Concepção de oralidade presente no PNAIC e na formação dos orientadores de estudos e professores alfabetizadores de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Júlia Teixeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25282
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar a concepção de oralidade presente no programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o processo de formação dos orientadores de estudos e professores alfabetizadores desenvolvido em Pernambuco. Especificamente, objetivamos: identificar a concepção de oralidade presente nos cadernos de estudo que fazem parte dos materiais de formação do PNAIC; analisar nos encontros de formação continuada do PNAIC entre o formador e o orientador de estudos se há e como é realizada a abordagem ao eixo da oralidade e analisar nos encontros de formação continuada do PNAIC entre o orientador de estudos e o professor alfabetizador se há e como é realizada a abordagem ao eixo da oralidade. Para atingir nossos objetivos desenvolvemos uma discussão tomando por base estudos sobre o ensino da Língua Portuguesa e a oralidade como eixo de ensino, desenvolvidos por pesquisadores como: Bakhtin (2010), Schneuwly e Dolz (2004), Fávero, Andrade, Aquino (1999; 2011), Leal, Brandão e Lima (2012), Magalhães (2007), Marcuschi (2003; 2005; 2010), Corrêa (2001) e Signiorini (2001); bem como na concepção de formação continuada reflexiva que potencializa os saberes docentes, defendida por Ferreira (2005), Freitas (2007), Ibernón (2009), Chartier (2007), dentre outros. Analisamos os 36 cadernos que compõem os materiais didáticos utilizados na formação do PNAIC, com vistas a identificar a abordagem do ensino da oralidade nesse material e qual a concepção de ensino do oral presente nas discussões encontradas. Foram observados 04 encontros de formação continuada do PNAIC em Pernambuco realizados entre a formadora da universidade e uma turma de orientadoras de estudos em Pernambuco; e 10 encontros de formação entre uma orientadora de estudos e uma turma de professores alfabetizadores do município de Camaragibe-PE. Além disso, as participantes do estudo responderam uma entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram que os cadernos são pautados na concepção sociointeracionista de ensino e contemplam as características gerais do ensino da oralidade, bem como as dimensões desse ensino, apresentando inconsistência apenas no que diz respeito à oralização do texto escrito. No que diz respeito às formações desenvolvidas pelo PNAIC em Pernambuco, entre a formação com as orientadoras de estudos e a formação dos professores alfabetizadores encontramos resultados distintos. Os encontros da formadora aproximaram-se mais das discussões presentes nos cadernos que os encontros da orientadora de estudo, mobilizando em diversos momentos reflexões sobre as características gerais de ensino da língua e reflexões pertinentes sobre as dimensões de ensino da oralidade, aproveitando alguns momentos para refletir sobre a importância do ensino da oralidade de forma sistemática, considerando os gêneros textuais orais essenciais para esse ensino. O que não se observou na formação mediada pela orientadora de estudos. Ressaltamos a necessidade de direcionar mais a atenção para o eixo oral na elaboração dos planejamentos das formações continuadas, buscando refletir sobre a heterogeneidade da língua falada e suas demandas para produção.
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Para atingir nossos objetivos desenvolvemos uma discussão tomando por base estudos sobre o ensino da Língua Portuguesa e a oralidade como eixo de ensino, desenvolvidos por pesquisadores como: Bakhtin (2010), Schneuwly e Dolz (2004), Fávero, Andrade, Aquino (1999; 2011), Leal, Brandão e Lima (2012), Magalhães (2007), Marcuschi (2003; 2005; 2010), Corrêa (2001) e Signiorini (2001); bem como na concepção de formação continuada reflexiva que potencializa os saberes docentes, defendida por Ferreira (2005), Freitas (2007), Ibernón (2009), Chartier (2007), dentre outros. Analisamos os 36 cadernos que compõem os materiais didáticos utilizados na formação do PNAIC, com vistas a identificar a abordagem do ensino da oralidade nesse material e qual a concepção de ensino do oral presente nas discussões encontradas. Foram observados 04 encontros de formação continuada do PNAIC em Pernambuco realizados entre a formadora da universidade e uma turma de orientadoras de estudos em Pernambuco; e 10 encontros de formação entre uma orientadora de estudos e uma turma de professores alfabetizadores do município de Camaragibe-PE. Além disso, as participantes do estudo responderam uma entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram que os cadernos são pautados na concepção sociointeracionista de ensino e contemplam as características gerais do ensino da oralidade, bem como as dimensões desse ensino, apresentando inconsistência apenas no que diz respeito à oralização do texto escrito. No que diz respeito às formações desenvolvidas pelo PNAIC em Pernambuco, entre a formação com as orientadoras de estudos e a formação dos professores alfabetizadores encontramos resultados distintos. Os encontros da formadora aproximaram-se mais das discussões presentes nos cadernos que os encontros da orientadora de estudo, mobilizando em diversos momentos reflexões sobre as características gerais de ensino da língua e reflexões pertinentes sobre as dimensões de ensino da oralidade, aproveitando alguns momentos para refletir sobre a importância do ensino da oralidade de forma sistemática, considerando os gêneros textuais orais essenciais para esse ensino. O que não se observou na formação mediada pela orientadora de estudos. Ressaltamos a necessidade de direcionar mais a atenção para o eixo oral na elaboração dos planejamentos das formações continuadas, buscando refletir sobre a heterogeneidade da língua falada e suas demandas para produção.This research aimed to analyze the conception of orality in Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) and the formation process of studies advisors and literacy teachers developed in Pernambuco. Specifically, we aim to: identify the conception of orality in books that are part of training materials of PNAIC; analyze in continued training meetings of PNAIC between the trainer and the studies advisor if there is and how the orality axis is discussed and analyzed in continued training meetings of PNAIC between the studies advisor and literacy teacher if there is and how the orality axis is discussed. To achieve our objectives we develop a discussion taking as a basis studies on teaching of Portuguese and orality as a teaching axis, developed by researchers as Bakhtin (2010), Schneuwly and Dolz (2004), Favero, Andrade and Aquino (1999, 2011), Leal, Brandão and Lima (2012), Magellan (2007), Marcuschi (2003, 2005, 2010), Correa,(2001) and Signiorini (2001); as well as the conception of reflective continued training that enhances teaching knowledge, defended by Ferreira (2005), Freitas (2007), Ibernón (2009), Chartier (2007), among others. We analyzed 36 books that compose the didactic materials used in training of PNAIC, in order to identify the approach of orality teaching in these materials and what the conception of orality teaching present in discussions found. We observe four continued training meetings of PNAIC in Pernambuco performed between the academic trainer and a studies advisors class in Pernambuco; and ten training meetings between a studies advisor and a group of literacy teachers in Camaragibe city in the state of Pernambuco. In addition, study participants answered a semi-structured interview. The results showed that the books are guided by the sociointeractionist conception of teaching and include the general characteristics of teaching orality as well as the dimensions of this teaching, presenting inconsistency only with respect to oralization of the written text. With regard to training developed by PNAIC in Pernambuco, we found different results between training with the advisors studies and the training of literacy teachers. The trainer meetings approached most of these discussions in books than the advisors studies meetings, mobilizing reflections in various moments about the general characteristics of language teaching and relevant reflections on the dimensions of orality teaching, taking advantage of a few moments to reflect about the importance of teaching orality systematically considering oral text genres essential for this teaching what was not observed in training mediated by studies advisors. We emphasize the need to direct more attention to the oral axis in the preparation of continued training plans, seeking to reflect about the heterogeneity of spoken language and their demands for production.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProfessores - FormaçãoLíngua portuguesa - Estudo e ensinoOralidadeUFPE - Pós-graduaçãoConcepção de oralidade presente no PNAIC e na formação dos orientadores de estudos e professores alfabetizadores de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Júlia Teixeira Souza.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Júlia Teixeira Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25282/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20J%c3%balia%20Teixeira%20Souza.pdf.jpg2a05e79b24fec2df740b1dfbb61fb2a0MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Júlia Teixeira Souza.pdfDISSERTAÇÃO Júlia Teixeira Souza.pdfapplication/pdf2595690https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25282/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20J%c3%balia%20Teixeira%20Souza.pdf182b18380f6e912eadf01a394bd48dd3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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