O “canto do chão” : a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUTRA, Roberto Rodrigues de Sales
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48737
Resumo: O presente trabalho busca apresentar e discutir o processo de construção da música litúrgica na Arquidiocese de Olinda e Recife entre as décadas de 1960 e 1970. Estando o recorte temporal proposto já inserido na realidade pós-conciliar, buscamos compreender sobre que parâmetros se deu a interpretação e aplicação das medidas conciliares, que alteraram o diálogo entre a igreja e a sociedade, e influenciaram na composição de música para a liturgia católica. Olhando para o Nordeste, vemos a busca pela criação de uma música litúrgica nordestina, influenciada pela proposta de adaptação à índole e cultura dos povos, conforme trazido pela Constituição Conciliar Sacrossanctum Concilium, e aplicada pelos compositores “inovadores” e “conservadores”, apesar das particularidades com que cada um, influenciado pelos fluxos socioculturais da igreja e da sociedade, aplicou essas novas diretrizes ao seu trabalho. A partir de revisão bibliográfica e documental, buscamos analisar a relação entre música litúrgica e sociedade enquanto lugar de conflito; reconhecer e contextualizar os fluxos influenciadores da música litúrgica no recorte temporal proposto; discutir, a partir da produção e percepção da época, a construção da música litúrgica “nordestina”; à luz dos principais compositores – história e produção, buscar elementos musicais e textuais que contribuam na discussão do tema proposto. Todos esses aspectos buscam trazer luz à relação entre música, cultura e sociedade, contribuindo para o aprofundamento das discussões da chamada “Etnomusicologia do Cristianismo” a partir do contexto Brasileiro.
id UFPE_b1f32486920c084f73daf51cdae17398
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/48737
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling DUTRA, Roberto Rodrigues de Saleshttp://lattes.cnpq.br/4634186628270335http://lattes.cnpq.br/2096219243191159SANDRONI, Carlos2023-01-24T19:35:50Z2023-01-24T19:35:50Z2022-04-29DUTRA, Roberto Rodrigues de Sales. O “canto do chão”: a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970). 2022. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48737O presente trabalho busca apresentar e discutir o processo de construção da música litúrgica na Arquidiocese de Olinda e Recife entre as décadas de 1960 e 1970. Estando o recorte temporal proposto já inserido na realidade pós-conciliar, buscamos compreender sobre que parâmetros se deu a interpretação e aplicação das medidas conciliares, que alteraram o diálogo entre a igreja e a sociedade, e influenciaram na composição de música para a liturgia católica. Olhando para o Nordeste, vemos a busca pela criação de uma música litúrgica nordestina, influenciada pela proposta de adaptação à índole e cultura dos povos, conforme trazido pela Constituição Conciliar Sacrossanctum Concilium, e aplicada pelos compositores “inovadores” e “conservadores”, apesar das particularidades com que cada um, influenciado pelos fluxos socioculturais da igreja e da sociedade, aplicou essas novas diretrizes ao seu trabalho. A partir de revisão bibliográfica e documental, buscamos analisar a relação entre música litúrgica e sociedade enquanto lugar de conflito; reconhecer e contextualizar os fluxos influenciadores da música litúrgica no recorte temporal proposto; discutir, a partir da produção e percepção da época, a construção da música litúrgica “nordestina”; à luz dos principais compositores – história e produção, buscar elementos musicais e textuais que contribuam na discussão do tema proposto. Todos esses aspectos buscam trazer luz à relação entre música, cultura e sociedade, contribuindo para o aprofundamento das discussões da chamada “Etnomusicologia do Cristianismo” a partir do contexto Brasileiro.The present work seeks to present and discuss the process of construction of liturgical music in the Archdiocese of Olinda and Recife between the 1960s and 1970s. Since the proposed time frame is already inserted in the post-conciliar reality, we seek to understand on what parameters the interpretation took place. and application of conciliar measures, which altered the dialogue between church and society, and influenced the composition of music for the Catholic liturgy. Looking at the Brazilian Northeast, we see the search for the creation of a liturgical music from the Northeast, influenced by the proposal of adaptation to the nature and culture of the peoples, as brought by the Conciliar Constitution Sacrossanctum Concilium, and applied by the “inovadores” and “conservadores” composers, despite the particularities with which each one, influenced by the sociocultural flows of the church and society, applied these new guidelines to their work. Based on a bibliographic and documental review, we seek to analyze the relationship between liturgical music and society as a place of conflict; recognize and contextualize the influencing flows of liturgical music in the proposed time frame; to discuss, based on the production and perception of the time, the construction of “northeastern” liturgical music; in the light of the main composers - history and production, seek musical and textual elements that contribute to the discussion of the proposed theme. All these aspects seek to shed light on the relationship between music, culture and society, contributing to the deepening of the discussions of the “Ethnomusicology of Christianity” from the Brazilian context.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em MúsicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMúsica litúrgica católica - Nordeste - BrasilInculturaçãoConcílio VaticanoEtnomusicologia do cristianismoO “canto do chão” : a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Roberto Rodrigues de Sales Dutra.pdf.txtDISSERTAÇÃO Roberto Rodrigues de Sales Dutra.pdf.txtExtracted texttext/plain281255https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48737/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Roberto%20Rodrigues%20de%20Sales%20Dutra.pdf.txte92054ee1f79bffcd8146a4a34a53fa4MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Roberto Rodrigues de Sales Dutra.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Roberto Rodrigues de Sales Dutra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48737/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Roberto%20Rodrigues%20de%20Sales%20Dutra.pdf.jpgb26b2cec12cc58c801463fd546b4e80bMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Roberto Rodrigues de Sales Dutra.pdfDISSERTAÇÃO Roberto Rodrigues de Sales Dutra.pdfapplication/pdf2427749https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48737/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Roberto%20Rodrigues%20de%20Sales%20Dutra.pdf60613742304daeae9d5ec36588151164MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48737/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48737/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53123456789/487372023-01-25 02:19:37.635oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-01-25T05:19:37Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O “canto do chão” : a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970)
title O “canto do chão” : a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970)
spellingShingle O “canto do chão” : a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970)
DUTRA, Roberto Rodrigues de Sales
Música litúrgica católica - Nordeste - Brasil
Inculturação
Concílio Vaticano
Etnomusicologia do cristianismo
title_short O “canto do chão” : a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970)
title_full O “canto do chão” : a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970)
title_fullStr O “canto do chão” : a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970)
title_full_unstemmed O “canto do chão” : a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970)
title_sort O “canto do chão” : a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970)
author DUTRA, Roberto Rodrigues de Sales
author_facet DUTRA, Roberto Rodrigues de Sales
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4634186628270335
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2096219243191159
dc.contributor.author.fl_str_mv DUTRA, Roberto Rodrigues de Sales
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SANDRONI, Carlos
contributor_str_mv SANDRONI, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Música litúrgica católica - Nordeste - Brasil
Inculturação
Concílio Vaticano
Etnomusicologia do cristianismo
topic Música litúrgica católica - Nordeste - Brasil
Inculturação
Concílio Vaticano
Etnomusicologia do cristianismo
description O presente trabalho busca apresentar e discutir o processo de construção da música litúrgica na Arquidiocese de Olinda e Recife entre as décadas de 1960 e 1970. Estando o recorte temporal proposto já inserido na realidade pós-conciliar, buscamos compreender sobre que parâmetros se deu a interpretação e aplicação das medidas conciliares, que alteraram o diálogo entre a igreja e a sociedade, e influenciaram na composição de música para a liturgia católica. Olhando para o Nordeste, vemos a busca pela criação de uma música litúrgica nordestina, influenciada pela proposta de adaptação à índole e cultura dos povos, conforme trazido pela Constituição Conciliar Sacrossanctum Concilium, e aplicada pelos compositores “inovadores” e “conservadores”, apesar das particularidades com que cada um, influenciado pelos fluxos socioculturais da igreja e da sociedade, aplicou essas novas diretrizes ao seu trabalho. A partir de revisão bibliográfica e documental, buscamos analisar a relação entre música litúrgica e sociedade enquanto lugar de conflito; reconhecer e contextualizar os fluxos influenciadores da música litúrgica no recorte temporal proposto; discutir, a partir da produção e percepção da época, a construção da música litúrgica “nordestina”; à luz dos principais compositores – história e produção, buscar elementos musicais e textuais que contribuam na discussão do tema proposto. Todos esses aspectos buscam trazer luz à relação entre música, cultura e sociedade, contribuindo para o aprofundamento das discussões da chamada “Etnomusicologia do Cristianismo” a partir do contexto Brasileiro.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-24T19:35:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-24T19:35:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DUTRA, Roberto Rodrigues de Sales. O “canto do chão”: a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970). 2022. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48737
identifier_str_mv DUTRA, Roberto Rodrigues de Sales. O “canto do chão”: a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970). 2022. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48737/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Roberto%20Rodrigues%20de%20Sales%20Dutra.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48737/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Roberto%20Rodrigues%20de%20Sales%20Dutra.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48737/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Roberto%20Rodrigues%20de%20Sales%20Dutra.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48737/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48737/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e92054ee1f79bffcd8146a4a34a53fa4
b26b2cec12cc58c801463fd546b4e80b
60613742304daeae9d5ec36588151164
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1793515831389323264