“Até Oxalá vai à guerra" : protagonismo político e modos de atuação das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana na esfera pública da Cidade de Belém-PA
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Data de Publicação: | 2019 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38760 |
Resumo: | A presente tese propõe analisar os processos de formação da pessoa política nas Comunidades Tradicionais de Matriz Africana na cidade de Belém (Pará) e a forma como, paulatinamente, tais engajamento político resultaram na elaboração de demandas de políticas públicas para o enfrentamento à intolerância religiosa e garantia de direitos básicos. Para tanto, registro etnograficamente o movimento de uma sacerdotisa de candomblé de nação angola em seus percursos temporais e espaciais no que tange à questão da sua formação política e sua socialização religiosa. Seguir esses percursos foi, também, problematizar os significados que são agenciados em suas narrativas, da forma como são contadas, das negociações entre memórias, fatos e, sobretudo, seleção de escopos necessários para a militância, organização e habilidades políticas aprendidas com outras organizações sociais. Seus trajetos nos levam à ocupação de espaços públicos institucionais e às ruas, à produção de estratégias cada vez mais elaboradas dos atores religiosos em um coletivo difuso e controverso, porém bastante persistente em seus projetos políticos. Os resultados alcançados se dão em duas dimensões: a primeira leva em consideração que o despontar político da pessoa de terreiro advém de uma congruência de fatores que se assemelha ao acúmulo de axé, ou seja, tanto na religião quanto na política, valor e sujeito são personificados, qualificados, o que garante habilidades conforme saber angariado e obrigações cumpridas na tradição e nos movimentos sociais; a segunda, diante da necessidade de valorização do patrimônio material e imaterial da herança africana no Brasil e na Amazônia, considera que ações coletivas do movimento afrorreligioso pautado em repertórios étnico-raciais se irrompem na esfera pública, moldando comportamentos sociais no que concerne a valores de cidadania e participação social nos espaços dos terreiros, assim como forjam o debate e a controvérsia pública entre Estado e Sociedade Civil. |
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BRITO, Selma de Sousahttp://lattes.cnpq.br/8023051678463038http://lattes.cnpq.br/8343402717114526CAMPOS, Roberta Bivar Carneiro2020-11-24T20:24:45Z2020-11-24T20:24:45Z2019-12-12BRITO, Selma de Sousa. “Até Oxalá vai à guerra": protagonismo político e modos de atuação das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana na esfera pública da Cidade de Belém-PA. 2019. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38760ark:/64986/001300000c3p4A presente tese propõe analisar os processos de formação da pessoa política nas Comunidades Tradicionais de Matriz Africana na cidade de Belém (Pará) e a forma como, paulatinamente, tais engajamento político resultaram na elaboração de demandas de políticas públicas para o enfrentamento à intolerância religiosa e garantia de direitos básicos. Para tanto, registro etnograficamente o movimento de uma sacerdotisa de candomblé de nação angola em seus percursos temporais e espaciais no que tange à questão da sua formação política e sua socialização religiosa. Seguir esses percursos foi, também, problematizar os significados que são agenciados em suas narrativas, da forma como são contadas, das negociações entre memórias, fatos e, sobretudo, seleção de escopos necessários para a militância, organização e habilidades políticas aprendidas com outras organizações sociais. Seus trajetos nos levam à ocupação de espaços públicos institucionais e às ruas, à produção de estratégias cada vez mais elaboradas dos atores religiosos em um coletivo difuso e controverso, porém bastante persistente em seus projetos políticos. Os resultados alcançados se dão em duas dimensões: a primeira leva em consideração que o despontar político da pessoa de terreiro advém de uma congruência de fatores que se assemelha ao acúmulo de axé, ou seja, tanto na religião quanto na política, valor e sujeito são personificados, qualificados, o que garante habilidades conforme saber angariado e obrigações cumpridas na tradição e nos movimentos sociais; a segunda, diante da necessidade de valorização do patrimônio material e imaterial da herança africana no Brasil e na Amazônia, considera que ações coletivas do movimento afrorreligioso pautado em repertórios étnico-raciais se irrompem na esfera pública, moldando comportamentos sociais no que concerne a valores de cidadania e participação social nos espaços dos terreiros, assim como forjam o debate e a controvérsia pública entre Estado e Sociedade Civil.CAPESThe present thesis aim to analyze the processes of political person’s formation in African Matrix Traditional Communities at Belém do Pará and how, progressively, these factors result in the elaboration of public policy demands to confront religious intolerance as the same as basic rights guarantee. Therefore, I record ethnographically an angolan nation candomblé priestess movement in her temporal and spatial trajectories regarding her political formation issue and religious socialization. Following these paths was also problematizing the meanings agenced in their narratives, the way they are told, the negotiations between memories, facts and, above all, the selection of scopes necessary for militancy, organization and political skills learned from other social organizations. Their paths lead us to institutional public spaces occupation, streets occupation, to the production of increasingly elaborate strategies of religious actors in a diffuse and controversial collective, but quite persistent in their political projects. The results achieved are in two dimensions: the first takes into account that political emergence of the terreiro's person comes from a factors of congruence that resembles axé’s accumulation, in other words, both in religion and politics, value and subject are personified, qualified, which guarantees skills according raised knowledge and obligations fulfilled in tradition and social movements; the second, in the face of need to material and immaterial heritage’s value of African heritage at Brazil and at brazilian amazon rainforest, considers that collective actions of the afro-religious movement based on ethno-racial repertoires erupt in the public sphere, shaping social behaviors regarding citizenship values and social participation in terreiro’s spaces, as well as forging the debate and the public controversy between State and Civil Society.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AntropologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAntropologiaParticipação políticaTerreirosCidadaniaParticipação social“Até Oxalá vai à guerra" : protagonismo político e modos de atuação das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana na esfera pública da Cidade de Belém-PAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Selma de Sousa Brito.pdf.txtTESE Selma de Sousa Brito.pdf.txtExtracted texttext/plain637354https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38760/4/TESE%20Selma%20de%20Sousa%20Brito.pdf.txt79bf4f79f755c380fa6c164a56fcde4bMD54THUMBNAILTESE Selma de Sousa Brito.pdf.jpgTESE Selma de Sousa Brito.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1643https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38760/5/TESE%20Selma%20de%20Sousa%20Brito.pdf.jpg4edd2ab9465a0406522a307e0ec8af00MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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