Suporte organizacional percebido e vínculos organizacionais : um estudo com trabalhadores terceirizados de uma instituição federal de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO JÚNIOR, Adolfo de Alencar
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47171
Resumo: A multiplicidade de vínculos do trabalhador terceirizado abre a perspectiva de análise de uma cadeia de relacionamento complexa, na qual o vínculo formal é estabelecido com a organização contratante, distante da vivência cotidiana desse indivíduo, enquanto sua referência do dia a dia organizacional está na empresa para a qual o serviço é prestado, onde suas atividades são, de fato, desenvolvidas. É a partir do entendimento do comportamento do trabalhador terceirizado que novas práticas de gestão que envolvem essa categoria podem ser adotadas, coadunando interesses de indivíduo e organizações que, sob um paradigma humanístico, estarão desempenhando sua função social satisfatoriamente e, numa perspectiva funcional, terão impactos significativos na redução dos índices de rotatividade, afastamentos e, consequentemente, maiores ganhos. Desse modo, essa pesquisa buscou entender como ocorrem os processos de formação dos vínculos organizacionais: comprometimento, entrincheiramento e consentimento a partir da percepção de suporte organizacional dos trabalhadores terceirizados da UFPE. Sob uma perspectiva qualitativa, desenvolveu-se uma análise de conteúdo com base em entrevistas realizadas com os trabalhadores terceirizados, cujos resultados apontam para o entendimento de que apenas a satisfação, ainda que baixa, de fatores higiênicos, não é suficiente para o fortalecimento dos vínculos entre organização e indivíduo, tampouco para a garantia de percepção de suporte por parte das organizações, em especial quando tratamos de indivíduos terceirizados que, a priori, já apresentam prejuízos na identificação com a organização, o que tem reflexos diretos em seu trabalho e na sua vivência dentro do ambiente organizacional.
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É a partir do entendimento do comportamento do trabalhador terceirizado que novas práticas de gestão que envolvem essa categoria podem ser adotadas, coadunando interesses de indivíduo e organizações que, sob um paradigma humanístico, estarão desempenhando sua função social satisfatoriamente e, numa perspectiva funcional, terão impactos significativos na redução dos índices de rotatividade, afastamentos e, consequentemente, maiores ganhos. Desse modo, essa pesquisa buscou entender como ocorrem os processos de formação dos vínculos organizacionais: comprometimento, entrincheiramento e consentimento a partir da percepção de suporte organizacional dos trabalhadores terceirizados da UFPE. Sob uma perspectiva qualitativa, desenvolveu-se uma análise de conteúdo com base em entrevistas realizadas com os trabalhadores terceirizados, cujos resultados apontam para o entendimento de que apenas a satisfação, ainda que baixa, de fatores higiênicos, não é suficiente para o fortalecimento dos vínculos entre organização e indivíduo, tampouco para a garantia de percepção de suporte por parte das organizações, em especial quando tratamos de indivíduos terceirizados que, a priori, já apresentam prejuízos na identificação com a organização, o que tem reflexos diretos em seu trabalho e na sua vivência dentro do ambiente organizacional.The multiplicity of bonds of the outsourced worker opens the perspective of analysis of a complex relationship chain, in which the formal bond is established with the contracting organization, distant from the daily life of this individual, while his reference of the organizational day to day is in the company to which the service is provided, where its activities are actually carried out. It is from the understanding of the behavior of the outsourced worker that new management practices that involve this category can be adopted, matching the interests of individuals and organizations that, under a humanistic paradigm, will be performing their social function satisfactorily and, from a functional perspective, will have impacts significant reductions in turnover rates, absences and, consequently, greater gains. Thus, this research sought to understand how the processes of formation of organizational bonds occur: commitment, entrenchment and consent from the perception of organizational support of outsourced workers at UFPE. From a qualitative perspective, a content analysis was developed based on interviews carried out with outsourced workers, whose results point to the understanding that only satisfaction, even if low, of hygienic factors is not enough to strengthen bonds between the organization and the individual, nor to guarantee the perception of support by the organizations, especially when dealing with outsourced individuals who, a priori, already have losses in their identification with the organization, which has a direct impact on their work and their experience within the organizational environment.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTerceirizaçãoComprometimento organizacionalConsentimento (Direito)Suporte organizacional percebido e vínculos organizacionais : um estudo com trabalhadores terceirizados de uma instituição federal de ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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