Sexualidade, deficiência e formação de professores : um estudo temático de teses e dissertações em programas de pós-graduação de educação no Brasil a partir do banco de dados da BDTD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Bruno Basilio Cardoso de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46237
Resumo: As inquietações presentes na contemporaneidade frente ao que evidencia um olhar mais efetivo na direção das práticas e concepções dos professores e as questões que se referem a debates sobre a sexualidade das pessoas com deficiência, provocou a investigação a partir de um problema de pesquisa ao nos questionar a existência de uma fundamentação teórica robusta, analisando a manifestação da sexualidade de pessoas com deficiência na escola a partir de análises construídas em teses e dissertações, tomando nosso desejo de identificar em nível de trabalhos de pós- graduação o encontro uma possíveis investigações que potencializem esse lugar de produção de conhecimento. Diante deste aspecto, esta pesquisa teve como objetivo compreender, a partir dos estudos de teses e dissertações, tendo em vista mapear e interpretar como estes estudos desenvolvidos no Brasil apontam pistas para trabalhos sobre o tema de nossa inquietação de pesquisa. A partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, tomamos como metodologia a análise bibliográfica. Para chegar as teses e dissertações, que para nós foram documentos importantes para identificar contribuições de investigações faziam investidas na direção de produção de conhecimentos sobe a temática pesquisada, definimos como lugar, fonte de busca dos dados, a página da BDTD. Entre as diversas possibilidades o levantamento apontou 5 (cinco) pesquisas que estabelecem relação com nossa pergunta de pesquisa e objetivos de nossa investigação. Para melhor entender o desenrolar da escrita desses trabalhos definidos, separamos a análise em categorias de distribuição cronológica, região do Brasil e formação dos autores, pelo tipo de pesquisa e pelas conclusões. Conseguiu-se identificar que dentro do círculo dos estudantes com deficiência o tema da sexualidade ainda é pouco falado pelos pais, por isso essa temática ainda reflete, por vezes reforça, a ideia de tabu, desfiando a superação de pensamentos limitantes que acabam por afirmar que a culpa é dos pais ou da escola, pois os mesmos infantilizam o corpo tido como deficiente, carregado do preconceito que por sua vez é reforçado pela sociedade em que vivem. As considerações destes estudos apontam ainda a hegemonia no pensamento do modelo biomédico quando se trata de pessoas com deficiência, o que pode estar levando ao impedimento do desenvolvimento dos debates sobre as manifestações da sexualidade neste público, apontando em outra direção quando precisamos de práticas e concepções que são urgentes e podem ser ressignificadas a partir de modelos social e biopsicossocial, fortalecendo seguir como referência à proposta da educação inclusiva e seu fortalecimentos no espaço das escolas que reconhece os corpos em sua diversa dignidade humana.
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Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46237As inquietações presentes na contemporaneidade frente ao que evidencia um olhar mais efetivo na direção das práticas e concepções dos professores e as questões que se referem a debates sobre a sexualidade das pessoas com deficiência, provocou a investigação a partir de um problema de pesquisa ao nos questionar a existência de uma fundamentação teórica robusta, analisando a manifestação da sexualidade de pessoas com deficiência na escola a partir de análises construídas em teses e dissertações, tomando nosso desejo de identificar em nível de trabalhos de pós- graduação o encontro uma possíveis investigações que potencializem esse lugar de produção de conhecimento. Diante deste aspecto, esta pesquisa teve como objetivo compreender, a partir dos estudos de teses e dissertações, tendo em vista mapear e interpretar como estes estudos desenvolvidos no Brasil apontam pistas para trabalhos sobre o tema de nossa inquietação de pesquisa. A partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, tomamos como metodologia a análise bibliográfica. Para chegar as teses e dissertações, que para nós foram documentos importantes para identificar contribuições de investigações faziam investidas na direção de produção de conhecimentos sobe a temática pesquisada, definimos como lugar, fonte de busca dos dados, a página da BDTD. Entre as diversas possibilidades o levantamento apontou 5 (cinco) pesquisas que estabelecem relação com nossa pergunta de pesquisa e objetivos de nossa investigação. Para melhor entender o desenrolar da escrita desses trabalhos definidos, separamos a análise em categorias de distribuição cronológica, região do Brasil e formação dos autores, pelo tipo de pesquisa e pelas conclusões. Conseguiu-se identificar que dentro do círculo dos estudantes com deficiência o tema da sexualidade ainda é pouco falado pelos pais, por isso essa temática ainda reflete, por vezes reforça, a ideia de tabu, desfiando a superação de pensamentos limitantes que acabam por afirmar que a culpa é dos pais ou da escola, pois os mesmos infantilizam o corpo tido como deficiente, carregado do preconceito que por sua vez é reforçado pela sociedade em que vivem. As considerações destes estudos apontam ainda a hegemonia no pensamento do modelo biomédico quando se trata de pessoas com deficiência, o que pode estar levando ao impedimento do desenvolvimento dos debates sobre as manifestações da sexualidade neste público, apontando em outra direção quando precisamos de práticas e concepções que são urgentes e podem ser ressignificadas a partir de modelos social e biopsicossocial, fortalecendo seguir como referência à proposta da educação inclusiva e seu fortalecimentos no espaço das escolas que reconhece os corpos em sua diversa dignidade humana.The concerns present in the contemporaneity in the face of what evidences a more effective look towards the practices and conceptions of teachers and the questions that refer to debates on the sexuality of people with disabilities provoked the investigation from a research problem by questioning us about the existence of a robust theoretical foundation, analyzing the manifestation of sexuality of people with disabilities at school from analyzes built on theses and dissertations, taking our desire to identify at the level of postgraduate works the meeting with possible investigations that enhance this place of knowledge production. Given this aspect, this research aimed to understand, from the studies of theses and dissertations, with a view to mapping and interpreting how these studies developed in Brazil point to clues for works on the topic of our research concern. From a qualitative research approach, we took as a methodology the bibliographic analysis. In order to arrive at the theses and dissertations, which for us were important documents to identify contributions from investigations that made investments in the direction of knowledge production on the researched topic, we defined the BDTD page as the place, source of data search. Among the various possibilities, the survey pointed out 5 (five) studies that establish a relationship with our research question and the objectives of our investigation. In order to better understand the development of the writing of these defined works, we separated the analysis into categories of chronological distribution, region of Brazil and education of the authors, by the type of research and by the conclusions. It was possible to identify that within the circle of students with disabilities the topic of sexuality is still little talked about by parents, so this topic still reflects, sometimes reinforces, the idea of taboo, challenging the overcoming of limiting thoughts that end up stating that it's the parents' or the school's fault, as they infantilize the body seen as deficient, loaded with prejudice, which in turn is reinforced by the society in which they live. The considerations of these studies also point to the hegemony in the thinking of the biomedical model when it comes to people with disabilities, which may be preventing the development of debates on the manifestations of sexuality in this public, pointing in another direction when we need practices and conceptions. that are urgent and can be re-signified from social and biopsychosocial models, strengthening to follow as a reference to the proposal of inclusive education and its strengthening in the space of schools that recognize bodies in their diverse human dignity.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComportamento sexual - BrasilPessoas com deficiência - BrasilProfessores - Formação - BrasilAbordagem interdisciplinar do conhecimento - BrasilEducação inclusiva - BrasilPrática de ensino – BrasilSexualidade, deficiência e formação de professores : um estudo temático de teses e dissertações em programas de pós-graduação de educação no Brasil a partir do banco de dados da BDTDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Bruno Basilio Cardoso de Lima.pdfDISSERTAÇÃO Bruno Basilio Cardoso de Lima.pdfapplication/pdf582309https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46237/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bruno%20Basilio%20Cardoso%20de%20Lima.pdf0bfa40e23d73b7aca59acac33af2fe60MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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