Proposta de modelo multicritério de apoio à decisão na investigação de crime de moeda falsa com base no método Fitradeoff

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA JUNIOR, Acir de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54301
Resumo: A falsificação da moeda nacional é um problema que afeta gravemente as funções essenciais da moeda, ou seja, sua credibilidade e confiança como meio de troca e reserva de valor. Além disso, essa prática criminosa tem impactos significativos na economia e na população, especialmente nos segmentos mais desfavorecidos. Devido às limitações operacionais e financeiras das instituições de segurança pública, é necessário buscar alternativas que maximizem os esforços no combate a essa atividade ilegal, utilizando os recursos disponíveis para minimizar os impactos tanto no sistema financeiro quanto nas consequências sociais desse crime. Assim, a presente pesquisa se debruçou na temática do combate à falsificação de moedas nacionais realizado pela Polícia Federal, procurando por meio dos dados registrados somadas às experiências de policiais que já realizaram investigações dessa natureza, propor um modelo multicritério de apoio à tomada de decisão, visando definir uma ordem de priorização de casos de maior relevância, não com o objetivo de restrição, mas como um referencial investigativo de modo a permitir a concentração de esforços objetivando potencializar os resultados na redução de cédulas falsas no meio circulante por meio do desmantelamento dos principais laboratórios produtores. Na fase de diagnóstico da situação-problema foi aplicada uma metodologia de estruturação de problemas conhecida como Soft System Methodology (SSM), que permitiu não somente perceber e melhor expressar a situação-problema, como definir um modelo conceitual que em confronto com o sistema nocional do mundo real revelou a oportunidade de propor melhorias, dentre elas a identificação de 7 (sete) critérios para melhor avaliar as alternativas. Por sua vez, o conjunto de alternativas, representadas pelas classes de falsificação, após refinamentos sucessivos, resultou num espaço de ações com 15 alternativas, de 328 iniciais. Ainda no processo de modelagem do problema foi identificada a estrutura de preferências e racionalidade do decisor, bem como escolhido o método de apoio à decisão que foi o FITradeoff. Do resultado da aplicação do método de elicitação flexível resultou o ordenamento das 15 alternativas, em que as 4 primeiras posições apresentaram robustez diante das análises de sensibilidade realizadas. As demais alternativas apresentaram grande sensibilidade diante dessa análise, justificada pela proximidade das performances dos seus critérios. O modelo proposto gera impactos econômicos ao fortalecer a credibilidade da moeda nacional por meio da redução de numerário falso em circulação, permitindo concentrar os recursos investigativos em ações com maior efetividade no combate a falsificações de maior potencial de dano à economia e à sociedade. Além disso, também é visível o impacto social na salvaguarda dos mais suscetíveis ao minimizar danos a microempresários e estratos sociais mais necessitados, uma vez que intensificar a diminuição das falsificações no meio circulante visa resguardar esse orçamento empresarial ou familiar que é mais fragilizado diante dessa conduta criminosa.
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Devido às limitações operacionais e financeiras das instituições de segurança pública, é necessário buscar alternativas que maximizem os esforços no combate a essa atividade ilegal, utilizando os recursos disponíveis para minimizar os impactos tanto no sistema financeiro quanto nas consequências sociais desse crime. Assim, a presente pesquisa se debruçou na temática do combate à falsificação de moedas nacionais realizado pela Polícia Federal, procurando por meio dos dados registrados somadas às experiências de policiais que já realizaram investigações dessa natureza, propor um modelo multicritério de apoio à tomada de decisão, visando definir uma ordem de priorização de casos de maior relevância, não com o objetivo de restrição, mas como um referencial investigativo de modo a permitir a concentração de esforços objetivando potencializar os resultados na redução de cédulas falsas no meio circulante por meio do desmantelamento dos principais laboratórios produtores. Na fase de diagnóstico da situação-problema foi aplicada uma metodologia de estruturação de problemas conhecida como Soft System Methodology (SSM), que permitiu não somente perceber e melhor expressar a situação-problema, como definir um modelo conceitual que em confronto com o sistema nocional do mundo real revelou a oportunidade de propor melhorias, dentre elas a identificação de 7 (sete) critérios para melhor avaliar as alternativas. Por sua vez, o conjunto de alternativas, representadas pelas classes de falsificação, após refinamentos sucessivos, resultou num espaço de ações com 15 alternativas, de 328 iniciais. Ainda no processo de modelagem do problema foi identificada a estrutura de preferências e racionalidade do decisor, bem como escolhido o método de apoio à decisão que foi o FITradeoff. Do resultado da aplicação do método de elicitação flexível resultou o ordenamento das 15 alternativas, em que as 4 primeiras posições apresentaram robustez diante das análises de sensibilidade realizadas. As demais alternativas apresentaram grande sensibilidade diante dessa análise, justificada pela proximidade das performances dos seus critérios. O modelo proposto gera impactos econômicos ao fortalecer a credibilidade da moeda nacional por meio da redução de numerário falso em circulação, permitindo concentrar os recursos investigativos em ações com maior efetividade no combate a falsificações de maior potencial de dano à economia e à sociedade. Além disso, também é visível o impacto social na salvaguarda dos mais suscetíveis ao minimizar danos a microempresários e estratos sociais mais necessitados, uma vez que intensificar a diminuição das falsificações no meio circulante visa resguardar esse orçamento empresarial ou familiar que é mais fragilizado diante dessa conduta criminosa.Counterfeiting of national currency is a problem that seriously affects the essential functions of currency, that is, its credibility and reliability as a medium of exchange and store of value. In addition, this criminal practice has significant impacts on the economy and the population, especially the most disadvantaged segments. Due to the operational and financial limitations of public security institutions, it is necessary to seek alternatives that maximize efforts to combat this illegal activity, using available resources to minimize the impacts on both the financial system and the social consequences of this crime. Thus, the present research focused on the theme of combating counterfeiting of national currencies carried out by the Brazilian Federal Police, seeking through the data recorded added to the experiences of police officers who have already carried out investigations of this nature, to propose a multicriteria model to support decision making, aiming to define an order of prioritization of cases of greater relevance, not for the purpose of restriction, but as an investigative reference in order to allow the concentration of efforts aimed at enhancing the results in reducing counterfeit banknotes in the medium circulating by dismantling the main producing laboratories. In the diagnosis phase of the problem situation, a problem structuring methodology known as Soft System Methodology (SSM) was applied, which allowed not only to perceive and better express the problem situation, but also to define a conceptual model that, in comparison with the notional system of the real world revealed the opportunity to propose improvements, among them the identification of 7 (seven) criteria to better evaluate the alternatives. In turn, the set of alternatives, represented by the falsification classes, after successive refinements, resulted in a space of actions with 15 alternatives, out of 328 initial ones. Still in the process of modeling the problem, the structure of preferences and rationality of the decision-maker was identified, as well as the decision support method chosen, which was FITradeoff. The result of applying the flexible elicitation method resulted in the ordering of the 15 alternatives, in which the first 4 positions showed robustness in view of the sensitivity analyzes performed. The other alternatives showed great sensitivity to this analysis, justified by the proximity of the performances of their criteria. The proposed model generates economic impacts by strengthening the credibility of the national currency through the reduction of counterfeit cash in circulation, allowing investigative resources to be concentrated on actions that are more effective in combating counterfeits that have the greatest potential to damage the economy and society. In addition, the social impact is also visible in safeguarding the most susceptible by minimizing damage to micro-entrepreneurs and the most needy social strata, since intensifying the reduction of counterfeits in circulation aims to safeguard this business or family budget that is most fragile in the face of this criminal conduct.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação Profissional em Engenharia de ProduçãoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de produçãoMCDASSMOrdenaçãoMoeda falsaInvestigaçãoPolícia federalProposta de modelo multicritério de apoio à decisão na investigação de crime de moeda falsa com base no método Fitradeoffinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Acir de Oliveira Junior.pdfDISSERTAÇÃO Acir de Oliveira Junior.pdfapplication/pdf2919598https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54301/1/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20Acir%20de%20Oliveira%20Junior.pdf185528f45db9e1277e36c73e42f52710MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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