A implementação da política de educação étnico-racial na Universidade Federal de Alagoas - UFAL Campus de Arapiraca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Clesivaldo da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52059
Resumo: As políticas sobre relações étnico-raciais ganharam protagonismo a partir do ano de 2002, no governo de Luís Inácio Lula da Silva. As políticas surgem a partir do reconhecimento do problema público que é o racismo, a partir disso inicia-se o processo de formulação de políticas públicas no campo: saúde, educação, emprego, moradia, entre outros. Essas políticas têm por objetivo promover a igualdade racial e reconhecimento da população negra no Brasil. As políticas de educação étnico-racial são implementadas na Educação Básica por meio da Lei no 10.639/2003, e chegam ao Ensino Superior por meio da Lei no 11.645/2008. Dessa maneira, este projeto de pesquisa busca avaliar a implementação da Política de Educação para as Relações Étnico-Raciais nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. A pesquisa possui abordagem qualitativa de natureza básica e, quanto ao tipo, classifica-se como descritiva e exploratória. Para instrumentos de coleta de dados foi utilizado a pesquisa bibliográfica e documental e de campo, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos cursos, núcleo docente estruturante, representante dos discentes no colegiado dos cursos investigados, representantes da coordenadoria de graduação e diretora do NEABI, a fim de analisar a compreensão desses sujeitos em relação à política de educação étnico-racial e sua implementação na instituição. Para análise do corpus documental e das informações/dados obtidos pela aplicação das entrevistas semiestruturadas, foi utilizado o método de análise de conteúdo, a partir da técnica de análise temática categorial, proposto por Bardin (2016). Por fim, esta pesquisa pretende a partir do alcance de seus objetivos, contribuir para os estudos sobre implementação de políticas educacionais, bem como, tornando um documento orientador/balizador para discussão do processo de implementação da política de educação étnico-racial na UFAL. Por meio dos estudos documentais percebeu-se que a instituição vem criando políticas direcionadas para a população negra que ocupa espaços dentro da universidade, contudo por meio das entrevistas verificou-se que os docentes não reconhecem a Política de Educação Étnico-Racial nos currículos nos cursos de formação de professores em Química e Ciências Biológicas da UFAL, Campus de Arapiraca, ou não trabalham com estas questões nas disciplinas que compõe o currículo do curso.
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As políticas de educação étnico-racial são implementadas na Educação Básica por meio da Lei no 10.639/2003, e chegam ao Ensino Superior por meio da Lei no 11.645/2008. Dessa maneira, este projeto de pesquisa busca avaliar a implementação da Política de Educação para as Relações Étnico-Raciais nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. A pesquisa possui abordagem qualitativa de natureza básica e, quanto ao tipo, classifica-se como descritiva e exploratória. Para instrumentos de coleta de dados foi utilizado a pesquisa bibliográfica e documental e de campo, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos cursos, núcleo docente estruturante, representante dos discentes no colegiado dos cursos investigados, representantes da coordenadoria de graduação e diretora do NEABI, a fim de analisar a compreensão desses sujeitos em relação à política de educação étnico-racial e sua implementação na instituição. 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Por meio dos estudos documentais percebeu-se que a instituição vem criando políticas direcionadas para a população negra que ocupa espaços dentro da universidade, contudo por meio das entrevistas verificou-se que os docentes não reconhecem a Política de Educação Étnico-Racial nos currículos nos cursos de formação de professores em Química e Ciências Biológicas da UFAL, Campus de Arapiraca, ou não trabalham com estas questões nas disciplinas que compõe o currículo do curso.CAPESPolicies on ethnic-racial relations gained prominence from the year 2002 onwards, during the government of Luís Inácio Lula da Silva. Policies arise from the recognition of the public problem that is racism, from this begins the process of formulating public policies in the field: health, education, employment, housing, among others. These policies aim to promote racial equality and recognition of the black population in Brazil. Ethnic-racial education policies are implemented in Basic Education through Law no 10.639/2003, and reach Higher Education through Law no 11.645/2008. In this way, this research project seeks to evaluate the implementation of the Education Policy for Ethnic-Racial Relations in the Pedagogical Projects of Degree Courses at the Federal University of Alagoas, Campus Arapiraca. The research has a qualitative approach of a basic nature and, as for the type, it is classified as descriptive and exploratory. For data collection instruments, bibliographical, documental and field research was used, with the application of semi-structured interviews with the coordinators of the courses, the structuring teaching nucleus, representative of the students in the collegiate of the investigated courses, representatives of the graduation coordination and director of the NEABI, in order to analyze the understanding of these subjects in relation to the ethnic-racial education policy and its implementation in the institution. For the analysis of the documentary corpus and the information/data obtained through the application of semi-structured interviews, the content analysis method was used, based on the categorical thematic analysis technique, proposed by Bardin (2016). Finally, this research intends, from the reach of its objectives, to contribute to the studies on the implementation of educational policies, as well as, becoming a guiding document for the discussion of the process of implementation of the ethnic-racial education policy at UFAL. Through documentary studies, it was noticed that the institution has been creating policies aimed at the black population that occupies spaces within the university, however, through the interviews, it was verified that the professors do not recognize the Ethnic-Racial Education Policy in the curricula of the courses of teacher training in Chemistry and Biological Sciences at UFAL, Arapiraca Campus, or they do not work with these issues in the disciplines that make up the course curriculum.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPolitica educacionalEducação étnico-racialA implementação da política de educação étnico-racial na Universidade Federal de Alagoas - UFAL Campus de Arapiracainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Clesivaldo da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Clesivaldo da Silva.pdfapplication/pdf2761536https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52059/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Clesivaldo%20da%20Silva.pdf32b67abe05de7ec6a2d5e782ff85684cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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