify a victim in cardiorespiratory arrest, they knew how to ask for help by calling the emergency service, they started the maneuvers of cardiopulmonary resuscitation and used the automatic external defibrillator correctly. It is hoped that this study can contribute to the structuring and implementation of teaching and training in cardiopulmonary resuscitation in schools, identifying students who can be multipliers of knowledge and save lives.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EnfermagemUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEnfermagemEducação em saúdeReanimação cardiopulmonarInstituições acadêmicasEfeito de uma intervenção educativa no conhecimento de escolares sobre reanimação cardiopulmonarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44103/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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