Aplicação da ferramenta TRANSYT na otimização e implantação de corredores exclusivos para ônibus na cidade de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Wagner Fontes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12181
Resumo: Resumo: Este trabalho apresenta uma aplicacão da ferramenta TRANSYT/1, na avaliacão do desempenho operacional do controle semafórico em três dos principais corredores arteriais da malha viária central da cidade de Londrina A motivacão deste estudo é a recorrência de congestionamento em alguns corredores desta malha viária Também o período de transicão na criacão de corredores exclusivos para ônibus Esta alteracão implica no aumento da capacidade das vias, com a retirada das faixas de estacionamento O software TRANSYT/1 é uma ferramenta amplamente utilizada em diversos países no gerenciamento de tráfego urbano No contexto de planejamento e gerenciamento desta malha, o controle otimizado dos semáforos, ainda inexistente, possibilita a minimização do atraso e número de paradas A avaliação de diferentes cenários, com e sem faixas exclusivas, diferentes tamanhos de ciclo e otimização do tempo de verde e defasagem confirmam que é possível melhorar as condições de tráfego para ambos os usuários de transporte coletivo e automóveis
id UEL_6afaa7e7b9626bccbc72b4f7d9912a29
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12181
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Aplicação da ferramenta TRANSYT na otimização e implantação de corredores exclusivos para ônibus na cidade de LondrinaEngenharia de TráfegoTráfego urbanoSemáforoControle semafóricoLinhasEngeneering of trafficUrban trafficTraffic controlBusResumo: Este trabalho apresenta uma aplicacão da ferramenta TRANSYT/1, na avaliacão do desempenho operacional do controle semafórico em três dos principais corredores arteriais da malha viária central da cidade de Londrina A motivacão deste estudo é a recorrência de congestionamento em alguns corredores desta malha viária Também o período de transicão na criacão de corredores exclusivos para ônibus Esta alteracão implica no aumento da capacidade das vias, com a retirada das faixas de estacionamento O software TRANSYT/1 é uma ferramenta amplamente utilizada em diversos países no gerenciamento de tráfego urbano No contexto de planejamento e gerenciamento desta malha, o controle otimizado dos semáforos, ainda inexistente, possibilita a minimização do atraso e número de paradas A avaliação de diferentes cenários, com e sem faixas exclusivas, diferentes tamanhos de ciclo e otimização do tempo de verde e defasagem confirmam que é possível melhorar as condições de tráfego para ambos os usuários de transporte coletivo e automóveisDissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaAbstract: This paper presents an application of TRANSYT/1 program in order to assess the operational performance of traffic control in three of the main arterial corridors of the central area of Londrina city The motivation of this study is the recurrence of congestion in some corridors of this region This change also means increasing the capacity of the road by removing parking lanes by creating exclusive bus lanes The TRANSYT/1 software is a tool widely used in various countries in managing urban traffic control In the context of planning and management of this network, the optimization of traffic control, which currently nonexistent, enables the minimization of both delay and number of stops Evaluation of different scenarios, with and without exclusive bus lanes, different cycle time, offset and green signal optimization confirms that it is possible to improve traffic conditions for both cars and public transportCervantes, Silvia Galvão de Souza [Orientador]Abrão, TaufikSilva, Paulo Cesar Marques daGodoy, Wagner Fontes2024-05-01T13:49:39Z2024-05-01T13:49:39Z2010.0025.08.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12181porMestradoEngenharia ElétricaCentro de Tecnologia e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:52Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12181Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:52Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da ferramenta TRANSYT na otimização e implantação de corredores exclusivos para ônibus na cidade de Londrina
title Aplicação da ferramenta TRANSYT na otimização e implantação de corredores exclusivos para ônibus na cidade de Londrina
spellingShingle Aplicação da ferramenta TRANSYT na otimização e implantação de corredores exclusivos para ônibus na cidade de Londrina
Godoy, Wagner Fontes
Engenharia de Tráfego
Tráfego urbano
Semáforo
Controle semafórico
Linhas
Engeneering of traffic
Urban traffic
Traffic control
Bus
title_short Aplicação da ferramenta TRANSYT na otimização e implantação de corredores exclusivos para ônibus na cidade de Londrina
title_full Aplicação da ferramenta TRANSYT na otimização e implantação de corredores exclusivos para ônibus na cidade de Londrina
title_fullStr Aplicação da ferramenta TRANSYT na otimização e implantação de corredores exclusivos para ônibus na cidade de Londrina
title_full_unstemmed Aplicação da ferramenta TRANSYT na otimização e implantação de corredores exclusivos para ônibus na cidade de Londrina
title_sort Aplicação da ferramenta TRANSYT na otimização e implantação de corredores exclusivos para ônibus na cidade de Londrina
author Godoy, Wagner Fontes
author_facet Godoy, Wagner Fontes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cervantes, Silvia Galvão de Souza [Orientador]
Abrão, Taufik
Silva, Paulo Cesar Marques da
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy, Wagner Fontes
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de Tráfego
Tráfego urbano
Semáforo
Controle semafórico
Linhas
Engeneering of traffic
Urban traffic
Traffic control
Bus
topic Engenharia de Tráfego
Tráfego urbano
Semáforo
Controle semafórico
Linhas
Engeneering of traffic
Urban traffic
Traffic control
Bus
description Resumo: Este trabalho apresenta uma aplicacão da ferramenta TRANSYT/1, na avaliacão do desempenho operacional do controle semafórico em três dos principais corredores arteriais da malha viária central da cidade de Londrina A motivacão deste estudo é a recorrência de congestionamento em alguns corredores desta malha viária Também o período de transicão na criacão de corredores exclusivos para ônibus Esta alteracão implica no aumento da capacidade das vias, com a retirada das faixas de estacionamento O software TRANSYT/1 é uma ferramenta amplamente utilizada em diversos países no gerenciamento de tráfego urbano No contexto de planejamento e gerenciamento desta malha, o controle otimizado dos semáforos, ainda inexistente, possibilita a minimização do atraso e número de paradas A avaliação de diferentes cenários, com e sem faixas exclusivas, diferentes tamanhos de ciclo e otimização do tempo de verde e defasagem confirmam que é possível melhorar as condições de tráfego para ambos os usuários de transporte coletivo e automóveis
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2010.00
2024-05-01T13:49:39Z
2024-05-01T13:49:39Z
25.08.2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12181
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Engenharia Elétrica
Centro de Tecnologia e Urbanismo
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823262758141952