Um projeto de identidade e (in)diferença : análise do indianismo alencariano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Filipe Barreiros Barbosa Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000k70c
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13893
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é analisar a maneira como José de Alencar desenvolveu o seu projeto de nação e, consequentemente, de identidade e diferença. A sua ideia de nacionalidade, porém, não está explícita em nenhum texto teórico ou documento; está, principalmente, em sua literatura. Por isso, os objetos de investigação serão duas de suas obras indianistas: “O Guarani” e “Iracema”. Para proceder a análise, utilizarei o método de crítica literária proposto por Antônio Cândido. Tentando fugir daquela sociologia que entende os conteúdos dos livros como “reflexos” da sociedade, o autor propõe um foco sobre a forma estética. A forma, na sua concepção, não é uma abstração; ela é historicizada, portanto, intimamente relacionada com o contexto sócio-político. É daí que tentarei perceber, a partir da produção literária alencariana, a sua interpretação sobre a nação. Além do objetivo principal, será importante investigar como o Romantismo (escola da qual Alencar fazia parte), surgido no contexto europeu de ascensão do capitalismo e da modernidade, aportou em terras brasileiras, numa realidade muito diferente. Outra questão relevante é pensar os motivos estético-políticos que alçaram Alencar ao nosso cânone literário. Para fazer isso, proponho investigar a produção dos críticos da época, bem como as dinâmicas e disputas que tornaram hegemônicos o autor, sua literatura e seu projeto de nação.
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É daí que tentarei perceber, a partir da produção literária alencariana, a sua interpretação sobre a nação. Além do objetivo principal, será importante investigar como o Romantismo (escola da qual Alencar fazia parte), surgido no contexto europeu de ascensão do capitalismo e da modernidade, aportou em terras brasileiras, numa realidade muito diferente. Outra questão relevante é pensar os motivos estético-políticos que alçaram Alencar ao nosso cânone literário. 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