Políticas públicas e educação do campo: uma análise dos contextos discursivos que norteiam as escolas do campo no município do Brejo da Madre de Deus - PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, Jéssica Rochelly da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28997
Resumo: O objetivo deste estudo é compreender os contextos discursivos que norteiam as Políticas Públicas para a Educação do Campo nas escolas do campo no município do Brejo da Madre de Deus- PE. Para tanto, fez-se necessário analisar a trajetória de lutas e conquistas dos movimentos sociais na elaboração de políticas para a educação do campo, considerando as demandas, articulações discursivas, antagonismos e hegemonias engendradas nesse movimento de significação e de negociação em torno do direito a uma Educação do e no Campo, além de analisar os sentidos da Educação do Campo expressos nos discursos dos docentes, entendendo que estes atores políticos atuam nos processos de traduções das políticas de Educação do Campo significando o texto político e negociando sentidos nestas escolas, nos interessando entender, sobretudo, esse „entre lugar‟. O estudo assume uma postura pós-estruturalista e discursiva para as políticas curriculares, especificamente para as políticas de educação do campo, pois com base na abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball, as políticas curriculares, são tratadas como textos, discursos e práticas produzidos em três contextos articulados, os quais são permeados por relações de poder e disputas hegemônicas pela significação e controle. Neste sentido, discutimos a produção das políticas e dos currículos para as escolas do campo, enquanto luta hegemônica pela significação caracterizada por tensões e negociações entre particular e universal, equivalências e diferenças, sendo os sentidos expressos nas negociações e nos processos de traduções das políticas no contexto da prática. O contexto da produção dos textos é acessado através do corpus documental, constituído pelos documentos, sendo estes, as políticas curriculares locais apresentadas no Plano Municipal de Educação e as políticas curriculares nacionais instituídas nas Diretrizes Operacionais de Educação para as escolas do campo, nos quais investigamos sentidos do contexto de influência da política. Os sentidos expressos nas negociações e nos processos de tradução das políticas no contexto da prática foram acessados a partir do corpus de entrevistas realizadas com docentes de três escolas constituintes da rede de ensino municipal. Ao analisar os sentidos que estão em jogo nas permanentes tensões no contexto discursivo nas escolas do campo pesquisadas, concluímos que, há interpretações diversas que constituem os sentidos da Educação do Campo na rede de ensino, estes sentidos são instituídos a partir das demandas que o ator político defende, negocia e tenciona na disputa por hegemonias dos currículos, das políticas, da educação do campo. Os resultados contingentes da pesquisa revelaram ainda, que as políticas curriculares dessas escolas intentam sobre um projeto de demarcar a existência de demandas diferenciais nesse campo discursivo, evidencia-se um vazio normativo que por ser cheio de sentidos, possibilita que investimentos radicais e articulações políticas tencionem e negociem sentidos a partir dos processos de tradução das políticas e, são esses investimentos realizados pelos atores políticos/ docentes – investimentos radicais e plurais – fomentados pela oposição à proposta hegemônica e pelo desejo de constituírem outra proposta política e curricular para as escolas do campo.
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Para tanto, fez-se necessário analisar a trajetória de lutas e conquistas dos movimentos sociais na elaboração de políticas para a educação do campo, considerando as demandas, articulações discursivas, antagonismos e hegemonias engendradas nesse movimento de significação e de negociação em torno do direito a uma Educação do e no Campo, além de analisar os sentidos da Educação do Campo expressos nos discursos dos docentes, entendendo que estes atores políticos atuam nos processos de traduções das políticas de Educação do Campo significando o texto político e negociando sentidos nestas escolas, nos interessando entender, sobretudo, esse „entre lugar‟. O estudo assume uma postura pós-estruturalista e discursiva para as políticas curriculares, especificamente para as políticas de educação do campo, pois com base na abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball, as políticas curriculares, são tratadas como textos, discursos e práticas produzidos em três contextos articulados, os quais são permeados por relações de poder e disputas hegemônicas pela significação e controle. Neste sentido, discutimos a produção das políticas e dos currículos para as escolas do campo, enquanto luta hegemônica pela significação caracterizada por tensões e negociações entre particular e universal, equivalências e diferenças, sendo os sentidos expressos nas negociações e nos processos de traduções das políticas no contexto da prática. O contexto da produção dos textos é acessado através do corpus documental, constituído pelos documentos, sendo estes, as políticas curriculares locais apresentadas no Plano Municipal de Educação e as políticas curriculares nacionais instituídas nas Diretrizes Operacionais de Educação para as escolas do campo, nos quais investigamos sentidos do contexto de influência da política. Os sentidos expressos nas negociações e nos processos de tradução das políticas no contexto da prática foram acessados a partir do corpus de entrevistas realizadas com docentes de três escolas constituintes da rede de ensino municipal. Ao analisar os sentidos que estão em jogo nas permanentes tensões no contexto discursivo nas escolas do campo pesquisadas, concluímos que, há interpretações diversas que constituem os sentidos da Educação do Campo na rede de ensino, estes sentidos são instituídos a partir das demandas que o ator político defende, negocia e tenciona na disputa por hegemonias dos currículos, das políticas, da educação do campo. Os resultados contingentes da pesquisa revelaram ainda, que as políticas curriculares dessas escolas intentam sobre um projeto de demarcar a existência de demandas diferenciais nesse campo discursivo, evidencia-se um vazio normativo que por ser cheio de sentidos, possibilita que investimentos radicais e articulações políticas tencionem e negociem sentidos a partir dos processos de tradução das políticas e, são esses investimentos realizados pelos atores políticos/ docentes – investimentos radicais e plurais – fomentados pela oposição à proposta hegemônica e pelo desejo de constituírem outra proposta política e curricular para as escolas do campo.The objective of this study is to understand the discursive contexts that guide the Public Policies for Rural Education in rural schools in the municipality of Brejo da Madre de Deus - PE. In order to do so, it was necessary to analyze the trajectory of struggles and achievements of social movements in the elaboration of policies for the countryside education, considering the demands, discursive articulations, antagonisms and hegemonies engendered in this movement of signification and negotiation around the right to an Rural Education, and in addition to analyzing the meanings of Rural Education expressed in the teacher‟s discourses, understanding that these political actors act in the processes of translations of the Rural Education policies meaning the political text and negotiating meanings in these schools, understand, above all, this „inter place‟. The study assumes a poststructuralist and discursive posture for curricular policies, specifically for the education policies of the countryside, because based on Stephen Ball policy cycle approach, curricular policies are treated as texts, discourses and practices produced in three contexts articulated among themselves. In this sense, we discuss the production of policies and curriculum for the rural schools, as a hegemonic struggle for meaning characterized by tensions and negotiations between private and universal, equivalences and differences, with the meanings expressed in the negotiations and in the processes of translations of policies in the context of practice. The context of the production of the texts is accessed through the documentary corpus, constituted by the documents, being these, the curricular policies places presented at the Municipal Plan of Education and the curricular national policies established in the Operational Guidelines of Education for the rural schools, in which we investigate meanings of the influence context of politics. The meanings expressed in the negotiations and in the processes of translation of the policies in the context of the practice were accessed from the corpus of interviews with teachers from three schools constituent of the municipal education network. In analyzing the senses that are at stake in the permanent tensions in the discursive context in the rural schools in the researched, we conclude that there are several interpretations that constitute the meanings of the countryside education in the network of education, these meanings are instituted from the demands that the political actor defends, negotiates and intends in the dispute for hegemonies of the curriculum, the policies, of rural education. The results are contingent of the research, which revealed that, which revealed that, as curricular policies, schools, it is planned to demarcate a existence of differential demands in this discursive field, a normative void is evident that, being full of meanings, allows that radical investments and political articulations intend to negotiate meanings from the translation processes of policies, and it is these investments made by the political / educational authors that we think will have and are doing with this study radical and plural investments fomented in opposition to the hegemonic proposal and the desire of constitution political and curricular proposal for the rural schools.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAAUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCurrículos (Pernambuco)Educação rural (Pernambuco)Análise do discurso (Pernambuco)Políticas públicas e educação do campo: uma análise dos contextos discursivos que norteiam as escolas do campo no município do Brejo da Madre de Deus - PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Jéssica Rochelly da Silva Ramos.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Jéssica Rochelly da Silva Ramos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28997/8/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20J%c3%a9ssica%20Rochelly%20da%20Silva%20Ramos.pdf.jpg95d7351f6c5c0dc20442e5390ad930dbMD58ORIGINALDISSERTAÇÃO Jéssica Rochelly da Silva Ramos.pdfDISSERTAÇÃO Jéssica Rochelly da Silva Ramos.pdfapplication/pdf2152919https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28997/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20J%c3%a9ssica%20Rochelly%20da%20Silva%20Ramos.pdfeb787e8a49596f9239d324f0052c9debMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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