Políticas de formação de professores e práticas curriculares: articulações discursivas em escolas no campo da Mata Sul pernambucana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Vanessa Azevedo Cabral da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41370
Resumo: Esse estudo está inserido nas discussões das políticas educacionais, no eixo das políticas de formação de professores e das práticas curriculares docentes, assim, buscamos analisar os movimentos discursivos hegemônicos de influência que estão presentes nas políticas de formação de professores e como reverberam no contexto das práticas curriculares docentes nas escolas no campo em situações regulares e em meio a um cenário de pandemia. Dialogamos acerca das políticas-práticas, através das lentes da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2000) e da Abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball (2001), que nos permitiram mergulhar nas análises dos movimentos dos contextos de influências, de produção dos textos e das práticas, e sobretudo na percepção das marcas discursivas produzidas pelas práticas articulatórias nos espaços das micropolíticas. No percurso teórico-metodológico realizamos o levantamento das produções da ANPED e do BDTD da UFPE, a partir dos achados sobre as políticas de formação de professores, mapeamos os discursos hegemônicos de influência que produziram sentidos sobre a formação e profissionalização docente, esse contexto de produção das políticas educacionais, mais gerais e nas especificidades que tratam dos profissionais da Educação do Campo, apresentaram influências de identidades hibridizadas que se articularam em torno da disputa por hegemonia discursiva. Utilizamos o questionário na plataforma do Google® para coleta dos dados, assim identificamos e problematizamos sobre o contexto das práticas curriculares docentes, que apareceram nos discursos produzidos pelos professores que atuam em escolas no campo da Mata Sul. Nesse percurso da pesquisa empírica de abordagem qualitativa tivemos contato com as produções discursivas de vinte professores/as participantes que revelaram nas práticas articulatórias que são influenciados e influenciam o micro contexto, e, que no espaço das suas práticas docentes são decisores e recriadores (SOUZA, 2009; SAMPAIO; LEITE, 2015) das políticas de formação e de currículo, em situações regulares e no ensino remoto em meio a pandemia da Covid-19, além disso através das representações discursivas (LACLAU, 2016) conseguem produzir influências no macro contexto e marcar suas demandas nas produções dos documentos, manifestando o movimento de ciclicidade e inacabamento das políticas.
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Dialogamos acerca das políticas-práticas, através das lentes da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2000) e da Abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball (2001), que nos permitiram mergulhar nas análises dos movimentos dos contextos de influências, de produção dos textos e das práticas, e sobretudo na percepção das marcas discursivas produzidas pelas práticas articulatórias nos espaços das micropolíticas. No percurso teórico-metodológico realizamos o levantamento das produções da ANPED e do BDTD da UFPE, a partir dos achados sobre as políticas de formação de professores, mapeamos os discursos hegemônicos de influência que produziram sentidos sobre a formação e profissionalização docente, esse contexto de produção das políticas educacionais, mais gerais e nas especificidades que tratam dos profissionais da Educação do Campo, apresentaram influências de identidades hibridizadas que se articularam em torno da disputa por hegemonia discursiva. Utilizamos o questionário na plataforma do Google® para coleta dos dados, assim identificamos e problematizamos sobre o contexto das práticas curriculares docentes, que apareceram nos discursos produzidos pelos professores que atuam em escolas no campo da Mata Sul. Nesse percurso da pesquisa empírica de abordagem qualitativa tivemos contato com as produções discursivas de vinte professores/as participantes que revelaram nas práticas articulatórias que são influenciados e influenciam o micro contexto, e, que no espaço das suas práticas docentes são decisores e recriadores (SOUZA, 2009; SAMPAIO; LEITE, 2015) das políticas de formação e de currículo, em situações regulares e no ensino remoto em meio a pandemia da Covid-19, além disso através das representações discursivas (LACLAU, 2016) conseguem produzir influências no macro contexto e marcar suas demandas nas produções dos documentos, manifestando o movimento de ciclicidade e inacabamento das políticas.This study is inserted in the discussions of educational policies, in the axis of teacher training policies and teaching curriculum practices, thus, we seek to analyze the hegemonic discursive movements of influence that are present in teacher training policies and how they reverberate in the context of teaching curriculum practices in rural schools in regular situations and in the midst of a pandemic scenario. We talked about policies-practices, through the lenses of Laclau and Mouffe's Discourse Theory (2000) and Stephen Ball's Policy Cycle Approach (2001), which allowed us to dive into the analysis of the movements of the contexts of influence, production of texts and practices, and especially the perception of discursive marks produced by the articulatory practices in micropolitical spaces. In the theoretical and methodological path, we surveyed the productions of ANPED and BDTD of UFPE, from the findings about teacher education policies, we mapped the hegemonic discourses of influence that produced meanings about teacher training and professionalization, this context of production of educational policies, more generally and in the specificities that deal with professionals in rural education, presented influences of hybridized identities that articulated themselves around the dispute for discursive hegemony. We used the questionnaire in the Google® platform to collect data, thus we identified and problematized the context of the teaching curriculum practices, which appeared in the speeches produced by teachers who work in rural schools in Mata Sul. In this path of empirical research of qualitative approach we had contact with the discursive productions of twenty teachers/ participants who revealed in the articulatory practices that they are influenced and influence the micro context, and that in the space of their teaching practices they are decision-makers and recreators (SOUZA, 2009; SAMPAIO; LEITE, 2015) of training policies and curriculum, in regular situations and in remote teaching amid the pandemic of Covid-19, moreover through the discursive representations (LACLAU, 2016) can produce influences on the macro context and mark their demands in the production of documents, manifesting the movement of cyclicality and unfinished policies.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAAUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação e Estado - PernambucoProfessores – Formação - PernambucoCurrículos - PlanejamentoAnálise do discurso - PernambucoEducação rural - PernambucoPolíticas de formação de professores e práticas curriculares: articulações discursivas em escolas no campo da Mata Sul pernambucanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Vanessa Azevedo Cabral da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Vanessa Azevedo Cabral da Silva.pdfapplication/pdf1515736https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41370/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Vanessa%20Azevedo%20Cabral%20da%20Silva.pdf7b8b7b6c43ceb641fa27506c8691e383MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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