O “canto do chão” : a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970)
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2022 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFPE |
Download full: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48737 |
Summary: | O presente trabalho busca apresentar e discutir o processo de construção da música litúrgica na Arquidiocese de Olinda e Recife entre as décadas de 1960 e 1970. Estando o recorte temporal proposto já inserido na realidade pós-conciliar, buscamos compreender sobre que parâmetros se deu a interpretação e aplicação das medidas conciliares, que alteraram o diálogo entre a igreja e a sociedade, e influenciaram na composição de música para a liturgia católica. Olhando para o Nordeste, vemos a busca pela criação de uma música litúrgica nordestina, influenciada pela proposta de adaptação à índole e cultura dos povos, conforme trazido pela Constituição Conciliar Sacrossanctum Concilium, e aplicada pelos compositores “inovadores” e “conservadores”, apesar das particularidades com que cada um, influenciado pelos fluxos socioculturais da igreja e da sociedade, aplicou essas novas diretrizes ao seu trabalho. A partir de revisão bibliográfica e documental, buscamos analisar a relação entre música litúrgica e sociedade enquanto lugar de conflito; reconhecer e contextualizar os fluxos influenciadores da música litúrgica no recorte temporal proposto; discutir, a partir da produção e percepção da época, a construção da música litúrgica “nordestina”; à luz dos principais compositores – história e produção, buscar elementos musicais e textuais que contribuam na discussão do tema proposto. Todos esses aspectos buscam trazer luz à relação entre música, cultura e sociedade, contribuindo para o aprofundamento das discussões da chamada “Etnomusicologia do Cristianismo” a partir do contexto Brasileiro. |
id |
UFPE_b1f32486920c084f73daf51cdae17398 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/48737 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
DUTRA, Roberto Rodrigues de Saleshttp://lattes.cnpq.br/4634186628270335http://lattes.cnpq.br/2096219243191159SANDRONI, Carlos2023-01-24T19:35:50Z2023-01-24T19:35:50Z2022-04-29DUTRA, Roberto Rodrigues de Sales. O “canto do chão”: a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970). 2022. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48737O presente trabalho busca apresentar e discutir o processo de construção da música litúrgica na Arquidiocese de Olinda e Recife entre as décadas de 1960 e 1970. Estando o recorte temporal proposto já inserido na realidade pós-conciliar, buscamos compreender sobre que parâmetros se deu a interpretação e aplicação das medidas conciliares, que alteraram o diálogo entre a igreja e a sociedade, e influenciaram na composição de música para a liturgia católica. Olhando para o Nordeste, vemos a busca pela criação de uma música litúrgica nordestina, influenciada pela proposta de adaptação à índole e cultura dos povos, conforme trazido pela Constituição Conciliar Sacrossanctum Concilium, e aplicada pelos compositores “inovadores” e “conservadores”, apesar das particularidades com que cada um, influenciado pelos fluxos socioculturais da igreja e da sociedade, aplicou essas novas diretrizes ao seu trabalho. A partir de revisão bibliográfica e documental, buscamos analisar a relação entre música litúrgica e sociedade enquanto lugar de conflito; reconhecer e contextualizar os fluxos influenciadores da música litúrgica no recorte temporal proposto; discutir, a partir da produção e percepção da época, a construção da música litúrgica “nordestina”; à luz dos principais compositores – história e produção, buscar elementos musicais e textuais que contribuam na discussão do tema proposto. Todos esses aspectos buscam trazer luz à relação entre música, cultura e sociedade, contribuindo para o aprofundamento das discussões da chamada “Etnomusicologia do Cristianismo” a partir do contexto Brasileiro.The present work seeks to present and discuss the process of construction of liturgical music in the Archdiocese of Olinda and Recife between the 1960s and 1970s. Since the proposed time frame is already inserted in the post-conciliar reality, we seek to understand on what parameters the interpretation took place. and application of conciliar measures, which altered the dialogue between church and society, and influenced the composition of music for the Catholic liturgy. Looking at the Brazilian Northeast, we see the search for the creation of a liturgical music from the Northeast, influenced by the proposal of adaptation to the nature and culture of the peoples, as brought by the Conciliar Constitution Sacrossanctum Concilium, and applied by the “inovadores” and “conservadores” composers, despite the particularities with which each one, influenced by the sociocultural flows of the church and society, applied these new guidelines to their work. Based on a bibliographic and documental review, we seek to analyze the relationship between liturgical music and society as a place of conflict; recognize and contextualize the influencing flows of liturgical music in the proposed time frame; to discuss, based on the production and perception of the time, the construction of “northeastern” liturgical music; in the light of the main composers - history and production, seek musical and textual elements that contribute to the discussion of the proposed theme. All these aspects seek to shed light on the relationship between music, culture and society, contributing to the deepening of the discussions of the “Ethnomusicology of Christianity” from the Brazilian context.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em MúsicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMúsica litúrgica católica - Nordeste - BrasilInculturaçãoConcílio VaticanoEtnomusicologia do cristianismoO “canto do chão” : a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Roberto Rodrigues de Sales Dutra.pdf.txtDISSERTAÇÃO Roberto Rodrigues de Sales Dutra.pdf.txtExtracted texttext/plain281255https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48737/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Roberto%20Rodrigues%20de%20Sales%20Dutra.pdf.txte92054ee1f79bffcd8146a4a34a53fa4MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Roberto Rodrigues de Sales Dutra.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Roberto Rodrigues de Sales Dutra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48737/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Roberto%20Rodrigues%20de%20Sales%20Dutra.pdf.jpgb26b2cec12cc58c801463fd546b4e80bMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Roberto Rodrigues de Sales Dutra.pdfDISSERTAÇÃO Roberto Rodrigues de Sales Dutra.pdfapplication/pdf2427749https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48737/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Roberto%20Rodrigues%20de%20Sales%20Dutra.pdf60613742304daeae9d5ec36588151164MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48737/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48737/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53123456789/487372023-01-25 02:19:37.635oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-01-25T05:19:37Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O “canto do chão” : a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970) |
title |
O “canto do chão” : a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970) |
spellingShingle |
O “canto do chão” : a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970) DUTRA, Roberto Rodrigues de Sales Música litúrgica católica - Nordeste - Brasil Inculturação Concílio Vaticano Etnomusicologia do cristianismo |
title_short |
O “canto do chão” : a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970) |
title_full |
O “canto do chão” : a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970) |
title_fullStr |
O “canto do chão” : a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970) |
title_full_unstemmed |
O “canto do chão” : a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970) |
title_sort |
O “canto do chão” : a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970) |
author |
DUTRA, Roberto Rodrigues de Sales |
author_facet |
DUTRA, Roberto Rodrigues de Sales |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4634186628270335 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2096219243191159 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DUTRA, Roberto Rodrigues de Sales |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SANDRONI, Carlos |
contributor_str_mv |
SANDRONI, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música litúrgica católica - Nordeste - Brasil Inculturação Concílio Vaticano Etnomusicologia do cristianismo |
topic |
Música litúrgica católica - Nordeste - Brasil Inculturação Concílio Vaticano Etnomusicologia do cristianismo |
description |
O presente trabalho busca apresentar e discutir o processo de construção da música litúrgica na Arquidiocese de Olinda e Recife entre as décadas de 1960 e 1970. Estando o recorte temporal proposto já inserido na realidade pós-conciliar, buscamos compreender sobre que parâmetros se deu a interpretação e aplicação das medidas conciliares, que alteraram o diálogo entre a igreja e a sociedade, e influenciaram na composição de música para a liturgia católica. Olhando para o Nordeste, vemos a busca pela criação de uma música litúrgica nordestina, influenciada pela proposta de adaptação à índole e cultura dos povos, conforme trazido pela Constituição Conciliar Sacrossanctum Concilium, e aplicada pelos compositores “inovadores” e “conservadores”, apesar das particularidades com que cada um, influenciado pelos fluxos socioculturais da igreja e da sociedade, aplicou essas novas diretrizes ao seu trabalho. A partir de revisão bibliográfica e documental, buscamos analisar a relação entre música litúrgica e sociedade enquanto lugar de conflito; reconhecer e contextualizar os fluxos influenciadores da música litúrgica no recorte temporal proposto; discutir, a partir da produção e percepção da época, a construção da música litúrgica “nordestina”; à luz dos principais compositores – história e produção, buscar elementos musicais e textuais que contribuam na discussão do tema proposto. Todos esses aspectos buscam trazer luz à relação entre música, cultura e sociedade, contribuindo para o aprofundamento das discussões da chamada “Etnomusicologia do Cristianismo” a partir do contexto Brasileiro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-24T19:35:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-24T19:35:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DUTRA, Roberto Rodrigues de Sales. O “canto do chão”: a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970). 2022. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48737 |
identifier_str_mv |
DUTRA, Roberto Rodrigues de Sales. O “canto do chão”: a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970). 2022. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48737/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Roberto%20Rodrigues%20de%20Sales%20Dutra.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48737/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Roberto%20Rodrigues%20de%20Sales%20Dutra.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48737/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Roberto%20Rodrigues%20de%20Sales%20Dutra.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48737/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48737/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e92054ee1f79bffcd8146a4a34a53fa4 b26b2cec12cc58c801463fd546b4e80b 60613742304daeae9d5ec36588151164 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1797780521636331520 |