Trabalho docente nas instituições de ensino superior privadas no estado do Piauí: significados e tendências
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Data de Publicação: | 2017 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29873 |
Resumo: | O objetivo dessa tese foi analisar o trabalho docente nas Instituições de Ensino Superior privadas, buscando desvelar seus significados e tendências frente ao processo de expansão e interiorização da educação superior no estado do Piauí. A princípio, a pesquisa caracterizou-se como bibliográfica baseada em livros, dissertações, teses, documentos, artigos, dentre outros, sendo que os documentos priorizados foram os do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Legislação e Documentos (INEP). Num segundo momento, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas, cujos participantes foram 9 docentes assistentes sociais. A intenção foi identificar o perfil destes docentes, suas trajetórias de formação e intervenção nessa profissão, as motivações que os levaram a lecionar numa IES privada interiorizada, bem como seus projetos frente a essa inserção profissional. O estudo identificou questões referentes à política educacional universitária brasileira, e sua relação com o direcionamento privatista estabelecido pelos organismos internacionais no contexto da contrarreforma. Abordou a expansão e a privatização do ensino superior, destacando o processo de mercantilização e interiorização da educação do período ditatorial até os anos 2000. Evidenciou o processo de empresariamento da educação com a prizatização e o aumento do número de IES, reforçando a aliança do Estado com os empresários, na direção da consolidação de um „mercado educador‟, através de parcerias público-privadas. Destacou-se também, o período do governo Lula, no qual se observou, particularmente, no que tange ao acesso nas IES, a utilização de estratégias como o EAD, o PROUNI e o FIES. Expôs ainda, o discurso da interiorização, onde este aparece como „consequência inevitável‟ da ampliação de oportunidades de serviços, apresentando-se como fator de consolidação e desenvolvimento de cidades interioranas. Com a investigação, observou-se elementos gerais da interiorização dos cursos de graduação no Nordeste brasileiro, e particularmente no estado do Piauí. No caso do Piauí, conclui-se que este contexto implica uma ampliação do mercado de trabalho para o docente. Esta ampliação ocorre atráves do pacto do empresariado com o poder público estatal, e conforme um mercado de trabalho docente explorado, pelos diferentes vínculos empregatícios, pela forma de contratação, de remuneração e de jornada de trabalho e, pela subsunção do trabalho docente ao processo educacional mercantil. Implica ainda, na formação profissional dos discentes, devido à dissonância do projeto político-pedagógico das instituições privadas, com o projeto profissional crítico do Serviço Social. |
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SILVA, Andréa Alice Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/9752512879843958http://lattes.cnpq.br/0327148497944699PERUZZO, Juliane Feix2019-03-26T22:23:33Z2019-03-26T22:23:33Z2017-12-14https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29873ark:/64986/0013000010vxtO objetivo dessa tese foi analisar o trabalho docente nas Instituições de Ensino Superior privadas, buscando desvelar seus significados e tendências frente ao processo de expansão e interiorização da educação superior no estado do Piauí. A princípio, a pesquisa caracterizou-se como bibliográfica baseada em livros, dissertações, teses, documentos, artigos, dentre outros, sendo que os documentos priorizados foram os do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Legislação e Documentos (INEP). Num segundo momento, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas, cujos participantes foram 9 docentes assistentes sociais. A intenção foi identificar o perfil destes docentes, suas trajetórias de formação e intervenção nessa profissão, as motivações que os levaram a lecionar numa IES privada interiorizada, bem como seus projetos frente a essa inserção profissional. O estudo identificou questões referentes à política educacional universitária brasileira, e sua relação com o direcionamento privatista estabelecido pelos organismos internacionais no contexto da contrarreforma. Abordou a expansão e a privatização do ensino superior, destacando o processo de mercantilização e interiorização da educação do período ditatorial até os anos 2000. Evidenciou o processo de empresariamento da educação com a prizatização e o aumento do número de IES, reforçando a aliança do Estado com os empresários, na direção da consolidação de um „mercado educador‟, através de parcerias público-privadas. Destacou-se também, o período do governo Lula, no qual se observou, particularmente, no que tange ao acesso nas IES, a utilização de estratégias como o EAD, o PROUNI e o FIES. Expôs ainda, o discurso da interiorização, onde este aparece como „consequência inevitável‟ da ampliação de oportunidades de serviços, apresentando-se como fator de consolidação e desenvolvimento de cidades interioranas. Com a investigação, observou-se elementos gerais da interiorização dos cursos de graduação no Nordeste brasileiro, e particularmente no estado do Piauí. No caso do Piauí, conclui-se que este contexto implica uma ampliação do mercado de trabalho para o docente. Esta ampliação ocorre atráves do pacto do empresariado com o poder público estatal, e conforme um mercado de trabalho docente explorado, pelos diferentes vínculos empregatícios, pela forma de contratação, de remuneração e de jornada de trabalho e, pela subsunção do trabalho docente ao processo educacional mercantil. Implica ainda, na formação profissional dos discentes, devido à dissonância do projeto político-pedagógico das instituições privadas, com o projeto profissional crítico do Serviço Social.The aim of the thesis is to analyze the teaching work in private higher education institutions, seeking to unveil their meanings and tendencies in the process of expansion and internalization of higher education in the State of Piauí. This is done through a research using bibliographical, documentary and field sources. The bibliographical research was carried out through books, dissertations, theses and articles. The documents prioritized were those of the Ministry of Education (MEC) and National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira Legislation and Documents. (INEP). Already, field research was carried out through semi-structured interviews with 9 social worker teachers. With the intention of identifying the profile of these teachers, their trajectories of training and professional intervention, the motivations that led them to teach in an internalized private IESI and their projects in front of this professional insertion. The study identifies issues related to the Brazilian university education policy and its relation with the privatization direction established by the international organizations in the context of the counterreformation. It addresses the expansion and privatization of higher education, highlighting the process of commodification and internalization of education in the dictatorial period up to the year 2000. It shows the process of entrepreneurship of education with the privatization and the increase of the number of IES, reinforcing the state alliance with entrepreneurs towards the consolidation of an "educator market" through public-private partnerships. It highlights the period of the Lula government, in which it is observed, particularly, in relation to access in IES with the use of strategies such as EAD, PROUNI and FIES. It also presents the discourse of internalization, where it appears as an "inevitable consequence" of the expansion of service opportunities, presenting itself as a factor for the consolidation and development of inner cities. With the investigation, it is evident general elements of the internationalization of undergraduate courses in the Brazilian Northeast and individuals of the State of Piauí. In the case of the State of Piauí, it is concluded that, this context implies an expansion of the labor market for the teacher. This expansion occurs through the pact of business with the state public power and forms an overexploited teacher labor market, by different employment links, by the form of hiring, remuneration and working day, and by the subsumption of teaching work to the commercial educational process. It also implies the professional formation of students, due to the dissonance of the political-pedagogical project of private institutions with the critical professional project of Social Work.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Servico SocialUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPolítica educacionalExpansão e interiorizaçãoTrabalhoTrabalho docente nas instituições de ensino superior privadas no estado do Piauí: significados e tendênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Andréa Alice Rodrigues Silva.pdf.jpgTESE Andréa Alice Rodrigues Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29873/6/TESE%20Andr%c3%a9a%20Alice%20Rodrigues%20Silva.pdf.jpgeaec5affe199b59955e45294548f1f3cMD56ORIGINALTESE Andréa Alice Rodrigues Silva.pdfTESE Andréa Alice Rodrigues Silva.pdfapplication/pdf1597043https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29873/1/TESE%20Andr%c3%a9a%20Alice%20Rodrigues%20Silva.pdf1a6e4b0eaa2c744c14898c45d849807dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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