Técnicas de marca d’água no domínio da transformada para imagens plenópticas
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Data de Publicação: | 2020 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39370 |
Resumo: | A necessidade de lidar com a função plenóptica, que é um modelo para representação de informação luminosa, tem impulsionado o surgimento de novas tecnologias para captação e exibição de imagens e vídeos. Essa forma de representação permite a criação de conteúdos mais imersivos e fidedignos de uma cena real, quando comparada às formas convencionais. Dentre os tipos de imagens plenópticas, encontram-se as nuvens de pontos 3D e as imagens de light field, que são adquiridas a partir de processos e mecanismos particulares, e possuem diversas aplicações interessantes em diferentes contextos. Vários trabalhos vêm sendo publicados no âmbito de codificação, compressão e renderização desses objetos, porém, mecanismos dedicados à sua proteção têm sido pouco explorados. Dentre as técnicas voltadas à proteção de direitos autorais e à identificação de modificações em mídias digitais, como imagem, áudio e vídeo, encontra-se a marca d’água digital. No entanto, as técnicas existentes atualmente não podem ser aplicadas ou precisam ser adaptadas às características inerentes das imagens plenópticas. Este trabalho apresenta duas técnicas de marca d’água no domínio da transformada para nuvens de pontos 3D e imagens de light field. Uma das técnicas é um algoritmo de marca d’água não-cego, cujo principal cenário de aplicação está relacionado à proteção de direitos autorais de nuvens de pontos. O método proposto utiliza ferramentas de processamento de sinais sobre grafos (GSP, do inglês graph signal processing), empregando, em particular, a transformada de Fourier sobre grafos (GFT, do inglês graph Fourier transform). A segunda técnica proposta utiliza a propriedade de compactação de energia da transformada discreta do cosseno 4-dimensional (4D-DCT, do inglês 4-dimensional discrete cosine transform) para aplicação de uma marca d’água cega em imagens de light field. Nesse contexto, também são propostas estratégias para ordenar os coeficientes de um bloco 4D com o objetivo de obter uma maior concentração de energia nos coeficientes espectrais de ordens mais baixas. Mais especificamente, são apresentadas seis alternativas de algoritmos para realizar a referida ordenação. Resultados de simulação das técnicas propostas com relação à imperceptibilidade quando da inserção da marca e à robustez contra ataques são apresentados e discutidos. Os métodos de marca d’água para nuvens de pontos 3D e imagens de light field promoveram baixa degradação dos modelos testados, nos quais foi possível inserir marcas com até 16.384 bits e 4.194.304 bits, respectivamente, e obter valores de PSNR que variaram de 28 dB a 80 dB, aproximadamente. Os métodos também se mostraram robustos a diversos ataques e apresentaram superioridade quando comparados a outros já publicados na literatura. Especificamente, quanto ao método para imagens de light field, os algoritmos propostos para ordenação dos coeficientes da 4D-DCT foram eficazes e apresentaram um número de inversões médio próximo ou menor que o obtido pelo zig-zag padrão do JPEG. |
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FERREIRA, Felipe Alberto Barbosa Simãohttp://lattes.cnpq.br/9939255113143786http://lattes.cnpq.br/2782095059190056LIMA, Juliano Bandeira2021-03-15T13:14:29Z2021-03-15T13:14:29Z2020-12-21FERREIRA, Felipe Alberto Barbosa Simão. Técnicas de marca d’água no domínio da transformada para imagens plenópticas. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39370ark:/64986/0013000001p84A necessidade de lidar com a função plenóptica, que é um modelo para representação de informação luminosa, tem impulsionado o surgimento de novas tecnologias para captação e exibição de imagens e vídeos. Essa forma de representação permite a criação de conteúdos mais imersivos e fidedignos de uma cena real, quando comparada às formas convencionais. Dentre os tipos de imagens plenópticas, encontram-se as nuvens de pontos 3D e as imagens de light field, que são adquiridas a partir de processos e mecanismos particulares, e possuem diversas aplicações interessantes em diferentes contextos. Vários trabalhos vêm sendo publicados no âmbito de codificação, compressão e renderização desses objetos, porém, mecanismos dedicados à sua proteção têm sido pouco explorados. Dentre as técnicas voltadas à proteção de direitos autorais e à identificação de modificações em mídias digitais, como imagem, áudio e vídeo, encontra-se a marca d’água digital. No entanto, as técnicas existentes atualmente não podem ser aplicadas ou precisam ser adaptadas às características inerentes das imagens plenópticas. Este trabalho apresenta duas técnicas de marca d’água no domínio da transformada para nuvens de pontos 3D e imagens de light field. Uma das técnicas é um algoritmo de marca d’água não-cego, cujo principal cenário de aplicação está relacionado à proteção de direitos autorais de nuvens de pontos. O método proposto utiliza ferramentas de processamento de sinais sobre grafos (GSP, do inglês graph signal processing), empregando, em particular, a transformada de Fourier sobre grafos (GFT, do inglês graph Fourier transform). A segunda técnica proposta utiliza a propriedade de compactação de energia da transformada discreta do cosseno 4-dimensional (4D-DCT, do inglês 4-dimensional discrete cosine transform) para aplicação de uma marca d’água cega em imagens de light field. Nesse contexto, também são propostas estratégias para ordenar os coeficientes de um bloco 4D com o objetivo de obter uma maior concentração de energia nos coeficientes espectrais de ordens mais baixas. Mais especificamente, são apresentadas seis alternativas de algoritmos para realizar a referida ordenação. Resultados de simulação das técnicas propostas com relação à imperceptibilidade quando da inserção da marca e à robustez contra ataques são apresentados e discutidos. Os métodos de marca d’água para nuvens de pontos 3D e imagens de light field promoveram baixa degradação dos modelos testados, nos quais foi possível inserir marcas com até 16.384 bits e 4.194.304 bits, respectivamente, e obter valores de PSNR que variaram de 28 dB a 80 dB, aproximadamente. Os métodos também se mostraram robustos a diversos ataques e apresentaram superioridade quando comparados a outros já publicados na literatura. Especificamente, quanto ao método para imagens de light field, os algoritmos propostos para ordenação dos coeficientes da 4D-DCT foram eficazes e apresentaram um número de inversões médio próximo ou menor que o obtido pelo zig-zag padrão do JPEG.FACEPEThe need to deal with the plenoptic function, which is a model for representing luminous information, has driven the emergence of new technologies for capturing and displaying images and videos. This form of representation allows the creation of more immersive and reliable content of a real scene when compared to conventional ones. Among the types of plenoptic images, there are 3D point clouds and light field images, which are acquired employing particular processes and mechanisms, and have several interesting applications in different contexts. Several works have been published in the scope of coding, compression, and rendering of these objects, however, mechanisms dedicated to their protection have been little explored. Among the techniques aimed at protecting copyright and identifying changes in digital media, such as image, audio, and video, there is the digital watermarking. However, existing techniques cannot be applied or need to be adapted to the inherent characteristics of plenoptic images. This work introduces two watermarking techniques in the transform domain for 3D point clouds and light field images. One of the techniques is a non-blind watermarking algorithm, whose main application scenario is related to the copyright protection of point clouds. The proposed method uses graph signal processing (GSP) tools, employing, in particular, the graph Fourier transform (GFT). The second proposed technique uses the energy-compacting property of the 4-dimensional discrete cosine transform (4D-DCT) to apply a blind watermark to light field images. In this context, strategies are also proposed to order the coefficients of a 4D block to obtain a higher energy compaction in the lower order spectral coefficients. More specifically, six alternative algorithms are presented to perform this ordering. Simulation results of the proposed techniques concerning the imperceptibility when inserting the watermark and their robustness against attacks are presented and discussed. The watermarking methods for 3D point clouds and light field images led to a low degradation of the tested models, where it was possible to insert watermarks of up to 16384 bits and 4194304 bits, respectively, and obtain PSNR values that varied between 28 dB and 80 dB, approximately. The methods proved to be robust to several attacks and showed superiority when compared to other algorithms published in the literature published in the literature. Specifically, as to the method for light field images, the proposed algorithms for ordering the 4D-DCT coefficients were effective and presented an average number of inversions close to or less than that obtained by the standard JPEG zig-zag.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia EletricaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia ElétricaImagens plenópticasMarca d’água digitalTransformada de Fourier sobre grafosTransformada discreta do cosseno 4DTécnicas de marca d’água no domínio da transformada para imagens plenópticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Felipe Alberto Barbosa Simão Ferreira.pdf.txtTESE Felipe Alberto Barbosa Simão Ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain284847https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39370/4/TESE%20Felipe%20Alberto%20Barbosa%20Sim%c3%a3o%20Ferreira.pdf.txtbeb452bb08290085382de10c1b38fba0MD54THUMBNAILTESE Felipe Alberto Barbosa Simão Ferreira.pdf.jpgTESE Felipe Alberto Barbosa Simão Ferreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39370/5/TESE%20Felipe%20Alberto%20Barbosa%20Sim%c3%a3o%20Ferreira.pdf.jpg35e9cf1294a4818fed9943aaa874f314MD55ORIGINALTESE Felipe Alberto Barbosa Simão Ferreira.pdfTESE Felipe Alberto Barbosa Simão Ferreira.pdfapplication/pdf3715188https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39370/1/TESE%20Felipe%20Alberto%20Barbosa%20Sim%c3%a3o%20Ferreira.pdf918db849565402017573c1affecdefa6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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