Melhoria da performance dos ônibus em corredores de tráfego misto: estudo de caso do corredor da Avenida Norte no Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herszon Meira, Leonardo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000000ddc
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5606
Resumo: Este trabalho analisa medidas de engenharia de tráfego e operacionais que possam contribuir para a performance do transporte coletivo por ônibus em corredores onde estes veículos atuem em tráfego misto. Foram estudados o impacto em redução de tempo ao se dispor de paradas de embarque e desembarque com piso nivelado ao primeiro degrau do ônibus. Também foi testada a distância entre paradas, como também sua localização dentro do quarteirão e por fim estudou-se os impactos na operação dos ônibus devido a implantação de uma coordenação semafórica no corredor. Todas estas medidas foram avaliadas confrontando uma situação com e sem a introdução dessas intervenções, fazendo uso do micro-simulador de tráfego INTEGRATION. O estudo de caso foi realizado em um dos principais corredores viários da Cidade do Recife, o corredor da Avenida Norte. Os resultados demonstraram que a elevação do nível da plataforma de embarque e desembarque das paradas oferta um ganho considerável de diminuição no tempo de viagem; que as distâncias entre paradas mais adequadas e que respeitem o tempo de caminhada dos usuários redundaram também em grande diminuição no tempo de viagem; que o posicionamento da parada dentro do quarteirão evidenciou que a localização ao final do quarteirão se mostrou mais favorável e que a coordenação semafórica não apresentou vantagens para a situação específica deste corredor de duas faixas em cada sentido e com volumes consideráveis de tráfego transversal em algumas interseções
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Também foi testada a distância entre paradas, como também sua localização dentro do quarteirão e por fim estudou-se os impactos na operação dos ônibus devido a implantação de uma coordenação semafórica no corredor. Todas estas medidas foram avaliadas confrontando uma situação com e sem a introdução dessas intervenções, fazendo uso do micro-simulador de tráfego INTEGRATION. O estudo de caso foi realizado em um dos principais corredores viários da Cidade do Recife, o corredor da Avenida Norte. 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