Processos aprendentes e ensinantes dos/as artesãos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4161 |
Resumo: | A pesquisa procurou compreender os processos aprendentes e ensinantes dos/as artesãos/ãs do Alto do Moura, construídos sem a mediação da escola, mediante os contextos e os sonhos mobilizadores, as estratégias, os modos, as formas e a busca de validação social. A dinâmica dessas aprendizagens tem como cenário o Alto do Moura que se evidenciou como campo empírico. Baseamo-nos nos referenciais teóricos da Educação Popular e do Pensamento Complexo, segundo seus respectivos expoentes, Paulo Freire e Edgar Morin, que, em diálogo e subsidiados pelas contribuições de Carlos Rodrigues Brandão, Alder Júlio Calado, Fritjof Capra, Maturana e Varela, produziram lentes interpretativas deste fenômeno educativo-cultural. A metodologia de natureza qualitativa foi desenvolvida a partir das histórias de vida dos/das artesãos/ãs e adotada a entrevista semi estruturada, a observação participante e a análise de documentos como procedimentos para a coleta dos dados, enquanto para a organização e análise dos dados utilizamos da Análise de Conteúdo, com ênfase nos eixos temáticos, na perspectiva de Laurence Bardin (1977). Os resultados obtidos mediante a triangulação entre a vida, os sujeitos e as aprendizagens indicam a simultaneidade das aprendizagens leitoras, artesãs e cidadãs, em um movimento diacrônico e sincrônico, que denota peculiaridades dos processos aprendentes e ensinantes dos ceramistas do Alto do Moura, possibilitando, desse modo, a afirmação de que há uma epistemologia dos saberes populares |
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Baseamo-nos nos referenciais teóricos da Educação Popular e do Pensamento Complexo, segundo seus respectivos expoentes, Paulo Freire e Edgar Morin, que, em diálogo e subsidiados pelas contribuições de Carlos Rodrigues Brandão, Alder Júlio Calado, Fritjof Capra, Maturana e Varela, produziram lentes interpretativas deste fenômeno educativo-cultural. A metodologia de natureza qualitativa foi desenvolvida a partir das histórias de vida dos/das artesãos/ãs e adotada a entrevista semi estruturada, a observação participante e a análise de documentos como procedimentos para a coleta dos dados, enquanto para a organização e análise dos dados utilizamos da Análise de Conteúdo, com ênfase nos eixos temáticos, na perspectiva de Laurence Bardin (1977). 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