Conhecimentos sobre a escrita alfabética revelados por crianças ao final da educação infantil
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Data de Publicação: | 2022 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46516 |
Resumo: | Nosso objetivo geral foi investigar, longitudinalmente, a aprendizagem das crianças em relação ao sistema de escrita alfabética (SEA) nos dois últimos anos da Educação Infantil, em três escolas (uma privada e duas públicas). Os objetivos específicos foram: i) Identificar e acompanhar a evolução das hipóteses de escrita e a aprendizagem de conhecimentos sobre letras, e de habilidades de consciência fonológica (CF); ii) Comparar o desempenho das crianças em cada escola em diferentes momentos dos anos; iii) Identificar possíveis efeitos da origem sociocultural sobre aquelas aprendizagens e iv) Comparar o desempenho nas diferentes habilidades de CF e de conhecimentos de letras, considerando as diferentes hipóteses de escrita. A pesquisa foi organizada em dois estudos. No estudo 1, analisamos os resultados coletados no penúltimo ano da Educação Infantil. As atividades, aplicadas em duas ocasiões foram: Escrita espontânea de palavras, atividades de CF (Contagem de Sílabas; Identificação das palavras com a mesma sílaba inicial; Identificação da palavra maior; Identificação das palavras que rimam) e de conhecimento das letras (Nomeação de letras e Produção de palavras a partir de letras apresentadas). Constatamos que as crianças progrediram nas três escolas. Nas escritas, identificamos uma variedade de hipóteses em uma mesma ocasião para a maioria das crianças. Entre as escolas, houve aproximações no decorrer do ano. Na aprendizagem das letras, ao encerrarem o Infantil 4, não houve diferenças significativas entre as escolas. Quanto às habilidades de CF, aquelas envolvendo a contagem de sílabas, foram mais fáceis para todas. Entre as escolas, houve diferenças que se mantiveram ou aumentaram na Contagem de sílabas e na Identificação de Palavras que rimam. A análise qualitativa das atividades de CF revelou: i) a presença da análise fonológica mesmo quando as crianças erravam; ii) que o tipo de justificativa verbal geralmente evoluiu quanto à explicitação consciente, iii) porém, os acertos nem sempre estiveram relacionados à explicitação verbal dos segmentos sonoros analisados. No estudo 2, analisamos os dados coletados nos dois últimos anos da Educação Infantil. Durante o último ano, aplicamos as mesmas atividades, no início e final do ano, e acrescentamos a Identificação de palavras com o mesmo fonema inicial. Analisamos os dados, comparando dois grupos sociais: Escola privada e Escolas públicas. Os resultados indicaram que as crianças continuaram progredindo, porém, em relação à escrita, as distâncias entre os grupos sociais aumentaram a favor da Escola Privada, na qual a maioria das crianças alcançou uma hipótese alfabética. Na aprendizagem das letras não houve diferenças significativas ao final da Educação Infantil entre os grupos sociais. Porém, os acertos indicadores de conhecimento das letras nem sempre se relacionavam a um avanço na hipótese de escrita. Quanto às habilidades de CF, houve aproximações entre os grupos sociais apenas nas habilidades envolvendo o número de sílabas, as diferenças aumentaram em relação a todas as demais habilidades. |
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ARAGÃO, Silvia de Sousa Azevedohttp://lattes.cnpq.br/0558411391124596http://lattes.cnpq.br/8901640283482955MORAIS, Artur Gomes de2022-09-16T14:23:45Z2022-09-16T14:23:45Z2022-06-20ARAGÃO, Silvia de Sousa Azevedo. Conhecimentos sobre a escrita alfabética revelados por crianças ao final da educação infantil. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46516ark:/64986/0013000015qg5Nosso objetivo geral foi investigar, longitudinalmente, a aprendizagem das crianças em relação ao sistema de escrita alfabética (SEA) nos dois últimos anos da Educação Infantil, em três escolas (uma privada e duas públicas). Os objetivos específicos foram: i) Identificar e acompanhar a evolução das hipóteses de escrita e a aprendizagem de conhecimentos sobre letras, e de habilidades de consciência fonológica (CF); ii) Comparar o desempenho das crianças em cada escola em diferentes momentos dos anos; iii) Identificar possíveis efeitos da origem sociocultural sobre aquelas aprendizagens e iv) Comparar o desempenho nas diferentes habilidades de CF e de conhecimentos de letras, considerando as diferentes hipóteses de escrita. A pesquisa foi organizada em dois estudos. No estudo 1, analisamos os resultados coletados no penúltimo ano da Educação Infantil. As atividades, aplicadas em duas ocasiões foram: Escrita espontânea de palavras, atividades de CF (Contagem de Sílabas; Identificação das palavras com a mesma sílaba inicial; Identificação da palavra maior; Identificação das palavras que rimam) e de conhecimento das letras (Nomeação de letras e Produção de palavras a partir de letras apresentadas). Constatamos que as crianças progrediram nas três escolas. Nas escritas, identificamos uma variedade de hipóteses em uma mesma ocasião para a maioria das crianças. Entre as escolas, houve aproximações no decorrer do ano. Na aprendizagem das letras, ao encerrarem o Infantil 4, não houve diferenças significativas entre as escolas. Quanto às habilidades de CF, aquelas envolvendo a contagem de sílabas, foram mais fáceis para todas. Entre as escolas, houve diferenças que se mantiveram ou aumentaram na Contagem de sílabas e na Identificação de Palavras que rimam. A análise qualitativa das atividades de CF revelou: i) a presença da análise fonológica mesmo quando as crianças erravam; ii) que o tipo de justificativa verbal geralmente evoluiu quanto à explicitação consciente, iii) porém, os acertos nem sempre estiveram relacionados à explicitação verbal dos segmentos sonoros analisados. No estudo 2, analisamos os dados coletados nos dois últimos anos da Educação Infantil. Durante o último ano, aplicamos as mesmas atividades, no início e final do ano, e acrescentamos a Identificação de palavras com o mesmo fonema inicial. Analisamos os dados, comparando dois grupos sociais: Escola privada e Escolas públicas. Os resultados indicaram que as crianças continuaram progredindo, porém, em relação à escrita, as distâncias entre os grupos sociais aumentaram a favor da Escola Privada, na qual a maioria das crianças alcançou uma hipótese alfabética. Na aprendizagem das letras não houve diferenças significativas ao final da Educação Infantil entre os grupos sociais. Porém, os acertos indicadores de conhecimento das letras nem sempre se relacionavam a um avanço na hipótese de escrita. Quanto às habilidades de CF, houve aproximações entre os grupos sociais apenas nas habilidades envolvendo o número de sílabas, as diferenças aumentaram em relação a todas as demais habilidades.In this research our main aim is to investigate, longitudinally, children’s learning regarding the Alphabetic Writing System (AWS) in the last two years of Preschool in three schools (one private and two public). The specific aims were: i) identify and follow the evolution of the hypothesis of writing and learning of the letters, and the abilities of phonological awareness (PA); ii) compare children’s performances in each school in different moments of the years; iii) identify possible effects of their sociocultural background on their learning; and iv) compare the performance on the different abilities of PA and knowledge of letters, considering different writing hypothesis. The research was organized in two studies. In study 1, we analyzed the results collected in the penultimate year of Preschool. The activities applied in two occasions were: Spontaneous writing of words, Activities of PA (Counting syllables; Identification of words with the same initial syllable; Identification of the biggest word; Identification of rhyming words), and the knowledge of the letters (Naming the letters and Creation of words from the presented letters). We found that the children progressed in the three schools. We identified in their writings a variety of hypotheses in the same occasion for most children. There were approximations throughout the year among the schools. On the knowledge of the letters, when finishing the school year, there were significant differences among the schools. Regarding the PA abilities, those involving counting syllables were the easiest to all. Among the schools, some differences were maintained or increased in the Counting syllables and the Identification of rhyming words. The qualitative analysis of PA activities revealed: i) the presence of a phonological analysis even when children committed mistakes; ii) that the type of verbal justification generally evolved concerning conscious explanation, iii) however, the accuracies were not always related to the verbal explicitation of the sound segments analyzed. In study 2, we analyzed the data collected in the last two years of Preschool. During the last year, we applied the same activities, in the beginning and at the end of the year, and added the Identification of words with the same initial phoneme. We analyzed the data, comparing two social groups: private school and public schools. The results indicated that the children continued to develop, though, considering writing, the distances between the social groups increased in favor of the Private School, in which most children reached the alphabetic hypothesis. In the learning of the letters there were significant differences at the end of Preschool between the social groups. However, the correct points indicating knowledge of letters were not always related to a progression in the writing hypothesis. Regarding the PA abilities, there were approximations between the social groups only in the abilities involving the number of syllables, the differences increased compared to all other abilities.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação infantilAlfabetizaçãoPsicogênese da escritaConsciência fonológicaLetras - conhecimentoConhecimentos sobre a escrita alfabética revelados por crianças ao final da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Silvia de Sousa Azevedo Aragão.pdf.txtTESE Silvia de Sousa Azevedo Aragão.pdf.txtExtracted texttext/plain531088https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46516/4/TESE%20Silvia%20de%20Sousa%20Azevedo%20Arag%c3%a3o.pdf.txtd322cff41aceb61cd0a2513662e790caMD54THUMBNAILTESE Silvia de Sousa Azevedo Aragão.pdf.jpgTESE Silvia de Sousa Azevedo Aragão.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1261https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46516/5/TESE%20Silvia%20de%20Sousa%20Azevedo%20Arag%c3%a3o.pdf.jpg7ef70dda5c0ef62138ea1278c85e1ff6MD55ORIGINALTESE Silvia de Sousa Azevedo Aragão.pdfTESE Silvia de Sousa Azevedo Aragão.pdfapplication/pdf2749982https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46516/1/TESE%20Silvia%20de%20Sousa%20Azevedo%20Arag%c3%a3o.pdfac723ed59cd04ca5e10c6a57e52e4f8cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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